VASCO GOMES II

HOME / KILLIFILIA / ARTIGOS / INSTALAÇÕES

2002-2005

A minha segunda instalação era bem diferente da primeira. O espaço disponível  mais do que suficiente para quem faz da killifilia apenas um hobby. Foi assim possível a criação de áreas bem definidas para os diferentes estados de desenvolvimento dos peixes:

Área I – Acondicionamento dos ovos e recipientes para alevins recém-nascidos. Estes devem ser de reduzidas dimensões de modo a que os pequenos peixes – com pouca mobilidade – tenham fácil acesso ao alimento. (Foto 1)

Área II – Aquários de crescimento. As dimensões devem ser compatíveis com o tamanho e o número dos peixes. Desde que nadam livremente até à idade semi-adulta ou adulta. Daí sairão para os aquários de reprodução (Área III), para as instalações de outro killiófilo ou para convenções. (Fotos 2 a 6)

Área III – Aquários de reprodução. Fecha-se o ciclo. (Fotos 5 e 6)

Foi ainda possível definir espaços para criação de comida viva (Fotos 8 e 9, prateleiras inferiores), para depósito de água (Foto 8) e para recolha de ovos e realização de outras tarefas (Foto 7).

Climatização: As espécies que mantinha – mais uma vez maioritariamente do género Aphyosemion – preferem temperaturas entre os 22 e os 25ºC. No limite toleram bem desde 18 a 28ºC. Neste local o Verão não era problemático – não sendo necessário o recurso a ar condicionado – mas no Inverno a solução é o aquecimento geral da sala – mais económico do que resistências em todos os aquários