- This topic has 10 respostas, 6 utilizadores, and was last updated Há 11 years, 1 month by
nelsonfpm.
Home › Forum APK › Killifilia › Reprodução › Scr. wieseae "Lenghe Curoh" SL 93/137
-
AutorArtigos
-
27/02/2015 às 22:03 #218433
Viva
Mantenho um casal desta bonita espécie desde a convenção do ano passado, e desde então só me tem dado dores de cabeça. Até hoje ainda não tirei um único ovo.
Já usei turfa, mop's, água da chuva, aumentar a temperatura, deixa-los às escuras… Reproduzo com sucesso outras espécies do antigo grupo Roloffia, deixando-me sem saber o que se passa ou o que fazer.
Aceito qualquer ajuda que me possam dar. Já que há muito pouca informação sobre eles.Já agora, na convenção eles estavam com o código de colecta SL 93/137 mas acho que o correcto é SL 93/37, o que acham?
Abraço,
04/03/2015 às 15:13 #239214Boas
Parece que foi preciso escrever aqui para descobrir o problema.
Hoje ao fazer a manutenção ao aquário e ainda sem saber como ou porquê, a fêmea estava com uma tonalidade azul, revelando-se na verdade um macho. Portanto, e infelizmente, o que tenho são 2 machos.Cumprimentos
04/03/2015 às 16:52 #239215Nelson
A unica coisa que não fizeste e que parece que devias ter feito foi mudar o sexo de um dos peixes…
Abraço
Paulo José04/03/2015 às 17:35 #239216Vivam.
Claro que dessa forma era impossível obter ovos!… Que me lembre só o Arnold Schwarzenegger é que conseguiu esse feitoCps
A. Castro04/03/2015 às 19:47 #239217Vivam.
Paulo, acho que já alguém tentou fazê-lo numa convenção quando apresentou um “casal” , creio eu, de lineatus gold…Cps
A. CastroNelson
A unica coisa que não fizeste e que parece que devias ter feito foi mudar o sexo de um dos peixes…
Abraço
Paulo José05/03/2015 às 08:01 #239218Boas,
Vocês acham piada, mas eu é que não achei piada nenhuma. Visto que este suposto casal ganhou o primeiro lugar no grupo 2 da nossa convenção do ano passado…Cumprimentos
05/03/2015 às 08:28 #239219Boas
Adivinhar o totobola à segunda feira é fácil… mas quando abriste o tópico foi logo a 1ª coisa que me lembrei, terias 2 peixes do mesmo sexo.
Pode ser que nesta espécie aconteça como nos Bettas. Por vezes alguns machos regridem quer no tamanho quer na cor, ficando muito parecidos com as fêmeas.
abraço
Cristiano
05/03/2015 às 10:29 #239220Olá Nelson e a todos,
Claro que é chato e ingrato mas temos que nos rir destas coisas. Não é a primeira vez e não será a ultima que irá acontecer.
Penso que poderias tentar contactar o criador e pedir que te arranja-se uma femea.
Cumprimentos,
João Assunção05/03/2015 às 10:38 #239221Olá a todos,
Por vezes é-me algo difícil identificar uma fêmea quando estão muitos peixes num só aquário. Há sempre os dominados que para se defenderem parecem mais fêmeas que machos.
Também com um “casal” adulto de Aphyosemion bualanum “Mali-Mombal” se passou o mesmo problema. Para mim era uma fêmea autentica, bem adulta, sem a coloração típica dos machos e só depois do macho morrer é que se veio a revelar ser igualmente um macho. Estes dois poderiam ganhar um prémio numa convenção que eu não me admirava nada.
Sinceramente não sei se seria assim que as coisas se passaram ou se “ela/ele” seria de facto uma fêmea e que veio a transformar-se em macho. Não me parece credível, mas lembro-me do meu tempo de criar os “espadas” (Xiphophorus hellerii) e em que na ausência do macho a fêmea dominante se transformava.
Nelson, identificando o criador talvez ele te possa ajudar, nomeadamente com uma fêmea verdadeira.
Abraço,
Luís Oliveira
05/03/2015 às 11:08 #239222Olá
Identificar fêmeas parecer ser algo obvio e facil mas muitas vezes não é. No ano passado a ajudar o Zé Azevedo a seleccionar e embalar peixes para a convenção não conseguimos ver uma unica fêmea de Pseudoepiplatys annulatus no meio de muitos peixes quando era obvio que lá havia uma concerteza pois que os alevins continuavam e continuam a aparecer. Mas convenções devido à mudança de meio é natural que alguns peixes não mostrem a coloração natural tornando dificil a identificação do seu sexo. Há dois anos ao julgar Epiplatys com um francês bem experiente esbarramos com uma especie que à partida tem fêmeas dificeis de distinguir dos machos, Aplocheilus kirchmayeri. Para mim era claramente um casal, a fêmea era mesmo uma fêmea, mas o meu colega francofono tinha receio de dar um premio a dois machos e ser ridicularizado. Assim consultamos varios “peritos” em epiplatys, que conheciam bem o grupo e até já tinham tido a especie, todos foram unânimes, eram dois machos! Eu mantive a minha modesta opinião que se tratava de um casal mas não quiz forçar a coisa e cedi e o premio foi para outro casal que era de uma qualidade similar. Por fim consegui falar com o criador espanhol que tinha trazido o casal e que não estava presente quando procurei por ele aquando do julgamento, ele confirmou que era um casal e que tinha tido ovos desse casal. Conclusão, erros ocorrem e devemos lembrar-nos que nós tambem os cometemos, o que importa é que continuemos a fazer o melhor que podemos e nesse aspecto na APK tentamos mesmo sempre fazer o melhor.
Abraço
Paulo José18/03/2015 às 13:33 #239223Olá
Já contactei o quem levou os peixes para a convenção no final do ano passado a pedir ajuda na reprodução dos peixes e não obtive qualquer resposta, agora após 2 semanas de o ter contactado novamente, continuo na mesma.
Se alguém conhecer quem mantenha esta espécie, peço que entre em contacto comigo.Cumprimentos
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.