- This topic has 23 respostas, 6 utilizadores, and was last updated Há 7 years, 1 month by
Luis Oliveira.
Home › Forum APK › Direcção APK › Convenção › Regulamento da exposição e concurso de fotografia
-
AutorArtigos
-
01/04/2019 às 22:44 #269791
Viva,
Esta é uma parte retirada do Concurso de fotografia da KAB – Killi Association Bulgaria:
2. Parameters for submitted digital files:
– Files format – JPEG
– Resolution – 1024×768 pix
Images should follow these parameters approximately, allowing the vertical dimension to fall as per aspect ratio of the particular image. If images do not meet these size requirements, they will be resized by the personal of the Photography Judging Committee, in order to ensure image display during the judging processAlguém pode traduzir correctamente? Eu acho que aqui está a solução para as nossas dúvidas.
Recordo que se trata de um concurso de fotografia e o principal objectivo não é arranjar fotos para os futuros cartazes, mas sim termos mais presenças na Convenção. O ano passado tivemos apenas dois autores.
Por outro lado, os 1024×768 estão no ratio para usarmos sem cortes no nosso site e também não tornam muito pesado o próprio site.
Também e aí concordo inteiramente com o Frederico, estes valores não vão permitir uma ampliação para dimensões semelhantes ao A4 com grande qualidade.Se aumentarmos para 2000 px na dimensão maior então os valores deverão ser de 2000px x 1334px. Estou certo?
Uma foto do meu telemóvel que não é grande coisa, dá 4128px x 2322px.Quanto às fotos que deste como exemplo. Apenas poderão ser comparadas quanto ao formato. A definição da minha foto não se pode comparar com as outras duas. A minha está mal focada e logo esse pormenor vai influenciar qualquer comparação, sobretudo se fizermos ampliações.
Face a tudo isto temos de nos decidir e fechar este assunto muito rapidamente.
Abraço,
Luís Oliveira
01/04/2019 às 23:42 #269792Percebo, mas eles devem avaliar no computador, porque vendo a tabela de conversão em baixo para imprimir em boa qualidade tem de ser menor que um postal.
http://marcoghislanzoni.com/blog/wp-content/uploads/2010/05/Res-vs-Printing-Size.png (Para imprimir num formato similar ao A4 sugerem um minimo de 2700px x 1800px).
Esse ponto da KAB fala em avaliação, mas não fala em impressão ou exposição impressa. Basicamente dizem que têm de vir naquele formato ou similares, respeitar o racio, e se não cumprirem vão ser redimensionadas para garantir a visualização.
Olhando para o regulamento indicam que se trata de concurso digital. Logo não me parece uma boa fonte.
“KAB 2018 International Killi Photo CompetitionThe Killi Association of Bulgaria, (KAB), announces its Sixth Killifish Photo Competition.
We are very excited to present this competition in the field of digital images and hope to encourage international participation by giving enthusiasts the possibility to e-mail their submissions as file attachments.”Por mim podemos manter o racio dos 1024x768px mas aumentar para 2667x2000px mínimo. Para usar no site depois comprime-se para 400*300 ou 800*600 que é o normal em web.
Mas acho que tem de haver concordância de todos ou maioria.
Abraço,
02/04/2019 às 00:54 #269793Sugestão:
4.º – Parâmetros para os arquivos digitais enviados para competição:
– Formato de arquivo: JPEG.
– Resolução / Tamanho da imagem: As imagens devem ter uma resolução mínima de 2667×2000 pixels (horizontal ou vertical), mantendo preferencialmente o racio entre largura e altura, de modo a permitir uma impressão para o formato A4 ou similar.
Quaisquer nomes ou sinais nos arquivos são proibidos.Abraço,
02/04/2019 às 14:21 #269795Olá a todos,
Para podermos encerrar este processo agradeço que votem estas duas propostas:
Primeira Proposta:
– Resolução / Tamanho da imagem: As imagens devem ter uma resolução de 1024/683 pixels ou aproximadamente, no mínimo e de modo a permitir uma ampliação para o formato A4.
Quaisquer nomes ou sinais nos arquivos são proibidos.Segunda proposta:
– Resolução / Tamanho da imagem: As imagens devem ter uma resolução mínima de 2667×2000 pixels (horizontal ou vertical), mantendo preferencialmente o racio entre largura e altura, de modo a permitir uma impressão para o formato A4 ou similar.
Quaisquer nomes ou sinais nos arquivos são proibidos.Agradeço que votem a proposta vossa preferida num espaço de 48 horas.
A proposta final será a que tiver mais votos, independentemente do seu número.
Em caso de empate eu terei opção do voto de qualidade.Abraço,
Luís Oliveira02/04/2019 às 15:54 #269796Olá
Proposta 2
ABraço
Eduardo02/04/2019 às 22:38 #269797Não tenho perferencia, nem competencia para ajuizar a melhor, mas parece-me que qualquer umas das opçóes é válida, com vantagens e desvantages que de uma forma ou de outra se reflectirão na classificação final visto que serão impressas em papel e as que tiverem pior qualidade por si só estarão em desvantagem.
Em relação a extrapolação que o Frederico faz quanto ao concurso bulgaro e o seu regulamento penso que não é correto.. quando se fala em digital é porque de facto estamos a falar de fotos digitais e apresentadas a concurso nesse formato unica e exclusivamente visto que não existe maneira de enviar fotos por email sem ser em formato digital.
Um abraço,
João03/04/2019 às 14:11 #269802Viva,
Atendendo a que as fotos de telemóvel enviadas pelo chat da APK têm normalmente valores superiores, a minha opção vai para a segunda proposta.
Um abraço,
Luís Oliveira
03/04/2019 às 17:22 #269804Olá, nesta vou-me abster, não percebo nada de fotografia digital.
Abraço!
Filipe Torre03/04/2019 às 19:41 #269807Viva,
Foi aprovada a segunda proposta.
Vou apresentar de seguida a proposta do outro regulamento.Abraço,
Luís Oliveira
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.