- This topic has 22 respostas, 7 utilizadores, and was last updated Há 11 years, 2 months by
José Azevedo.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Apresentação
-
AutorArtigos
-
05/01/2015 às 15:28 #218401
Boas tardes,
O meu nome é Guilherme e ando no mundo da aquariofilia há uns anos, com um especial fascínio pelos amazónicos. No entanto, nunca mantive killies…
Há 1 mês que “descobri” estes simpáticos num aquário plantado duma loja, lí alguns artigos sobre esta espécie que, corrijam-me se estiver errado, é a Epiplatys Annulatus (cujo nome inicial era banded panchax) e é um killie não anual. Nestes artigos aconselham a mantê-los em comunidade, num aquário com pouca ou nenhuma corrente e com plantas à superfície, nas raízes das quais eles fariam a postura.
Apaixonei-me por eles e fiquei com todos! 8) São 4 machos e 2 fêmeas e estão num aquário com as seguintes características:
– 12 litros (úteis)
– Termóstato a 24ºC~25ºC
– Filtro mochila com muito pouco caudal (as plantas de superfície também ajudam a cortar a corrente)
– Iluminação: 12xLeds brancos e 3xLeds Azuis (até agora, suficiente para as plantas…)
– Musgo de java
– Limnobium laevigatum
– Anúbia nana petite (quando o vídeo foi capturado ainda não estava posta, mas ficou entre as pedras do canto esquerdo)
– Areia de silica
– Umas pedrasDeixo aqui um vídeo dos pequenos:
https://www.youtube.com/watch?v=rdhVF9hJ9p4
Digam-me coisas, critiquem-me, recomendem-me leitura, dêem-me dicas, e, desde já, obrigado! 😉
Cumprimentos,
Guilherme Fernandes05/01/2015 às 16:45 #238996Olá Guilherme
Bem vindo a este fórum e ao fantástico mundo da killifilia!
Podes p.f. dizer-nos de onde és? Temos vários núcleos da APK em vários pontos do país e gostaríamos de receber-te numa das nossas reuniões.
Relativamente aos Pseudepiplatys annulatus, são dos killies mais bonitos que há. Não é à toa que são o símbolo da APK. 😉
Estás a fazer tudo certo. Normalmente preferimos não ter substrato no fundo dos aquarios para facilitar a limpeza e não alterar as características da água mas no caso dos annulatus não há qualquer problema.
12 lt é mais que suficiente para um grupo destes pequenos peixes. Podes ainda subir um pouco a temperatura, para os 26 – 27ºC.
Qual é a alimentação que lhes estás a dar? Deves dar preferência à comida viva e variada (artémia, daphnias, grindal,…) ou comida congelada mas em pouca quantidade para que não polua a água que deve manter-se o mais limpa possível.
No vídeo podes ver o macho a perseguir a fêmea para acasalar. Se tudo correr bem rápidamente verás alguns alevins a surgir no aquario. São muito pequeninos e alimentam-se dos infusórios existentes na água até que consigam comer alimentos maiores. Os pais desta espécie não costumam comer os filhos. O que acontece é o canibalismo entre alevins, os maiores comem os mais pequenos, mas se crescerem todos em conjunto não terás problemas.
Vai dando nótícias e perguntando o que precisares.
Esta é apenas uma das mais de 700 espécies de killies existentes! Todas fascinantes…!
Abraço
05/01/2015 às 17:48 #238997Olá Eduardo,
Obrigado pelas boas vindas! Sou de Carcavelos, está no meu perfil.
Portanto, pelo que percebo, defendes que a espécie é um Pseudepiplatys. Do pouco que percebo disto (leitura online) também concordo, pois não ficam apenas na superficie, certo? Até os vejo a “bicar” comida no substrato…
Quanto ao substrato, eu sei que o aquário fica muito mais higiénico sem ele, mas não fica nada estético… :- De qualquer forma, nas tpas eu aspiro a areia, e, como práticamente não há corrente no aquário, dou a comida no canto frontal esquerdo, de forma a que se acumule toda num só sitio, e evite depositar-se dentro do musgo. Quando começo a ver bolor nessa zona, está na hora da tpa 😉
Quanto à comida, estou a dar uma mistura de pellets da Hikari: Micro pellets + Fancy gupy. Escolhi estes por serem o granulado mais fino da Hikari, por boiarem muito tempo e por achar uma alimentação completa: krill + spirulina + vitaminas. Tentei dar artémia congelada ou papa para discus (tenho um aquário amazónico com discus, apistos, corys, cardinais e japónicas), mas como se afunda rápidamente, o efeito era mais sujar do que alimentar…
De qualquer das formas, para os alevins, tenho preparados uns ovos de artémia para pôr a eclodir. Li também que nos primeiros dias se deve alimentar apenas de infusórios. Por exemplo, colocar um pouco de nabo num copo durante 2 dias, e alimentar com essa água. É isto?
Já agora aproveito para expôr umas dúvidas que tenho:
– Li em muitos sitios que esta espécie chega aos 4cm, mas os que tenho mal chegam aos 2cm… Já estarão adultos?
– Já os tenho há pouco mais dum mês, e o macho dominante anda sempre nisto (como no video). Não deveria já haver alevins?
– A semana passada “apanhei” uma casca de caracol no substrato (só a casca mesmo). Olhei minuciosamente e não vi nem um vivo. Não invalida que não lá estejam, posso apenas não os estar a ver… Presumo que sejam os piores inimigos dos ovos certo? :-Mais uma vez, obrigado!
05/01/2015 às 20:04 #238998Olá Guilherme e que sejas bem vindo.
Os killies que tens são como diz e bem o Eduardo Pseudepiplatys annulatus.
Trata-se de uma espécie muito bonita e muito activa mas nem sempre fácil de manter.Concordo com tudo o que o Eduardo escreveu mas pela minha experiência com esta espécie recomendo que pares imediatamente o funcionamento do filtro. Isto porque os ovos são extremamente pequenos e os alevins aos nascerem tem apenas cerca de 1 mm, são quase transparentes, muito difíceis de ver e facilmente são sugados pelo filtro.
Outra desvantagem do filtro é a de que após nascerem gostam de estar junto à superfície da água e com a agitação da mesma mais dificilmente os verás.As plantas de superfície para alem de constituírem um abrigo natural são fonte de infusórios que constituem a sua alimentação durante muito tempo pois no inicio não conseguem comer artémia de tão pequenos que são.
As mudanças de água – gostam dela com cerca de 26 – 27º C e ligeiramente ácida poderá ser feita por aspiração do fundo e substituição dessa água mas cuidado pois poderão ir alevins que facilmente são aspirados.
Se tiveres paciência e com muito cuidado retira e procura no musgo de java pois já lá deverão haver ovos tal é a insistência desse macho… depois coloca-o novamente mas se possível num canto do aquário.
E está à vontade com as perguntas por muito parvas que te possam parecer todos nós já as tivemos e é para ajudar que aqui estamos também neste fórum.
Um abraço.
06/01/2015 às 17:51 #238999Olá!
Pois… Eu tinha ideia de desligar o filtro quando começasse a ver ovos, mas ainda não os vi. Realmente, se já eclodiram ovos foram certamente sugados, pois não tenho pré-filtro no intake :-
Como li o teu post antes de sair de casa, desliguei-o antes de vir para o trabalho. Quanto à movimentação da superficie, não se aplica, pois as laevigatum cortam-na completamente. Tenho-as encostadas todas do lado direito do aquário (onde está o filtro) e mantenho uma zona aberta na parte frontal esquerda onde dou comida. Essa zona não tem corrente nenhuma…
Dizes para retirar a pedra da àgua (onde o musgo está agarrado) e remexer à procura de ovos? Onde estarão depositados, na base ou nas “ramificações” do musgo? Os ovos vêem-se a olho nú? São brancos como os do ciclideos (é a experiência que tenho…)?
Sinceramente, não vejo nada, nem no musgo, nem nas raizes das laevigatum :-[ mas vou olhar com mais atenção logo.
Abraços
07/01/2015 às 01:53 #239000A qualidade da foto não ajuda, mas isto será um ovo?
Em quanto tempo eclodem? Como posso prevenir que funguem?

07/01/2015 às 09:38 #239001Olá Guilherme
Os ovos de P. annulatus são mesmo mesmo minúsculos, transparentes. Tipo cabeças de alfinetes sem cabeça :). Se quiseres ver como eles são experimenta colocar mops de cor escura no aquário (tens aqui pelo fórum e no site instruções de como os fazer). Mesmo com algumas plantas flutuantes no aquário os peixes deverão lá depositar alguns. Nas plantas nunca os irás conseguir ver.
O meu conselho, no entanto, é que não faças nada para recolher os ovos. São tão pequenos que o manuseamento é muito difícil. Só obtive bons resultados com essa espécie deixando os ovos desenvolverem-se naturalmente no aquário. Os pais normalmente não comem os alevins pelo que os podes deixar todos no mesmo sítio. Caso tenhas possibilidades, experimenta colocar os pais num aquário bem plantado durante duas ou três semanas, muito bem alimentados com artémia recém eclodida, e retira-os após esse período. Sem filtros ligados. Ao fim de uns dias deverás começar a ver uns peixinhos ridiculamente pequenos a nadar junto da superfície. Deixa-os crescer um pouco e depois começa a alimentar também com artémia recém eclodida.
Torna-se fácil após acertares a primeira vez.
Abraço e boa sorte.
07/01/2015 às 12:02 #239002Boas!
Obrigado a todos pelas vossas respostas!
A ideia que tinha era de facto que este ovos eram minúsculos e que não os vería a olho nú, porque as raizes das plantas de superficie são brancas. Eu sou um entusiasta da velha máxima “let nature work” e é isso que estou a fazer: deixá-los estar com plantas naturais e ver o que acontece… Tenho para aqui mais 2 aquários (de 7 litros) onde posso fazer o que sugeres: enchê-los de musgo e meter os pais durante 2/3 semanas. Mas não será melhor, para já, deixá-los em comunidade neste e meter mais um pouco de musgo, por exemplo? Eles criam melhor mantendo uma comunidade, ou só o casal?
Já desliguei o filtro, mas não resisti em por uma bomba de ar… Aquário com termostáto e sem circulação, a mim, faz-me confusão :- acham que deva desligar a bomba? Já agora, também já subi a temperatura aos 27ºC.
Logo faço outra filmagem 😉
Abraços e, mais uma vez, obrigado!
08/01/2015 às 11:01 #239003Boas
Os ovos são pequenos mas são visiveis a olho nu.
Neste momento os meus estão a reproduzir-se a 22º.
Retiro os alevins por aspiração, nas mudanças de agua.
Uso um filtro de esponja.
Um abraço08/01/2015 às 15:34 #239004Acontece que estava mais próximo desta comunidade do que eu pensava! Sábado vou tentar ir ao encontro em monsanto 😉
Entretanto, como o prometido é devido, fica aqui outra filmagem:
https://www.youtube.com/watch?v=9-DzLPHUefk
Cumps
30/01/2015 às 14:12 #239005Boas!
Já há algum tempo que não dou novidades.
Tenho mantido estes meninos, que já têm direito a naúplios de artémia. Cresceram e ganharam cor! 😉 Agora, quanto à reprodução, não há resultados. Também é uma verdade que não tenho usado métodos para a forçar, pois estive a ver se acontecia per si…
Alterações ao setup:
– Retirada da bomba de ar.
– Introduzi uns red cherrys para limparem algas.
– Introduzida riccia flutuante, para densificar a flora á superficie.Deixo aqui um video gravado ontem:
https://www.youtube.com/watch?v=kkLkBtlNRP8
Gostava que me dessem conselhos para os reproduzir.
– Devo partir para a abordagem (já mencionada) de separar um casal para outro setup durante 2 semanas, de modo a que façam as posturas, e depois repô-los na comunidade?
– Qualquer macho procria com qualquer fêmea? Ou existe de facto a formação de casal antes das posturas?
– Se sim, como identifico o casal?Aproveito para informar que amanhã vos vou visitar na PetFil 😀
Obrigado!
Cumprimentos!
30/01/2015 às 14:34 #239006Olá Guilherme,
Os peixes estão com muito bom aspecto, saudáveis e activos. O “setup” não está mal, talvez mais algumas plantas mas não me parece fundamental. A Riccia é óptima para o efeito. Procura bem logo abaixo da superfície da água, no meio da Riccia. Os alevins são mesmo minúsculos e, se existirem, estarão aí.
Verifica se os red cherrys não andam a depenicar na Riccia. Se estiverem tens dos os tirar porque comem os ovos.
Não há formação de casais antes das posturas. O excedente de machos apenas pode ser prejudicial porque se atrapalham uns aos outros com perseguições. Noutras espécies os peixes não envolvidos nas posturas têm tendência para comer os ovos já depositados. Não sei se isso também se verifica com os P. annulatus.
Conforme escrevi anteriormente, se a coisa não estiver a resultar experimenta a separação de um casal com posterior retirada dos peixes, duas ou três semanas depois.
Abraço.
P.S. Experimenta colocar uma cartolina preta, mate, na parte de trás do aquário. Na minha opinião realça a beleza do “setup” e dos peixes.
30/01/2015 às 14:44 #239007Olá,
Eu só acrescentava que pelo video me pareceu que só tens 1 femea e aí uns 3 ou 4 machos (dificil ter a certeza).
Boa sorte, os peixes estão lindos,
João Assunção30/01/2015 às 14:45 #239008Obrigado pela pronta resposta!
Quanto aos reds, eles andam na riccia, não há dúvida. Também tinha esse medo, o de comerem os ovos! No entanto, eu introduzi-os a conselho do António Pires (conheço-o pessoalmente, mas nem sempre estou com ele, nem o quero estar sempre a “chatear” 😉 ) que me disse que eles não os comeriam. Agora fico baralhado… :-
Eu sou mesmo fã de aquários sem “fundo”, eu sei que se vêm os cabos… 😛
30/01/2015 às 14:45 #239009Obrigado!
Estão 4 machos e 2 fêmeas, garantidamente 😉
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.