- This topic has 15 respostas, 8 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 3 months by
Aurelio Camacho.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Alevins
-
AutorArtigos
-
06/01/2012 às 17:37 #217230
Boas a todos,
Ainda nao tem duas horas que pus os ovos na agua e ja tem pelo menos um alevin a nadar.
Pergunta já comem por si ou é so a partir de 2 ou 3 dias (saco vitelino)
Abraço
06/01/2012 às 17:49 #230491Olá Aurelio,
Enquanto o alevino absorve o saco vitelino não necessita de comer.
Agora tens que verificar se ele tem o saco ou não, se ele nadar livremente sem qualquer obstáculo provavelmente já não tem o saco e aí aconselhava-te a alimentá-lo.
Era importante também saber a espécie de que estamos a falar para as pessoas portadoras da mesma com alguma experiencia te poder dar mais certezas.
Abraço
Carlos Coelho06/01/2012 às 17:49 #230492Olá
Embora devam ter algumas reservas, se já nadam bem já poderão comer por si.
Abraço
06/01/2012 às 19:31 #230493Boas
A especie e esta
Aphyosemion schioetzi “Ngombe” Z 91/1
Abraço
08/01/2012 às 14:39 #230494Olá,
Eu já respondi em privado, mas não quero deixar de dar aqui também uma resposta.
Esse alevim nasceu um bocado fora do tempo previsto. Já devia estar no mop há algum tempo, aquando fiz a recolha de ovos. Daí estar numa fase de desenvolvimento mais avançada.
Como os restantes irmãos deverão só nascer daqui a alguns dias, o que eu proponho é que esse alevim seja colocado num pequeno recipiente com musgo de Java ou alguma planta flutuante. Criam com alguma facilidade infusórios que o poderão ir alimentando. Um grão de arroz com casca também ajuda a criar infusórios.
É que estar a criar artémia salina para alimentar apenas um alevim, não me parece muito razoável.
A cultura de micro vermes ainda deve estar no inicio do desenvolvimento e eu também não lhe mexia ainda.Um abraço,
Luis Oliveira
08/01/2012 às 15:13 #230495Boas,
As culturas estão no principio logo se me puser a mexer agora vão á vida.Irei muda-lo para um pequeno aquario onde tem musgo.
Arroz com casca aqui na madeira não encontro em lado nenhum.Abraço
08/01/2012 às 15:21 #230496boas
arroz com casca, é chamado por cá por arroz selvagem e podes encontrar ele numa ervanaria, por exemplo na rua da queimada de cima
cump
nuno13/01/2012 às 14:52 #230497Olá ,
Já nasceu pelo menos mais 4 mas vejo que têem mais ou menos o mesmo tamanho que o mais velho.
Posso juntá los??Abraço
13/01/2012 às 16:23 #230498Boas Aurélio
Na minha opinião, observava primeiro o comportamento dos mais novos (se comem e nadam sozinhos, sem dificuldades) e aí sim, podes juntá-los. Assegura-te que tens algum musgo para esconderijo dos mais novos.
Quanto ao arroz selvagem, alguns supermercados e hipermercados costumam ter na área dos produtos dietéticos.
13/01/2012 às 16:28 #230499Catarina,
obrigado pela dica, já andava à algum tempo à procura deste tipo de arroz.Luis
13/01/2012 às 17:09 #230500Podes juntar alevins com 48 horas de diferença, eventualmente mais. Há quem trabalhe numa base semanal: os alevins da semana são juntos e depois começa-se nova safra.
Os alevins devem ter alimento disponivel mas inicialmente evita tudo aquilo que possa poluir a água, incluindo colocares água das culturas de infusórios. Se tiveres musgo de java então este irá fornecer alguns infusorios, no primeiro dia, depois convirá passares a artemia recem-eclodida. Os alevins de algumas especies (poucas) podem não conseguir comer logo artemia, neste caso terás que as alimentar durante alguns dias a infusórios. Um “desenrasca” é aspirares água do fundo de um aquário estabelecido (evitando o lixo) ou ires susbtituindo o musgo de java por musgo de outros aquários. Por mim, nunca tive que criar killies a infusórios mas isso já me aconteceu com outros peixes. Lembro-me que uma vez estive mais de uma semana a alimentar Devarios assamensis a infusórios. Fiz mesmo uma filmagem em super-macro, repara que a barriga do alevim se vai enchendo à medida que come o zoo-plancton:
[youtube]9L1ksa__pLE[/youtube]
Miguel
13/01/2012 às 21:18 #230501Boas,
Mas estes teem cerca de 9 dias de diferença mas o tamanho é o mesmo.Realmente tenho dado artémia ao mais velho mas tenho a impressão que em vez de serem comidos morrem.Vou ver com estes como serão estes que nasceram hoje.
Abraço
13/01/2012 às 23:11 #230502Aurélio,
Eu nessa situação iria juntar todos os alevins. Há que racionalizar os espaços e os alevins com tão pouca diferença de idade não se queixam. Mais tarde, sim. Normalmente separo-os por tamanho e agrupo-os independentemente da geração.
Eu continuo a acreditar que se as coisas correrem razoavelmente bem, terás mais de quinze alevins para criar.
Um abraço,
Luis Oliveira
14/01/2012 às 01:43 #230503Boas,
Miguel essa filmagem está mesmo porreira e esclarece bastante.Parabens
Juntei os alevins todos,e sr Luis penso que não serão 15 mas muitos mais a julgar por aquilo que vi.O problema irá ser se começar a separar por tamanhos nem sei onde os ponha apesar,de ter aquarios vazios e estar a fazer mais dois,por enquanto não tenho é onde os por(espaço).
Abraço
14/01/2012 às 18:00 #230504Olá,
Por isso é que eu referi que não os separava. Só quando a diferença de tamanho é acentuada e os maiores já não deixam os mais pequenos desenvolver-se em condições.
Apontei para 15 porque enviei cerca de 30 ovos e estava a apontar para um quebra de 50% com o transporte.
E os Aphyosemion striatum LEC 93/29, como estão? Os ovos também se estão a desenvolver bem?
Um abraço,
Luis Oliveira
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.