A visualizar 10 artigos - de 1 a 10 (de um total de 10)

Home Forum APK Killifilia Manutenção Alimentação adequada para killies.

• Autor
    Artigos
    Aníbal Cardoso Gomes Coelho
    Anibal Coelho
    Participante
    • Topicos: 24
    • Respostas: 443
    • Totais: 467
    • Membro Prata
    • ★★

Boas.

Qual a alimentação mais adequada para os meus killies? ???

Provavelmente foi esta a primeira pergunta que cada um de nós se colocou quando se iniciou nesta atividade. Na altura, como agora, a ideia que prevalece é de que esta deveria ser o mais variada possível, mas que, no geral, os criadores utilizavam como alimentação base, a larva de mosquito congelada.

Há alguns dias, um lojista meu conhecido, com largos anos de experiência na criação e manutenção dos mais variados peixes, discos em especial, afirmou categoricamente que o uso frequente da vulgar larva de mosquito congelada na alimentação dos nossos peixes provoca, a médio prazo, problemas intestinais e distúrbios no fígado dos peixes, que a longo prazo resultará na sua morte prematura. :-

Posto isto, apelava aqui aos meus amigos para me ajudarem a avaliar sobre a veracidade desta terrível conjetura e se devo, a breve prazo, alterar radicalmente a minha rotina diária de alimentação dos meus killies. :'(

Obrigado.

Aníbal Coelho

Ricardo Alexandre da Silva António
    Ricardo António
    Participante
    • Topicos: 124
    • Respostas: 927
    • Totais: 1051
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá Aníbal

essa afirmação que o lojista te fez é a absoluta realidade…. está provado que assim é

eu alimento os meus peixes princialmente à base de artemia congelada e alguma comida viva para evitar isso mesmo

abraço

António Castro
    Castrokillies
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 484
    • Totais: 499
    • Membro Prata
    • ★★

Vivam.
    Anibal, variedade acima de tudo!
    Comida viva, congelada, seca…
    Os meus só não comem artémia congelada: passam por ela e olham para o lado!
    Cps
    A.  Castro

Ricardo António
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

oi Castro

os meus quando comecei a dar também não gostavam… é uma questão de hábito

abraço

João Paulo Dam. Miranda
    paulo miranda
    Participante
    • Topicos: 71
    • Respostas: 653
    • Totais: 724
    • Membro Prata
    • ★★

Boas,

Toda a comida seja ela congelada ou viva faz sempre bem para uma dieta dos nos peixinhos…. 😉

Como se aperceberam eu não mencionei a seca porque não sou muito a favor de dar comida dessa aos meus peixes…. Porque considero um killie um atleta de alta competição…. ;D

Castro, sobre artémia congelada é uma questão de fazer os killies sofrer um bocadinho durante dois a três dias e depois vais ver se a comem ou não.. ??? 😛
    Apesar de não ser um grande adepto dela também, hehe.

Deixo aqui os nomes do que dou aos meus killies:

Larvas de mosquito vermelhas

Diária
    Grindal

2 vezes por semana
    Enquitréias

1 vez por semana
    Microvermes

Alvins
    Enguias de vinagre/flocos de aveia

Alvins
    Minhocas

1 vez por semana
    Artémia recém eclodida

todos dias
    Hyalella

1 vez por semana

Espero ter ajudado Aníbal…. 😉

Um abraço,

Anibal Coelho
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Viva!

Desde já, obrigado pela vossa participação!

Devo assim concluir que o lojista terá a sua razão e que, consequentemente, larva de mosquito congelada não deverá ser utilizada como alimento base na alimentação dos killies. :-

Analisando as opções, temos portanto:

Comida viva – acredito que seja a opção mais saudável. E devo confessar até que tenho um grande apreço pela sua cultura… Mas, para conseguir uma quantidade viável, teria que aumentar exponencialmente o número de caixas com lagartas, vermes e outros insetos, o que, diga-se, não será nada saudável para a minha vida conjugal… ;D

Comida seca – Desde o início que, na verdade, nunca compreendi a resistência da generalidade dos criadores ao uso da comida seca (englobava aqui, também, as papas caseiras ). Penso que haverá comidas secas de ótima qualidade e de certeza mais equilibradas em termos de nutrientes que a larva ou a artémia. A questão é habituar os peixes e dosear a quantidad,e por forma a não ficarem resíduos nos aquários.

Artémia congelada – Penso que será o substituto mais aproximado da larva, mas, na verdade, também tenho o mesmo problema que o Castro: alguns killies teimam em não lhe ligar. Tenho que voltar a insistir.

Cumprimentos
    Aníbal  Coelho

Ricardo António
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Artémia congelada – Penso que será o substituto mais aproximado da larva, mas, na verdade, também tenho o mesmo problema que o Castro: alguns killies teimam em não lhe ligar. Tenho que voltar a insistir.

É uma questão de hábito

quando trago peixes novos para casa os primeiros dias é sempre complicado mas depois habituam-se

boa sorte

abraço

Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Topicos: 102
    • Respostas: 827
    • Totais: 929
    • Membro Ouro
    • ★★★

Boa tarde!

O que tenho observado ao longo dos anos é que há espécies mais atreitas a desenvolver determinado tipo de patologias, nomeadamente Hidropsia, se alimentadas de base com larvas de mosquito vermelhas. No meu caso particular, este tipo de situações têm sido casuísticas, manifestando-se apenas e só nas mesmas espécies.
    Quanto à Artemia, também já foi associada a várias patologias, sendo a mais grave a Glugea sp..
    Cabe ainda referir que a alimentação dos killies na natureza tem a ver com o alimento disponível no habitat e portanto pode ser muito ou pouco variável, dependendo da altura do ano e do estádio de desenvolvimento dos peixes. Larvas de mosquito existem em todo o lado, artémia tenho a certeza que não. O que nós killiófilos fazemos é substituir a alimentação natural (escassamente estudada) por soluções de compromisso. 
    Não há alimentos que não comportem riscos. Como já foi referido anteriormente, o mais salutar é a variedade alimentar, incluindo alimentos vivos, congelados e porque não secos.

Cumprimentos!
    Filipe Torre

João Paulo Dam. Miranda
    paulo miranda
    Participante
    • Topicos: 71
    • Respostas: 653
    • Totais: 724
    • Membro Prata
    • ★★

E……

No estado espírito dos kilies, nunca e por nunca devemos ter abusividade de os dar seja um determinado alimentação que não seja a mais indicada ao meio natural………… ???

Por isso,

Não faz sentido a palavra killie/Preservação/Espécie……….. :-

Atenção!!

O atleta merece…

Anibal Coelho
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Agradeço mais uma vez as vossas respostas! 🙂

Abraço
    Aníbal Coelho

A visualizar 10 artigos - de 1 a 10 (de um total de 10)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0