A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 15)

Home Forum APK Killifilia Reprodução repro lafia gold

  • Autor
    Artigos
  • #217802
    Tiago António C. Costa Marques
    Tiago Marques
    Participante
    • Topicos: 27
    • Respostas: 128
    • Totais: 155
    • Membro Bronze

    ola a todos

    gostava que me esclarecessem com que frequencia devo verificar a mop em busca de ovos??
    ja a coloquei a 2 dias atras e gostaria de saber pois para nao andar a mexer muito no aqua e com isso stressar demasiado os peixes…

    desde ja obrigado
    grande abraço

    Tiago Marques

    #235281

    dfbamaral
    Participante
    • Topicos: 7
    • Respostas: 48
    • Totais: 55
    • Membro Bronze

    Boas Tiago,

    é assim eu verifico as minhas mops ao fim de semana que é quando tenho mais tempo, e não noto muita alteração no comportamento deles.
    Mas podes verificar a qualquer altura, por exemplo na CAPK deste ano adquiri uns Fundulopanchax scheeli isto no domingo e na 3 feira tirei 30 e muitos ovos :).

    Abraço
    Daniel Amaral

    #235282
    João Paulo Dam. Miranda
    paulo miranda
    Participante
    • Topicos: 71
    • Respostas: 653
    • Totais: 724
    • Membro Prata
    • ★★

    Olá Tiago,

    Cada um tem o seu meio habitar possível e dedicação do mesmo mas em minha opinião pessoal em teria esses lindos peixinhos numa temp. de 24º num aquário de 10/15 L com uma mop bem enraizada isto é, com bastante fiozinhos dependurados e só retirava a mop a cada 4 dias, se vires que fungam muitos nas primeiras vezes que tiras a mop, então deves fazê-lo a cada 2 dois dias.

    Acredita, peixe muito fácil de excelente reprodução amigo..! 😉

    Opinião do momento… 😛

    Um abraço.

    #235283
    Tiago António C. Costa Marques
    Tiago Marques
    Participante
    • Topicos: 27
    • Respostas: 128
    • Totais: 155
    • Membro Bronze

    ola boas
    obrigado aos  pela rapida resposta e esclarecimento  vou tentar ver qual e o metodo que devo adoptar;)

    grande abraço

    #235284
    Tiago António C. Costa Marques
    Tiago Marques
    Participante
    • Topicos: 27
    • Respostas: 128
    • Totais: 155
    • Membro Bronze

    ola boas
    hoje como estava a fazer a manutenção dos aquarios, decidi verificar a mop mas apesar de haver alguma ansiedade, nao consegui encontrar nenhum ovo, :-
    parece que vou ter de esperar mais um pouco!!!

    abraço
    Tiago Marques

    #235285
    Tiago António C. Costa Marques
    Tiago Marques
    Participante
    • Topicos: 27
    • Respostas: 128
    • Totais: 155
    • Membro Bronze

    ola boas
    hoje enquanto estava nas manutenções dei mais uma vista de olhos na mop, e mais uma vez sem sucesso!!
    sera que estarei a fazer alguma coisa de errado? a temperatura esta nos 23ºc.
    serão os exemplares novos demais?
    fica aqui a pergunta

    abraços
    Tiago Marques

    #235286
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Olá Tiago,

    Há inúmeros aspectos que podem condicionar a reprodução dos teus killies.
    Apontaste e muito bem a idade como um dos factores. Nesse caso não te podemos ajudar e vais ter de esperar que eles cresçam mais um pouco.

    Outros factores:

    Temperatura – os 23o que manténs é uma temperatura consensual. Aí tudo bem.

    Condições químicas da água – partindo do principio que fazes mudas periódicas da água e que os níveis de nitritos estão dentro do normal, também não será por aí que terás problemas.

    Alimentação – Um alimentação variada é quanto a mim um factor determinante. Usa sempre com moderação as comidas congeladas, as comidas vivas (mais à vontade) e as próprias pastas, estas com muita moderação. Eu não gosto/não uso comidas secas, seja em granulados seja em flocos. Um peixe bem condicionado com uma boa alimentação é não meio caminho andado para a reprodução mas três quartos do caminho, ou mesmo mais.

    Filtragem e iluminação – coloco-as juntas pela mesma razão. Devem contribuir para um ambiente calmo e tranquilo. Luz ténue e filtragem suave contribuem para um encontro romântico a dois.

    Mops – Talvez mais do que um, pelas mesmas razões anteriores. Dar tranquilidade ao casal.

    Plantas no aquário – Eu uso apenas uma anubia ou um feto de Java. Convém que não sejam atractivas para a reprodução.
    Servem apenas para dar a tal tranquilidade. Muitas plantas, nomeadamente o musgo de Java, contribuem para a diversificação do meio de postura. A evitar.

    Um casal/ um trio/ dois casais – aqui as opções sexuais não as deixo aos meus killies. Sou eu que mando! Para reprodução eu prefiro só um casal. Não há divertimentos em excesso, ou seja não há “paradas” entre machos, esquecendo-se das fêmeas, não há fêmea a mais que distrai o macho e que pode comer os ovos. Dois é o ideal, três já é demais, quatro é uma orgia.

    Casal perfeito – para que isto se possa controlar é preciso ter mais de um casal. Quando não consigo ter ovos de um casal, por vezes troco de fêmea ou de macho. Por vezes é importante que sejam compatíveis.

    Por último – Este conselho é para nós aplicarmos e nós próprio. Calma, paciência e de um momento para o outro surge o primeiro ovos e depois tantos outros…

    Espero ter ajudado.

    Um abraço,

    Luis Oliveira

    #235287
    Tiago António C. Costa Marques
    Tiago Marques
    Participante
    • Topicos: 27
    • Respostas: 128
    • Totais: 155
    • Membro Bronze

    ola boas luis
    em relação a alimentação para ja so tenho daddo comida congelada variada claro desde larvas de mosquito, artemia com spirulina, alho, dou tambem mysis e tubifex tudo congelado pois so hoje me chegam 2 culturas uma de dafnias e outra de microvermes, ja estou a eclodir artemia para colocar num recipiente com agua salgada verde para ela crescer, de resto tenho ração Dr bassler mas nao tenho dado, este realmente podera ser um factor.
    Em relação a condição da agua do aquario nao tenho duvidas que esta em boas condições pois faço tpa´s com bastante regularidade mas nao tenho filtragem nesse aquario.
    Falando na mop posso realmente colocar mais uma, mas agora outro factor que cho que podera influenciar sera o facto de estarem 2 casais juntos e haver alguma rivalidade entre eles vou ter separa los entao.

    vamos la ver se com estas mudanças para a semana ja tenho novidades;)

    #235288
    Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Topicos: 101
    • Respostas: 812
    • Totais: 913
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Olá!
    Enche o fundo de mops, de uma ponta à outra do aquário, costuma dar resultado.
    Quanto à temperatura, baixa-a para 20º, é uma boa temperatura para manter e reproduzir Fundulopanchax. Penso que 23º-24º é manifestamente excessivo, não consigo ver vantagens em manter peixes deste tipo a temperaturas altas.
    Cumprimentos!
    Filipe Torre

    #235289
    Tiago António C. Costa Marques
    Tiago Marques
    Participante
    • Topicos: 27
    • Respostas: 128
    • Totais: 155
    • Membro Bronze

    ola boas
    ja consegui retirar alguns ovos da mop tive foi realmente de separar os casais, agora so nao sei e quanto tempo levam para eclodir???? ???

    #235290
    Francisco Agapito Redondo
    Francisco Redondo
    Administrador
    • ★★★

    Boas Tiago

    Vai verificando os ovos pois podem fungar se não entre 15 a 20 dias começam a nascer.No meu caso mantenho os ovos em Agua (Cx petri ) assim que nascem os primeiros mudo logo todos para recipiente maior ( Cx 1/2 Litro  meia) com musgo de java (p/ter infusorios) e o resto vai nascendo na 2ª Cx depois é começar a alimentar com artémia recem eclodida.
    Boa sorte
    Cumprimentos
    Francisco Redondo

    #235291
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Boas,

    Há um principio muito simples na killifilia e que diz que o melhor método é o que resulta melhor connosco.
    Evidentemente que a experiência adquirida por outros evita-nos cometer tantos erros cometidos pelo velho método de “tentativa e erro”.

    O que eu pretendo dizer é que o método do Francisco é bom mas que eu uso outro.

    Começo por ferver turfa ou fibra de coco que depois coloco prensada com os dedos numa caixa de Petri. A turfa deve estar húmida, sem estar empapada.
    Vou recolhendo os ovos durante vários dias e anoto na tampa da caixa a data da primeira recolha, apenas para orientação.
    Vou verificando o desenvolvimento embrionário e retirando os que aparecem brancos leitosos ou já com cabeleira de fungos.
    Quando passados entre 15 e 20 dias eu verificar que o olho do embrião está perfeitamente desenvolvido então retiro-os com um pincel pequeno e coloco-os num recipiente com água ( eu uso um pequeno tubo de ensaio com tampa) igual à que uso nos dos pais, mas sem ser do aquário.

    Normalmente nascem todos ao mesmo tempo e só depois é que os mudo para um recipiente maior, já com musgo de Java e alguma plantas flutuantes com raiz, dois ou três caracóis e dois bagos de arroz com casca.

    Alimentação com artémia recém eclodida (fundamental) e micro vermes. Também fundamental as mudas de água frequentes, evitando ao máximo os restos de comida.

    Este método tem quanto a mima vantagem dos alevins nascerem todos praticamente ao mesmo tempo, mas exige um certo conhecimento para avaliar a altura correcta para molhar os ovos.
    Há também quem coloque por cima da turfa um disco de algodão usado pelas senhoras para retirarem a maquilhagem, colocando em cima os ovos. A vantagem é que vai aumentar a visibilidade dos ovos.

    Espero ter ajudado e vai perguntando se surgirem dúvidas.

    Um abraço,

    Luís Oliveira

    #235292
    João Brandão
    João Brandão
    Administrador

    Luis podes explicar a razão para os dois bagos de arroz com casca?

    Abraço,
    João Brandão

    #235293
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Olá João,

    Os dois bagos de arroz com casca visam a produção de infusórios.
    O musgo de Java tem a mesma finalidade. Normalmente os alevins começam a ser alimentados com artémia recém eclodida. Só que todos eles agradecem os infusórios nos primeiros dias. Para alguns são mesmo fundamentais e é mesmo necessário a sua produção à parte.

    Um abraço,

    Luis Oliveira

    #235294
    Tiago António C. Costa Marques
    Tiago Marques
    Participante
    • Topicos: 27
    • Respostas: 128
    • Totais: 155
    • Membro Bronze

    ola a todos
    obrigado pela ajuda, eu no caso das crias mesmo de outras especies para alem de usar o musgo para criar infusorios nos primeiros dias uso tambem JBL Nubilfluid que e artemia liquida e tenho tido bons resultados 😉

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 15)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0