A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)

Home Forum APK Killifilia Manutenção Ajuda com doença

• Autor
    Artigos

nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

Boas,

Venho-vos pedir ajuda para identificar uma possível doença.
    Eu comprei na convenção um casal de Epiplatys dageti monrovia e dois dias depois de os teu no meu aquário, eles começaram a nadar de barriga para cima e a ficar sempre à superfície, acabando por morrer 2 ou 3 dias depois. Eles não estavam inchados, não tinham as escamas levantadas e os parâmetros da água estavam normais. Não liguei muito pois pensei que estavam frágeis da convenção.
    Mas hoje aconteceu o mesmo com um casal de Fundulopanchax kribianus que já está no aquário a algum tempo. Eles estão à superfície, o macho de barriga para cima e a fêmea na vertical e estão praticamente sem reacção. O que poderá ser?

Cumprimentos,
    Nelson Meneses

João Brandão
    João Brandão
    Administrador

Nelson,

A minha sugestão é que verifiques a temperatura do teu aquário e se estiver dentro dos limites razoáveis que aumentes um pouco a temperatura para perto do limite superior suportável pelos teus peixes; ao mesmo tempo aconselho a introdução de uma pedra difusora para aumentar o oxigénio na agua em contraponto com o aumento da temperatura. Faz uma mudança de agua generosa e finalmente podes adicionar um pouco de sal na agua mas não sei ao certo as quantidades (podes consultar diversa literatura na internet que decerto encontras as proporções recomendadas para o efeito).

Espero ter ajudado e desejo-te boa sorte,

João Brandão

nelsonfpm
    Participante
    • Membro Bronze

Boas,

Alguém me sabe dizer que quantidade de sal usar?
    Já aumentei a temperatura e a água está bem oxigenada, mas os peixes continuam na mesma. Esqueci-me de dizer que os peixes têm uma respiração lenta e parece-me um bocado sofrida.

Cumprimentos,
    Nelson Meneses

nelsonfpm
    Participante
    • Membro Bronze

Boas,

João, agradeço a tua ajuda. Os peixes já aparentam estar melhor, já nadam normalmente e já se alimentam.
    Acrescentei um pouco de sal e aumentei um pouco a temperatura, agora já estão à temperatura normal.

Abraço,
    Nelson Meneses

Marco Nelson
    Participante
    • Topicos: 25
    • Respostas: 107
    • Totais: 132
    • Membro Bronze

boas nelson tudo bom?

diz-me uma coisa, que quantidade de sal adicionas-te na agua?

abraço
    MarcoTattoo

nelsonfpm
    Participante
    • Membro Bronze

Marco, acho que foi 1 colher de chá (que julgo ter umas 6 ou 7 gramas de sal) para cada 1 ou 2 litros, já não tenho a certeza.

Abraço
    Nelson Meneses

Marco Nelson
    Participante
    • Topicos: 25
    • Respostas: 107
    • Totais: 132
    • Membro Bronze

ok, obrigado! 😉

A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0