Pedro PereiraParticipante
- Topicos: 41
- Respostas: 389
- Totais: 430
Membro Bronze
- ★
![]()
Olá. Os meus A. marginatum têm posto entre 5 a 10 ovos por dia. A questão é que tenho ouvido pessoas a dizer que apanham perto de 100 ovos por semana.

Luis SantosParticipante
- Topicos: 95
- Respostas: 589
- Totais: 684
Membro Prata
- ★★
![]()
Bom dia Pedro,
O numero de ovos colocados pelos Killis dependem das condições que lhes oferecemos, nomeadamente, temperatura, espaço, numero de casais nos aquarios, TPA's,…
O que é importante não é a quantidade que colocam mas sim a nossa capacidade para retirar os ovos e criar os mesmos.
Um abraço
Luis

Membro Bronze
- ★
![]()
Olá. Obrigado pela resposta. A minha preocupação é que a quantidade de ovos realça um pouco a saúde dos peixes. Daí a minha pseudo-pergunta. Mas no entanto, é raro ter um ovo fungado.
Mais uma vez obrigado pela resposta.

Alberto ReisModerador
- Topicos: 243
- Respostas: 825
- Totais: 1068
Membro Ouro
- ★★★
![]()
Olá
Cinco a dez ovos por dia é sempre um bom número de ovos com qualquer killie, o que dá entre 35 e 70 ovos por semana. Há casais de killies que poderão por um nº superior de ovos, incluindo marginatum e striatum, mas não devemos ficar obcecados por atingir estes valores. Só em condições óptimas é que se conseguem valores de 100 ovos/ semana e por casal, nomeadamente alimentação abundante (de preferência comida viva tal como larva de mosquito e minhocas de terra), temperatura adequada e principalmente o casal de reprodutores não ser demasiadamente jovem nem demasiadamente velho. E cuidado que muitas vezes esse número exageradamente elevado de ovos dão taxas de fertilidade mais baixas, com muitos ovos não fecundados que se estragam rapidamente, fungando, e estragam os que estão à volta se não acompanharmos o desenvolvimento dos ovos.
Espero ter ajudado um pouco
Abraços
Alberto

Membro Bronze
- ★
![]()
Obrigado pela resposta. Os meus marginatum de vez em quando põe menos ovos (Os tais 5), no entanto, já cheguei a recolher 25 ovos de um só dia. Eu não estou propriamente obcecado em atingir esses valores, apenas penso que esses valores realcem a saúde/”qualidade de vida” dos peixes, que pretendo manter. Acerca da comida, dou-lhes comida viva sempre que posso, mas nem sempre tenho larvas de mosquito, o mais difícil é no inverno.
Mais uma vez obrigado pela resposta,
Pedro.
P.S: Sim ajudaste 😉 .