A visualizar 10 artigos - de 1 a 10 (de um total de 10)

Home Forum APK Killifilia Outros Assuntos – Killifilia Serão gammarus e salamandras ?!

• Autor
    Artigos

RubinhoOLD
    Participante
    • Topicos: 40
    • Respostas: 420
    • Totais: 460
    • Membro Prata
    • ★★

Olá amigos!

Precisava da vossa ajuda na identificação de bicharada que mora mesmo aqui ao sair de casa.

Morando ao lado dum bosque, resolvi pôr-me na bicicleta e ir explorar os cursos de água que aqui existem.

Fui primeiro a um viveiro de trutas, que aproveita um ribeiro para assim oferecer água fresca e corrente aos peixes. Decidi inspeccionar esse ribeiro ANTES das instalações das trutas e foi com isto que me deparei. Que animal é este?

Na primeira parte do video vemos que só existe 2 a 3 dedos de água de profundidade. Estavam dezenas destes répteis no fundo sobre a lama. Além dos répteis mais nada ali se encontrava (devem ter um apetite voraz).

Na 2ª parte do vídeo, vemos então estas 2 criaturas, sendo que a segunda delas ao estar virada para cima, mostrou o seu ventre ligeiramente rosado.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QYe0G1mjN24&playnext=1&videos=MUD29gRl7PU&feature=mfu_in_order[/youtube]

Resolvi então inspeccionar o ribeiro DEPOIS das instalações das trutas, onde a carga orgânica é bem maior… Tive de encontrar uma brecha por entre esta vegetação que picava, arranhava e magoava quem dela se aproximasse. Tratava-se apenas dum fio de água, com 2 dedos de altura, de corrente bastante ligeira. Passei a rede sem grande esperança só à superfície e qual foi o meu espanto quanto me deparei com 1 pequeno crustáceo. À 2ª passagem, estando eu mais seguro de que algo se encontrava ali, passei a rede junto ao fundo e muitos mais vieram!

A minha pergunta é: serão gammarus?!

Neste vídeo encontramos 4 partes. A 1ª passagem da rede junto à superfície, a 2ª passagem junto ao fundo, os “talvez gammarus” a nadarem numa garrafa de água em casa e a filmagem para dentro dum garrafão de 5 litros com água retirada dum bidão existente num jardim ao pé de casa. Filmei para dentro do garrafão para que pudessem ver, junto às larvas de mosquito que jazem no fundo do mesmo, pequenos pontos pretos (que na realidade são castanhos/laranja) do tamanho de nauplios de artémia. O que poderão ser estes pequenos seres? O “talvez gammarus” assim que viu um passar, agarrou-se a ele e não o largou mais (devia de estar a devorar o mesmo).

A boa notícia é que caso sejam gammarus, existem em tudo o que sejam ribeiras aqui à volta! Estou rodeado deles! Fui a uma ribeira uns quantos metros mais à frente, passei a rede uma única vez na lama e vieram DEZENAS de todos os tamanhos!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=a4CV8HSyydw&playnext=1&videos=pDh1bwDyGq0&feature=mfu_in_order[/youtube]

por favor, ajudem-me a identificar estes pequenos crustáceos para saber se os posso dar de comer aos meus peixes…

RubinhoOLD
    Participante
    • Topicos: 40
    • Respostas: 420
    • Totais: 460
    • Membro Prata
    • ★★

DSC08119.jpg

Pode ser que ajude…

Susana Paula De Campos Alcobia
    papillon
    Participante
    • Topicos: 28
    • Respostas: 274
    • Totais: 302
    • Membro Bronze

Ruben,

Ficam aqui os meus, quando incomodados nadam muito rápido:

gammarus3.jpg

gammarus2.jpg

gammarus1.jpg

Este é um video clica em cima para abrir:

th_gammarus.jpg

Senão tenta este link:
    http://s600.photobucket.com/albums/tt90/papillon_susana/?action=view&current=gammarus.mp4

O que se vê encaracolado pequeno e vermelho são planorbis bebés.

Espero ajudar, as pilhas acabaram não deu para fazer uma melhor reportagem.
    🙂

cumps
    Susana Alcobia

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Viva,

Para um entusiasmado pela comida viva é com inveja que me revejo a ter essas condições por aqui.
    Desfruta com prazer, que vale bem a pena.

No que te posso ajudar é que o que a Susana mostrou são Hyalella azteca, um anfípode de água doce morfologicamente muito próximo dos gammarus.

Quanto ao que tu tens são, quanto a mim, aquilo que eu vi pela primeira vez há uns vinte e cinco anos numa revista francesa chamada Aquarama. Sim, os gammarus. Quem na altura escreveu o artigo dizia, “difíceis de manter e reproduzir quando descobertos é de manter secreto o local da captura para assegurar a manutenção da espécie e da comidinha viva para os seus aquários”.
    O ano passado também os descobri por aqui mas tive que optar por uma boa criação de larvas de mosquito ou os gammarus. E eu optei pelas larvas de mosquito, mais produtivas.

Um abraço,

Luis Oliveira

papillon
    Participante
    • Membro Bronze

Viva,

Para um entusiasmado pela comida viva é com inveja que me revejo a ter essas condições por aqui.
    Desfruta com prazer, que vale bem a pena.

No que te posso ajudar é que o que a Susana mostrou são Hyalella azteca, um anfípode de água doce morfologicamente muito próximo dos gammarus.

Luís,
    Eu realmente pensava que os meus eram gammarus, para o meu caso não faz diferença, mas achei parecidos com os do Ruben. Ainda bem que alguém percebe do assunto.
    Obrigada

Ruben,
    Pensava que os meus se chamavam gammarus e achei parecidos com os teus. Ainda bem que o Luís esclareceu.
    Pelo menos parece que tens ai um bom manjar.

cumps
    Susana Alcobia

Gonçalo João Barreto Costa
    Gonçalo Costa
    Participante
    • Topicos: 32
    • Respostas: 292
    • Totais: 324
    • Membro Bronze

as salamandras que viste parecem-me ser Lissotriton boscai

Maria João Mourato
    mjm
    Participante
    • Topicos: 51
    • Respostas: 658
    • Totais: 709
    • Membro Prata
    • ★★

Luís,
    Eu realmente pensava que os meus eram gammarus, para o meu caso não faz diferença, mas achei parecidos com os do Ruben. Ainda bem que alguém percebe do assunto.
    Obrigada

cumps
    Susana Alcobia

Olá

Fui eu que lancei a confusão. São ambos anfipodes de água doce, de ordens diferentes.
    Têm o mesmo nicho ecológico na cadeia alimentar.
    Em linguagem comum, no inglês têm ambos o nome de 'scuds', e eu custa-me dizer Hyalella, daí chamar-lhes gammarus, que é mais fácil de dizer e perceber.
    Como comida viva a principal diferença é o tamanho.

Cumps,
    João

papillon
    Participante
    • Membro Bronze

Maria João,

Obrigada pelo teu esclarecimento.
    beijinhos
    Susana Alcobia

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Ruben

É impossivel dizer-te com certeza do que se trata, são tritões não salamandras, porque os animais estão demasiado afastados para se poderem ver bem. Na Suiça não há boscai.

Abraço
    Paulo José

Gonçalo João Barreto Costa
    Gonçalo Costa
    Participante
    • Topicos: 32
    • Respostas: 292
    • Totais: 324
    • Membro Bronze

ele tá na suiça?
    Então se for devem ser alpinus penso

A visualizar 10 artigos - de 1 a 10 (de um total de 10)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0