A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)

Home Forum APK Killifilia Reprodução Aphyosemion hera – Problemas de Sex Ratio

• Autor
    Artigos
    Eduardo Bernardo
    Eduardo Bernardo
    Participante
    • Topicos: 118
    • Respostas: 1371
    • Totais: 1489
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá

Estou com alguns problemas de sex ratio com os alevins desta bela espécie.
    Na primeira fornada de alevins tenho 15 machos e 0 femeas! Sendo peixes de crescimento lento este resultado é bastante desanimador.

Tenho tido os peixes a cerca de 21ºC com PH 6.

Sei que a temperatura e o PH podem afetar diretamente o sex ratio. O que me aconselham a fazer?
    Assumindo que esses parâmetros poderão afetar o sexo dos alevins, em que momento o poderão fazer? Durante a postura dos ovos, durante o desenvolvimento dos ovos ou nos primeiros dias de vida dos alevins?

Obrigado

Abraços
    Eduardo Bernardo

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Eduardo

O PH afecta o sex racio, não há duvida, a temperatura e outros factores menos conhecidos tambem o fazem. Infelizmente ter só machos ou só fêmeas é comum nos killies, mais do que em qualquer outro grupo de peixes de aquario. No caso especifico baixar o PH talvez modifique a situação , a não ser que aumentar o PH é que seja bom…Tens que experimentar. A temperatura não me parece que valha a pena mexer-lhe, está boa.Eu baixava o PH, por exemplo com “pihas” de Amieiro.

Abraço
    Paulo José

Eduardo Bernardo
    Eduardo Bernardo
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá

Obrigado Paulo

E em que momento é que as alterações afetam o sex ratio? É possível “manipular” o sex ratio apenas com alteração dos parâmetros da água durante o desenvolvimento dos ovos?

Abraços

Eduardo Bernardo

João Brandão
    João Brandão
    Administrador

Olá Eduardo,

Também mantenho esta espécie mas nunca tive problemas com o sex ratio.

Em minha opinião e com base na minha experiencia deverias aumentar a temperatura. Digo isto porque nos meus aquarios não tenho termostato e verifico que em determinadas espécies a variação do sex ratio está relacionado com a altura do ano logo com a temperatura da água no aquário. Especificamente com esta espécie na altura em que começo a retirar ovos penso que as temperaturas andarão pelos 23-25 graus.

Um abraço,
    João Brandão
    APK365

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Eduardo

Não se sabe em que momento é que o sexo do peixe é determinado no ovo nem o que o determina, há é uma percepção empirica que de facto a quimica da agua tem alguma coisa a ver com o isso assim como a temperatura. Eu tive pascheni há muito tempo a PH 7,2, mais machos que fêmeas, 3 para 1. Se só tens um sexo tens claramente que te afastar dos parâmetros presentes da tua agua actual, para cima ou para baixo, qual o sentido correcto não te posso dizer.

Abraço
    Paulo José

Eduardo Bernardo
    Eduardo Bernardo
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá

Só pra dizer que afinal, e felizmente, eu estava um pouco enganado.
    Ainda ltenho os 15 machos mas tinha 6 mais pequenos ainda não sexados que afinal são 6 femeas! 😀

Ou seja, as femeas cresceram mais lentamente e enganaram-me bem enganado!

Entretanto nasceram mais alevins que fui separando aos pares. Vamos ver o que sai dali…

Abraços

Eduardo Bernardo
    APK 145

A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0