- This topic has 12 respostas, 6 utilizadores, and was last updated Há 16 years, 2 months by
Gonçalo Costa.
Home › Forum APK › Killifilia › Manutenção › A "minha" receita para as drosophilas
-
AutorArtigos
-
15/02/2010 às 13:10 #216266
Viva.
A pedido de várias famílias aqui vai a preparação do meio de cultura que uso para a criação das moscas drosophilas.
Matérias-primas: (não me perguntem quantidades pois é todo a “olhómetro”)
– Fermento de padeiro (do que se vende das padarias e não daquele em pó)
– Água;
– Vinagre de vinho ou de cidra;
– Farinha de milho;
– Açúcar;
– Gelatina: Pode ser em folhas ou pó, das instantâneas (estas já trazem açúcar) ou ainda uma embalagem de bavaroise. O sabor… fica ao vosso gosto! Modo de preparação:Aconselho vivamente que estejam sós em casa…
– Dissolver a gelatina num pouco de água dentro do recipiente que irá conter a mistura final. Convêm ler as instruções que vem com a gelatina… mas deve, em princípio, ser ao lume.
– Dissolver num recipiente com cerca de 250 ml de água a farinha de milho com metade do fermento e umas 3 colheres de açúcar. Atenção que isto deve ser feito de modo a não ficarem grumos de farinha (levariam rapidamente á fermentação do meio de cultura). Deve a sua consistência ser pastosa o que se consegue juntando mais ou menos farinha.
(Notar que se deixarem passar algum tempo esta mistura vai aumentar devido á fermentação da farinha e produção de pequenas bolhas de dióxido de carbono por acção das bactérias do fermento).– Juntar lentamente e em lume brando esta mistura á gelatina previamente dissolvida. Para retirar o resto desta pasta do recipiente podem usar vinagre e juntar á mistura.
– Ter o cuidado de mexer sempre e em lume brando esta mistura de modo a misturá-la bem até levantar fervura de modo a que não agarre ao fundo. Depois de começar a ferver manter a fervura durante 3 ou 4 minutos de modo a activar a gelatina. A consistência da pasta deverá ser nem muito líquida nem muito sólida o que se pode conseguir adicionando mais ou menos água ou vinagre. O que se pretende é que depois de fria a mistura seja a mais sólida possível.
O mais rapidamente possível (a mistura mantêm-se líquida durante poucos minutos) despejar para as garrafas a quantidade de mistura desejada (eu uso um pequeno funil para evitar sujar as partes laterais das garrafas).
Deixar arrefecer e verificar que a mistura está sólida no fundo dos recipientes. Como deverão ver irá haver uma considerável quantidade de vapor de água nas paredes das garrafas. Deitá-las de modo a com um guardanapo ou pano retirar esse excesso de água pois as moscas ficariam coladas e morreriam ao após serem introduzidas.
O melhor para meter dentro das garrafas é ráfia (existe por vezes nas floristas).O resto do fermento de padeiro serve para ir alimentando a colónia. Usar pequenas quantidades semanalmente.
Vitor Vieira
22/02/2010 às 11:31 #222866Viva.
Ninguêm diz nada? Nem uma dúvida? ???
Ora então aqui vai uma actualização para aqueles que não tem medo de “sujar as mãos”:
As pequenas larvas que fazem as delicias de alguns dos nossos killis (os meus aphyosemions não ligam às moscas) podem ser recolhidas mais fácilmente se:
– Em vez de usar farinha de milho usar farinha de trigo;
– Ao fim de meia dúzia de dias passarem as moscas vivas para outra cultura;
– deixarem desenvolver as larvas até ao tamanho desejado (vai haver de diversos tamanhos na cultura);
– dissolverem o meio de cultura em água tépida (morna mas não quente pois mata as larvas) e passarem essa mistura por um filtro que deixe passar o meio de cultura dissolvido mas que retenha as larvas.
Estas podem depois de recolhidas e bem lavadas ser mantidas vivas em local fresco de modo a quando apresentadas aos peixes se movimentem.Espero ter ajudado.
Aguardo críticas / dúvidas/ sugestões.Vitor Vieira
22/02/2010 às 12:11 #222867Olá amigo Vitor!!!
Duas perguntas:
1-No que diz respeito ao cheiro, é muito activo? >:(
2-Se for, de Inverno é pouco activo, não? Mas de Verão tou que nem posso!… ???
Abraço Vitinho,
22/02/2010 às 12:27 #222868Olá amigo Vitor!!!
Duas perguntas:
1-No que diz respeito ao cheiro, é muito activo? >:(
2-Se for, de Inverno é pouco activo, não? Mas de Verão tou que nem posso!… ???
O cheiro é semelhante aquele que existe nas adegas onde se produz o vinho, resultante da fermentação do mosto.
As melhores temperaturas para o desenvolvimento das culturas rondam os 25ºC.
Claro que no verão a fermentação é mais rápida levando ao estragar das culturas mais rápidamente.Abraço,
Vitor Vieira22/02/2010 às 12:32 #222869Não te preocupes paulo,aquilo cheira a tinto!
Bem bom! ::)22/02/2010 às 13:13 #222870Tou que nem posso, ;D ;D
Abraços e obrigado pelos esclarecimentos….
22/02/2010 às 14:52 #222871Vitor,
Já tentei a tua receita mas acho que pus demasiada farinha porque aquilo ficou tipo cimento… ;D No entanto as moscas parecem gostar na mesma.
Vou tentar novamente para fazer outra cultura com as mesmas moscas.
Um abraço
Eduardo
22/02/2010 às 15:10 #222872Boas Vitor,
Quais as diferenças que notaste no crescimento das moscas/larvas com o uso de farinha de milho e farinha de trigo? Ou tem as as duas o mesmo enfeito no desenvolvimento da moscas/larvas?
Cumprimentos
Ricardo Marques
22/02/2010 às 16:07 #222873Vitor,
Já tentei a tua receita mas acho que pus demasiada farinha porque aquilo ficou tipo cimento… ;D No entanto as moscas parecem gostar na mesma.
Eduardo
Olá Eduardo.
Realmente a farinha sendo de milho não pode ser muita pois engrossa muito a papa, (voçês não são do tempo da farinha Pensal ao pequeno almoço pois não? 😉 obrigando a juntar muita água que leva a que a gelatina não faça efeito. Atenção que se a pasta ficar muito líquida as moscas ficam presas e depressa morrerão.Boas Vitor,
Quais as diferenças que notaste no crescimento das moscas/larvas com o uso de farinha de milho e farinha de trigo? Ou tem as as duas o mesmo enfeito no desenvolvimento da moscas/larvas?
Cumprimentos
Ricardo MarquesOlá Ricardo.
Parece que o efeito é o mesmo mas não tenho a certeza. No entanto a farinha de milho não tem fermento ao contrário da de trigo. Não sei se isso poderá ter alguma influencia mas a verdade é que a textura do meio de cultivo fica diferente graças á moagem da de milho ser mais gossa que a de trigo.Abraço,
Vitor Vieira22/02/2010 às 16:20 #222874Olá Vitor
Pois… eu não juntei mais água e, por isso, é que ficou tipo cimento no entanto como ainda ficou com alguma humidade eu juntei as moscas na mesma. Já lá estão há 5 dias e parecem todas contentes. ;D
Assim que vir as primeiras larvas preparo outra como deve ser e transfiro-as.
Obrigado!
Um abraço
Eduardo23/02/2010 às 12:01 #222875Boas Vitor,
Sendo que a mogem do milho é mais grossa, então para as larvas será melhor utilizar farinha de trigo pois conseguem mexer melhor na mistura. no caso de utilizar farinha de trigo como contem já fermento não é necessario adicionar certo?
Cumprimentos
Ricardo Marques
23/02/2010 às 17:19 #222876Olá Ricardo.
O fermento de padeiro é sempre indespensável para fermentar o meio de cultura. Pelo que encontrei em vários “sites” estas moscas tem como base de alimentação produtos em fermentação.
Em quase todas as “receitas” que encontrei há sempre a adição de fermento, nem sempre do de padeiro, aquando da preparaação do meio de cultura e depois durante a criação das moscas.
Pelo que me apercebo das minhas culturas (tenho só com farinha de trigo e só com farinha de milho) as larvas movimentam-se bem nas duas.
Assim penso que o fermento que vem na farinha de trigo não é o suficiente para criar estas moscas.Abraço,
Vitor Vieira24/02/2010 às 19:38 #222877Já experimentei usar farinha de trigo e ficou com uma consistência de bola saltitona 😮
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.