Deixo aqui o link para um artigo que saiu na revista Tropical Fish Hobbyist de janeiro de 2014, sobre uma “research trip” na República Democrática do Congo – “Adventures in the rediscovery of the legendary Nothobranchius brieni” por Béla Nagy.
http://www.tfhdigital.com/tfh/january_2014?pg=65#article_id=361627
clicar no separador “open article”.
cumprimentos
Olá Cristiano,
Obrigado por partilhares. Muito interessante e mais uma fonte de informação.
Abraço,
Luís Oliveira

Paulo José AlvesParticipante
- Topicos: 119
- Respostas: 1550
- Totais: 1669
Membro Platina
- ★★★★
![]()
Olá
Tivemos esta especie na nossa convenção. É uma especie mitica para mim, vi um desenho da especie num livro quando era miudo e sempre a quiz ter mas claro que não estava disponivel, desde que foi descoberta nos anos sessenta não existia em aquario. Foi emocionante para mim vê-la no nosso evento. O interessante no artigo é que o autor diz que não existe foto a cores dos peixes originalmente capturados, ora isso não é correcto existe uma foto, a não ser que não seja dessa especie mas isso teria que ser provado. Baseado nessa foto e no desenho do livro que possuo eu diria que o N. brieni que o Bela Nagy capturou e que pudemos ver em Torres Novas não é o verdadeiro N. brieni… É uma afirmação arriscada mas o facto é que a coloração não coincide, a coloração original corresponde em termos gerais a um N. polli vermelho, é assim que eu a descreveria, o peixe agora disponivel é de um azulado claro deslavado, não tem as cores vibrantes que eu me lembro de ver em imagem. Seria necessario consultar peritos, coisa que que provavelmente farei no futuro, se eles diss
erem que sim o assunto acaba aí.
Abraço
Paulo José