- This topic has 9 respostas, 5 utilizadores, and was last updated Há 13 years, 2 months by
Anibal Coelho.
Home › Forum APK › Killifilia › Manutenção › Alimentação adequada para killies.
-
AutorArtigos
-
12/02/2013 às 15:06 #217809
Boas.
Qual a alimentação mais adequada para os meus killies? ???
Provavelmente foi esta a primeira pergunta que cada um de nós se colocou quando se iniciou nesta atividade. Na altura, como agora, a ideia que prevalece é de que esta deveria ser o mais variada possível, mas que, no geral, os criadores utilizavam como alimentação base, a larva de mosquito congelada.
Há alguns dias, um lojista meu conhecido, com largos anos de experiência na criação e manutenção dos mais variados peixes, discos em especial, afirmou categoricamente que o uso frequente da vulgar larva de mosquito congelada na alimentação dos nossos peixes provoca, a médio prazo, problemas intestinais e distúrbios no fígado dos peixes, que a longo prazo resultará na sua morte prematura. :-
Posto isto, apelava aqui aos meus amigos para me ajudarem a avaliar sobre a veracidade desta terrível conjetura e se devo, a breve prazo, alterar radicalmente a minha rotina diária de alimentação dos meus killies. :'(
Obrigado.
Aníbal Coelho
12/02/2013 às 15:39 #235321Olá Aníbal
essa afirmação que o lojista te fez é a absoluta realidade…. está provado que assim é
eu alimento os meus peixes princialmente à base de artemia congelada e alguma comida viva para evitar isso mesmo
abraço
12/02/2013 às 15:51 #235322Vivam.
Anibal, variedade acima de tudo!
Comida viva, congelada, seca…
Os meus só não comem artémia congelada: passam por ela e olham para o lado!
Cps
A. Castro12/02/2013 às 16:29 #235323oi Castro
os meus quando comecei a dar também não gostavam… é uma questão de hábito
abraço
12/02/2013 às 17:34 #235324Boas,
Toda a comida seja ela congelada ou viva faz sempre bem para uma dieta dos nos peixinhos…. 😉
Como se aperceberam eu não mencionei a seca porque não sou muito a favor de dar comida dessa aos meus peixes…. Porque considero um killie um atleta de alta competição…. ;D
Castro, sobre artémia congelada é uma questão de fazer os killies sofrer um bocadinho durante dois a três dias e depois vais ver se a comem ou não.. ??? 😛
Apesar de não ser um grande adepto dela também, hehe.Deixo aqui os nomes do que dou aos meus killies:
Larvas de mosquito vermelhas
Diária
Grindal
2 vezes por semana
Enquitréias
1 vez por semana
Microvermes
Alvins
Enguias de vinagre/flocos de aveia
Alvins
Minhocas
1 vez por semana
Artémia recém eclodida
todos dias
Hyalella
1 vez por semanaEspero ter ajudado Aníbal…. 😉
Um abraço,
14/02/2013 às 10:14 #235325Viva!
Desde já, obrigado pela vossa participação!
Devo assim concluir que o lojista terá a sua razão e que, consequentemente, larva de mosquito congelada não deverá ser utilizada como alimento base na alimentação dos killies. :-
Analisando as opções, temos portanto:
Comida viva – acredito que seja a opção mais saudável. E devo confessar até que tenho um grande apreço pela sua cultura… Mas, para conseguir uma quantidade viável, teria que aumentar exponencialmente o número de caixas com lagartas, vermes e outros insetos, o que, diga-se, não será nada saudável para a minha vida conjugal… ;D
Comida seca – Desde o início que, na verdade, nunca compreendi a resistência da generalidade dos criadores ao uso da comida seca (englobava aqui, também, as papas caseiras ). Penso que haverá comidas secas de ótima qualidade e de certeza mais equilibradas em termos de nutrientes que a larva ou a artémia. A questão é habituar os peixes e dosear a quantidad,e por forma a não ficarem resíduos nos aquários.
Artémia congelada – Penso que será o substituto mais aproximado da larva, mas, na verdade, também tenho o mesmo problema que o Castro: alguns killies teimam em não lhe ligar. Tenho que voltar a insistir.
Cumprimentos
Aníbal Coelho14/02/2013 às 10:44 #235326Artémia congelada – Penso que será o substituto mais aproximado da larva, mas, na verdade, também tenho o mesmo problema que o Castro: alguns killies teimam em não lhe ligar. Tenho que voltar a insistir.
É uma questão de hábito
quando trago peixes novos para casa os primeiros dias é sempre complicado mas depois habituam-se
boa sorte
abraço
16/02/2013 às 15:36 #235327Boa tarde!
O que tenho observado ao longo dos anos é que há espécies mais atreitas a desenvolver determinado tipo de patologias, nomeadamente Hidropsia, se alimentadas de base com larvas de mosquito vermelhas. No meu caso particular, este tipo de situações têm sido casuísticas, manifestando-se apenas e só nas mesmas espécies.
Quanto à Artemia, também já foi associada a várias patologias, sendo a mais grave a Glugea sp..
Cabe ainda referir que a alimentação dos killies na natureza tem a ver com o alimento disponível no habitat e portanto pode ser muito ou pouco variável, dependendo da altura do ano e do estádio de desenvolvimento dos peixes. Larvas de mosquito existem em todo o lado, artémia tenho a certeza que não. O que nós killiófilos fazemos é substituir a alimentação natural (escassamente estudada) por soluções de compromisso.
Não há alimentos que não comportem riscos. Como já foi referido anteriormente, o mais salutar é a variedade alimentar, incluindo alimentos vivos, congelados e porque não secos.Cumprimentos!
Filipe Torre16/02/2013 às 22:24 #235328E……
No estado espírito dos kilies, nunca e por nunca devemos ter abusividade de os dar seja um determinado alimentação que não seja a mais indicada ao meio natural………… ???
Por isso,
Não faz sentido a palavra killie/Preservação/Espécie……….. :-
Atenção!!
O atleta merece…
18/02/2013 às 09:48 #235329Agradeço mais uma vez as vossas respostas! 🙂
Abraço
Aníbal Coelho -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.