A visualizar 9 artigos - de 1 a 9 (de um total de 9)

Home Forum APK Killifilia Iniciação Agradecimento

• Autor
    Artigos

Aurelio Camacho
    Participante
    • Topicos: 8
    • Respostas: 46
    • Totais: 54
    • Membro Bronze

Olá a todos,

Desde já quero agradecer ao sr Luis Oliveira,o envio de uns ovitos e de duas colonias de arranque,o meu muito obrigado.

Depois quero perguntar uma coisa,uma das colonias sei que é de microvermes mas a outra não percebo o que é(enquiteleias argentinas)axo eu.
    Segundo nem sei como nem onde ponho ponho estas culturas porque a este nivel nao tenho experiência por isso peço ajuda.
    Alem de ser numa taça isso eu sei o que ponho lá dentro? Esta é a minha duvida. Tanto para os microvermes e os outros.

Abraço e obrigado

Gonçalo João Barreto Costa
    Gonçalo Costa
    Participante
    • Topicos: 32
    • Respostas: 292
    • Totais: 324
    • Membro Bronze

Os microvermes falas com a joão (mjm) que é quem mais sabe deles
    Em enquitreias podes falar comigo que tb sei umas coisinhas:
    O nome é Enquitreias argentinas e creio que sejam as enquitreias que o Luis Pontes trouxe da Argentina (confirmem lá isto) e ao que parece são muito resistentes ao calor suportando 28ºC pra cima e acho que também se reproduzem a essas temperaturas só que em menos quantidade.
    As enquitreias “normais” geralmente dão-se mal a temperaturas elevadas nomeadamente acima de 24ºC sendo a temperatura ideal pra elas 18ºC onde tanto o crescimento como a deposição de ovos é mais elevada.
    O que as enquitreias gostam e muito é de espaço e onde tinha as minhas era numa caixa de 5L daquelas de arrumação numa cave de vinhos a 18ºC! ;D
    Também gostam de ar pelo que é melhor fazeres furos na embalagem onde estão senão em menos de um dia (que foi o q se passou comigo) morreram por falta de ar 😛
    Comida é simples eu costumava dar comida de cão rica em proteínas mas tb podes dar aveia mas nao sei se pegam mto nela.
    São culturas algo lentas a crescer pelo que a paciencia é essencial.
    E ia-me esquecendo do substrato: Há quem use carvão activado para as criar e tenha optimos resultados, eu uso turfa prensada com a mão de modo a que forme um “tapete” e tb tenho tido bons resultados. É algo que varia de criador para criador.

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá Aurélio,

Foi com muito prazer que te enviei cerca de trinta ovos de Aphyosemion schioetzi “Ngombe” Z 91/1 e cerca de trinta ovos de Aphyosemion striatum LEC93/29. Optei por estas espécies porque as considero muito bonitas (mantenho os striatum desde que me iniciei na killifilia, já lá vão uns anitos), são fáceis de criar e reproduzir e sobretudo, os ovos são resistentes ao ponto de aguentarem o transporte nesta altura do ano. Espero que tenham chegado bem.
    Para os desenvolveres é só optar por um dos métodos que te indiquei por mensagem pessoal. Qualquer dúvida, estou ao dispor.

Quanto às culturas de arranque, enviei-te micro-vermes e enquitreias da Argentina que o Luis Pontes teve a amabilidade de me oferecer aquando da sua viagem de colecta aquele país.
    O meio de cultura dos microvermes é feito com flocos de aveia a qual eu junto um pouco de spirulina em pó. Prepara-se juntando água até se obter uma consistência pastosa, mas não liquida.
    Para se fazer a recolha deve-se tapar completamente a caixa onde eles se encontram. A falta de ar estimula os vermes a fugirem da cultura, subindo pelas paredes da caixa, onde são recolhidos com um pincel. Todas as semanas a cultura deve ser mexida. Atenção, deve-se utilizar um pincel para cada tipo de cultura para evitar contaminações cruzadas.

Quanto às enquitreias da argentina, de que não sei a espécie, optei pelo envio porque são mais resistentes que as ditas normais, com uma multiplicação mais rápida e suportando temperaturas mais elevadas. Enquanto as enquitreias normais eu cultivo em carvão, estas cultivo em terra, não em turfa. Alimento-as com flocos de aveia que uso para fazer a papa para os microvermes e com excelentes resultados. Também já usei salsicha de porco.

Em todas as minhas culturas eu prefiro ter vários recipientes com a mesma cultura e não uma única grande caixa. Se uma cultura estoira, o que por vezes é frequente, tenho sempre outras culturas numa fase inicial ou em desenvolvimento.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Luis Oliveira

Aurelio Camacho
    Participante
    • Membro Bronze

Boas

obrigado pelos esclarecimentos amanha  vou comprar aveia.

Aurelio Camacho
    Participante
    • Membro Bronze

Boas e as caixas deixo abertas ou tapadas??

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Boas,

As caixas têm que ter respiradouros suficientes. No caso dos microvermes tapo-os algumas horas antes de fazer uma recolha.

Abraço,

Luis Oliveira

Aurelio Camacho
    Participante
    • Membro Bronze

Enquanto as enquitreias normais eu cultivo em carvão, estas cultivo em terra, não em turfa.

Boas , a terra é humida ou seca??

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Húmida!! Não encharcada.

RubinhoOLD
    Participante
    • Topicos: 40
    • Respostas: 420
    • Totais: 460
    • Membro Prata
    • ★★

Olá a todos,

Desde já quero agradecer ao sr Luis Oliveira,o envio de uns ovitos e de duas colonias de arranque,o meu muito obrigado.

Se cada um de nós fosse agradecer o que o Luís Oliveira já ofereceu aos restantes associados, ficaríamos até 2013 a ler os tópicos sempre que carregásemos no botão “Mostrar tópicos não lidos desde a última visita.

A visualizar 9 artigos - de 1 a 9 (de um total de 9)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0