A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)

Home Forum APK Geral Outros Assuntos de Interesse Geral Pseudomugil gertrudae

• Autor
    Artigos
    Tiago Augusto M. Moura
    Ceraunius
    Participante
    • Topicos: 9
    • Respostas: 75
    • Totais: 84
    • Membro Bronze

Caros amigos,

Sem querer correr o risco de infringir nenhuma regra aqui do nosso fórum, muito menos mostrar desinteresse na killifilia ou ofender alguém, gostava de saber se alguém sabe alguma coisa destes peixes que sempre me despertaram a curiosidade:

Pseudomugil gertrudae
    P_gertrudae_Weipa_GS.jpg

Dão-se num aquário com uns 15 litros? São fáceis de manter? Alguém tem ou já teve para partilhar a sua experiência.

O meu muito obrigado e até amanhã, em Monsanto.

Abraços  🙂

nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

Boas

O género Pseudomugil também me desperta muito interesse e de momento tenho vários exemplares de gertrudae. Comprei um casal o ano passado numa loja onde estavam identificados como killies…

Mantenho-os num aquário de 12 litros apesar de achar que ficavam melhores num aquário maior.
    Acho-os fáceis de manter.
    Para reproduzir, podes fazer como os killies. Várias mop's no aquário, recolhes os ovos e fazes a incubação em água ou em turfa. Os ovos são mais ao menos do tamanho dos dos P. annulatus e quando nascem são igualmente pequenos precisando de infusórios.

Abraço
    Nelson Meneses

Tiago Augusto M. Moura
    Ceraunius
    Participante
    • Membro Bronze

Obrigado Nelson pelo esclarecimento 🙂

Como é de temperaturas e águas (assim por alto)? A minha fishroom varia entre os 16ºC (inverno) e os 24ºC (verão em dias de muito calor).
    Se tens em 12 litros, são capazes de se aguentar num de 15:)

Abraço

nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

Eles estão a uma temperatura de 24º, mas já os tive a 20º. Agora 16º parece-me um bocado baixo tendo em conta a origem da espécie, mas pode ser que aguentem durante pouco tempo, não sei…
    A água que uso é a da rede e meto algumas folhas para dar cor à água e para acidificar um bocado.

Abraço
    Nelson Meneses

Tiago Augusto M. Moura
    Ceraunius
    Participante
    • Membro Bronze

Se descer muito a temperatura, coloca-se um aquecedor para eles.

Eu tenho aquelas pinhas (de amieiro salvo erro) maravilhas que um colega aqui da APK me ofereceu e uso água do garrafão.
    Obrigado pelos teus esclarecimentos 🙂

Abraço

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

Pode-se criar como os killies, o tamanho mencionado de aquario dá para um casal. Os machos são bastante activos e os seus movimentos lembram-me uma borboleta quando se fazem às fêmeas. Na minha experiência te-se que tirar os ovos todos os dias senão desaparecem ou sobrevivem muito poucos. Aguentam perfeitamente as temperaturas mencionadas mas não se reproduzem nas mais baixas. Não é necessario acifificar a agua. A estirpe do comercio produz uma percentagem não muito baixa de peixes deformados, falta de parte da mandibula, barbatana deformada etc. Não vivem muito tempo e reproduzem-se jovens e deixam de o fazer relativamente rapidamente. No meio dos criadores de Rainbowfish a estirpe/população mais dessiminada neste momento é a originaria das ilhas Aru e que naturalmente não tem ainda problemas de consaguinidade e de deformações. Há pouco tempo os criadores estavam a vender os ovos a cerca de 1 Euro cada.

Abraço
    Paulo José

Tiago Augusto M. Moura
    Ceraunius
    Participante
    • Membro Bronze

Mais uma vez, muito obrigado Paulo por uma resposta tão completa.

Vou experimentar a estripe do comércio que será a que terei mais facilidade de acesso (na loja que vi, julgo não estarem caros).

Um abraço.

A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0