A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)

Home Forum APK Killifilia Iniciação Apresentação

• Autor
    Artigos

smarcos
    Participante
    • Topicos: 1
    • Respostas: 3
    • Totais: 4
    • Membro Bronze

Olá a todos,

Chamo-me Samuel Marcos tenho uns anos de aquariofilia e tinha um aquário de 54L inativo e decidi voltar a montá-lo. A minha ideia inicial seria colocar um casal de ciclídeos anões mas deparei-me  com este tipo de peixes que já me tinham chamado à atenção dado á sua beleza e ao seu comportamento.

O aquário tem substrato areia silica, um tronco, anubias, feto java, musgo java, pedras. A minha ideia seria meter mais umas plantas e uns camarões red cherry.
    E gostaria de saber se há possibilidade de colocar um casal de killies com o objectivo de os reproduzir, se sim que especies me aconselhariam.

Samuel Marcos

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Viva Samuel,

Bem vindo ao fórum da Associação Portuguesa de Killifilia e ao mundo da killifilia.

Normalmente todos nós começamos com um aquário, mas depressa o transformamos em mais. Este é o principal problema da killifilia. Uma actividade viciante, que envolve sempre mais do que um aquário.

No caso do seu aquário é possível colocar um casal ou um trio de killies. A compatibilidade com os red cherry já não será tão fácil. Dependendo da espécie de killie os adultos poderão ou não sobreviver, mas a sua descendência estará sempre condenada a servir de alimento vivo.

Quanto á reprodução, sendo possível, também não será fácil. A reprodução por método natural é possível em algumas espécies, mas exige sempre zonas de esconderijo com muitas plantas. Eu costumo afirmar que é o melhor método para se perder uma espécie.

Se o seu principal objectivo é ter um aquário decorativo com uma espécie de killies, eu desaconselho a opção dos killies. Se pretende conhecer melhor a killifilia então eu aconselho vivamente a dedicar-se a este hobby. Vale a pena por tudo o que o envolve.

Esta é apenas a minha opinião e vale o que vale.

Estou/estamos sempre ao seu dispor para o ajudar e esclarecer qualquer dúvida.

Cumprimentos,

Luís Oliveira

smarcos
    Participante
    • Membro Bronze

Viva Luís,

a minha ideia e objectivo seria tentar reproduzir a especie e eventualmente montar um aquário pequeno para crescimento. Pelo que estive a ler os killies são predadores e é natural que possam tentar comer os camarões mais jovens mas que se houverem esconderijos há possibilidade de os manter juntos inclusive que os camarões podem ajudar na limpeza dos ovos para não fungar( isto mantido à parte claro).

Estive a ler e os gêneros que aconselham para iniciados são os Aphyosemion, Epiplatys e Aplocheilus (não anuais). Gostaria de saber como é a sua reprodução ( pelo que estive a ler à especies que usam as plantas aquáticas enquanto outras usam turfa ou ninhos artificiais) e o seu comportamento.

Neste momento não tenho possibilidades financeiras para fazer alterações no aquario (por exemplo dividir ao meio).

Posto isto, o que é que me podem aconselhar?

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Viva Samuel,

Perguntou a opinião e eu dei a minha opinião, que me parece ser um pouco contrária áquilo que gostaria de ouvir. No entanto, eu alerto-o. Manter os camarões e killies leva ao desaparecimento dos camarões. Sim, podem ser utilizados em aquários com alevins. Com os ovos não vejo vantagem nenhuma. Ovos mortos ou fungados pura e simplesmente devem ser retirados.
    Também o alerto que não vai conseguir reproduzir os seus killies no mesmo aquário dos pais.
    Deverá usar, no caso dos não anuais, uma ou duas mops onde se efectuará a postura. Os ovos deverão ser retirados dessa mop e colocados a incubar ou sobre turfa ou em água. Os alevins deverão ser retirados para um pequeno aquário e alimentados com artémia recém eclodida.

Alerto também que devem ser alimentados com comida viva ou congelada. Poderá existir a opção, para algumas espécies, do granulado, nunca comida em flocos.

Quanto às espécies a indicar, em todos os géneros há espécies fáceis e espécies muito difíceis. Tudo depende do gosto de cada um, dos níveis de conhecimentos, prática de aquariofilia e sobretudo das condições que têm para oferecer aos seus killies.

Mais uma vez saliento que o que indiquei é apenas a minha opinião. Pelo que diz que leu, há certamente opiniões contrárias à minha.

Cumprimentos,

Luís Oliveira

smarcos
    Participante
    • Membro Bronze

Já percebi que há incompatibilidade entre killies e camarões.

Sim, daí a minha ideia de montar mais tarde um só para crescimento.
    Em relação à comida viva sou um pouco nabo e não percebo muito bem. Que tipo de comida pode ser? A melhor maneira seria arranjar alguma cultura de arranque? como a manteria?

Tenho outras duvidas como o que são as mops, como se fazem? Todos os killies se reproduzem com as mops?

Para um aquário como o meu e dado a ser um iniciante o que recomendaria?

Das fichas tecnicas que estive a ver no site e dado ao aquario estar num sitio  onde no verão poderá fazer um pouco de calor a que mais se adequava seria Aphyosemion ahli. 

João Brandão
    João Brandão
    Administrador

Olá Samuel,
    Quando me iniciei na killifilia experimentei exatamente o que pretendes fazer e tal como o Luis disse anteriormente os camarões foram desaparecendo aos poucos e poucos. Quanto a reprodução natural em aquário plantado o sucesso é limitado, umas vezes porque os pais comem os alevins outras vezes porque os alevins maiores comem os mais pequenos.
    A alternativa será sempre colocares o mope dentro desse aquário plantado mas provavelmente o número de ovos no mop será pequeno pois as posturas serão distribuídas também pelas plantas ou preparares um aquário de postura ande colocas apenas os peixes. um mope e uma pedra difusora ou filtro interno. Assim que tiveres a postura tiras os pais para o aquário plantado e manténs  mope no aquário para criação.
    Enfim, as alternativas são mais que muitas e as espécies de Killies ainda mais e qualquer que seja a tua opção decerto será gratificante.

Um abraço,
    João

smarcos
    Participante
    • Membro Bronze

Viva João,

o aquario no total tem trêsquatro plantas mais o musgo java. Achas que mesmo com as mops o sucesso seria limitado?
    sendo anubias com folhas grandes. Caso fizessem a postura ai seria dificil retirar os ovos de la?

O que eu tinha em mente seria ter um aquario pequenino para o crescimento dos alevins. O que acham da ideia?

Eu gostava e tenho interesse em reproduzir a especie. A maioria dos peixes que tive foi com esse objectivo. Pelo que vocês dizem já entendi que a relação alevinspais é mais do gênero dos viviparos do que dos ciclideos.
    A mim a meu ver tem uma vantagem em relação aos ciclideos que é não precisarem de muito espaço e o mesmo se aplicar ao crescimento dos alevins. Eu como moro em casa dos meus pais não tenho espaço para aquários de grandes dimensões.

Samuel

A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0