- This topic has 2 respostas, 2 utilizadores, and was last updated Há 11 years, 3 months by
Joca.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Apresentação
-
AutorArtigos
-
07/01/2015 às 23:57 #218403
Boa Noite,
O meu nome é Fernando Jorge Pinto Fernandes, mas todos me tratam por Joca.
Tenho um aquário de 15 litro com um trio de Aphyosemion gabunense (1 macho e duas femeas) à cerca de 3 meses, usando um filtro de esponja, sem iluminação com um tronco com uma anubia nana petit, algum Java moss e muitas lysimachia nummularia, que são plantas pouco exigentas em termos de luz. Vou muda-los amanhã para um cubo de 30×30, no qual usei mais algumas plantas como feto de java Windlov e equinodorus quadricostatus. Os parâmetros da àgua são pH 6.7, o gh e o kH não tenho os valores presente mas recordo que estão dentro do recomendado, sendo a temperatura de 22 ºC.
Estou a pensar em reproduzi-los. Pelo que fui vendo na web o método mais indicado seria uma mop, seguida da coleta dos ovos e conservação em turfa ou fibra de côco humedecida. A minha primeira questão é, se para esta espécie, segundo a vossa experiencia, este é o melhor método? Agradeço desde já qualquer input. A segunda é se esta é a melhor altura do ano para fazer a diapausa dos ovos devido à baixa temperatura ambiente que tenho em casa (+/- 16 ºC)?
Uma última questão é que estou a alterar os setups do aquários cá de casa e vou ficar com um aqua de 80x30x45, onde vou tentar recriar um pantano africano, onde encaixariam estes killis. No entanto, é a casa de um anabantideo africano pacifico Microctenopoma ansorgii), que embora habitem a bacia do Congo, partilham o mesmo tipo de biotopo. Estava a pensar junta-los por forma a ter mais um aqua livre para criação. Que vos parece?
Obrigado pela atenção08/01/2015 às 21:09 #239029Vivam.
Bem-vindo ao mundo dos killies, Fernando Jorge!Esperamos sinceramente que a tua chegada aqui seja aliciante para ti! Mas atenção: isto é um mundo viciante!…Quando deres por ela já não há retorno… eheheheheh
Respondendo às tuas questões:
Normalmente é esse o método utilizado para a reprodução em aquários sem decoração/plantas; quando muito só filtro de ar.
Nestes casos, a decoração só atrapalha a manutenção do aquário e a recolha de ovos porque os peixes vão ter mais de que um local para os depositarem. Mas ninguém te vai ralhar ou bater por insistires em os manteres num aquário plantado!…
Resta só dizer que o periodo de incubação dos ovos pode ir até 4 semanas, dependendo da temperatura de armazenamento dos mesmos: Quanto mais alta, digamos 24/26ºc, menos tempo demora.
A manutenção de killies num aquário com outras espécies não é recomendado, porque a agressividade pode surgir entre eles, mesmo a predação entre espécies. Como o aquário é plantado os alevins que eventualmente poderão nascer dentro do aquário irão funcionar como alimento para as outras espécies, e muitas vezes para os progenitores
Sendo de Rio Tinto, tens na área bons criadores de killies que te podem aconselhar e esclarecer as tuas dúvidas. Vê aqui no forum “encontros mensais do Grupo Norte”
Para além do forum, tens mais informação em http://www.apk.pt, como fichas técnicas, codigos de colectas, fotos de fishroom's… e muito mais informação
Cps
A. CastroBoa Noite,
O meu nome é Fernando Jorge Pinto Fernandes, mas todos me tratam por Joca.
Tenho um aquário de 15 litro com um trio de Aphyosemion gabunense (1 macho e duas femeas) à cerca de 3 meses, usando um filtro de esponja, sem iluminação com um tronco com uma anubia nana petit, algum Java moss e muitas lysimachia nummularia, que são plantas pouco exigentas em termos de luz. Vou muda-los amanhã para um cubo de 30×30, no qual usei mais algumas plantas como feto de java Windlov e equinodorus quadricostatus. Os parâmetros da àgua são pH 6.7, o gh e o kH não tenho os valores presente mas recordo que estão dentro do recomendado, sendo a temperatura de 22 ºC.
Estou a pensar em reproduzi-los. Pelo que fui vendo na web o método mais indicado seria uma mop, seguida da coleta dos ovos e conservação em turfa ou fibra de côco humedecida. A minha primeira questão é, se para esta espécie, segundo a vossa experiencia, este é o melhor método? Agradeço desde já qualquer input. A segunda é se esta é a melhor altura do ano para fazer a diapausa dos ovos devido à baixa temperatura ambiente que tenho em casa (+/- 16 ºC)?
Uma última questão é que estou a alterar os setups do aquários cá de casa e vou ficar com um aqua de 80x30x45, onde vou tentar recriar um pantano africano, onde encaixariam estes killis. No entanto, é a casa de um anabantideo africano pacifico Microctenopoma ansorgii), que embora habitem a bacia do Congo, partilham o mesmo tipo de biotopo. Estava a pensar junta-los por forma a ter mais um aqua livre para criação. Que vos parece?
Obrigado pela atenção09/01/2015 às 23:32 #239030Obrigado pela resposta. Relativamente a ser um vício posso dizer que já não há reabilitação que me valha. Iniciei-me nisto vai para dois anos, tenho 2 aquários de 80x30x45, um cubo de 30x30x30 (onde provisóriamente estão os killies), um aquário de 15L agora vazio que será o aquário de criação, um aquario de 55x30x30 no quarto dos meus filhos, outro aquario de 30L onde estou a tentar uma postura de colisa lalia e por fim estou a montar um “biotopo” sul-americano para os meus peixes dessa proveniência.
Relativamente à reprodução estou a pensar deixa-la para mais tarde, primeiro por que mudei há cerca de 4 meses para esta casa, e a remodelação, feita por mim ainda não está terminada, assim como a restruturação e distribuição dos peixes pelos aquários só terminara dentro de um mês. Entretanto vão estar no cubo de 30 plantado, se entretanto aparecer algum alevim é um bonús.
Quanto a mante-los com outras espécies era o que estava à espera e possívelmente procurarei outros companheiros para os anabantideos.
Já fui dando uma vista de olhos quer no forum quer no site mas ainda não encontrei informação sobre esta espécie em particular.
Mais uma vez obrigado -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.