- This topic has 24 respostas, 9 utilizadores, and was last updated Há 15 years, 8 months by
Paulo José Alves.
Home › Forum APK › Área Reservada a Sócios APK › Vida Associativa › Programa da nossa convenção tem algum espaço para melhoria
-
AutorArtigos
-
04/10/2010 às 16:25 #224649
Granda ditador tu me saiste.
Eu, por mim, voto em ti: Luís CHAVES a presidente! 🙂
A nota para a “organização”, ah?!
Tens que me dizer quem é essa tal de “organização”…
Miguel
Eu acho que o Tópico deveria ser apagado, fica a nota para a organização.
Fica uma má impressão da nossa associação, este tipo de interpretações…
Luis
04/10/2010 às 16:33 #224650Obrigado Tiago por mudares o tópico de área
04/10/2010 às 17:24 #224651Mudança 100% on time, obrigado.
É verdade que raro é o leitor de Português, interessado em killies, que não é membro da APK – mas existem tradutores automáticos.
Para mim, seria certamente muito aborrecido que um comentário meu no sentido de tornar a convenção (AINDA) melhor, for interpretado como estar contra alguém, o que EVIDENTEMENTE, não é o caso.
E repito, para ficar BEM CLARO; NADA, nepia, nikles, contra o Safial.
E repito também: EXISTE espaço para MELHORIA, em termos de palestrantes internacionais, no que toca à verdente conservacionista, cientifica ou mesmo puramente amadora, não produção em massa, do hobby.
Esse espaço pode ser ocupado por acréscimo, ou não… por um milhão e meio de razões organizacionais, de timming e outras.
De qualquer modo, foram duas coisas que, muito nitidamente, me saltaram à vista no programa da convenção.
Tive curiosidade em ver se era só a mim que isso saltava à vista.
E realmente parece que sim, portanto estou esclarecido.
Miguel
04/10/2010 às 18:30 #224652Granda ditador tu me saiste.
A nota para a “organização”, ah?!
Tens que me dizer quem é essa tal de “organização”…
Miguel,
Acho que nao vale a pena alongar a conversa, mas caso nao saibas, a organização è um conjunto de pessoas (nas quais nao me incluo) que estao a trabalhar para a convencāo arrancar no dia agendado.Como de costume, esta equipa ja està a trabalhar à varios meses neste projecto de modo a que no dia da convencao se possa receber os nossos amigos nacionais e internacionais num dos maiores eventos de killifilia.
Desde já os meus agradecimentos a todos os que estão envolvidos…
Aliás tens vários mails no forum a pedir ajuda. Já te inscreves-te?
Luis
04/10/2010 às 20:12 #224653Boas amigos!
E como de cavalheiros nos tratamos, é de salutar ver que todos podemos debater os nossos pontos de vista de modo bastante construtivo. ;D
Vamos então por partes:
(…) o facto é que a sua mais amplamente divulgada contribuição na killifilia serão os constantes leilões de ovos no aquabid. Provavelmente outros ilustres visitantes internacionais teriam a capacidade de suscitar ainda maior interesse na assistencia. Estou-me a recordar, por exemplo, de um conjunto de killiófilos espanhois que têm vindo a desenvolver interessantissimos projectos de preservação de Aphanius no sul de Espanha e que este ano estarão presentes na nossa convenção.
Foi a primeira frase que fez com que tivesse ficado com a ideia de que não tivesses o mínimo interesse na palestra do Safial. Sim, é verdade que tem ovos/peixes à venda no aquabid, mas… quantas vezes já fez as delícias dos killiofilos com os peixes que envia para as diversas convenções internacionais que se realizam? Incluindo a CAPK sem auferir com isso qualquer tipo de dinheiro (aliás, até gasta do seu próprio bolso o envio).
Dou-te o meu exemplo: ainda faz 2 semanas comprei diapterons (não do Safial) a €10 o casal no aquabid (cyanostictum, fulgen e georgiae). Pela primeira vez na vida tive acesso a estas maravilhas e foi graças ao Aquabid. Peixes/ovos a mais do que €10 recuso-me a pagar, agora a estes preços simbólicos que venham eles! Antes, havia quem os tinha, mas pensas que alguma vez os consegui junto deles?
Ao longo dos últimos anos tivemos sempre palestras para todos os gostos, desde viagens de colecta, passando pela “vida e obra” de Bill Drake, etc. Porque não experimentarmos algo diferente este ano?
Mas é apenas a minha opinião, não penso que me deva conter de a expressar, só porque parece não ser a prevalecente na direcção. Uma associação de “yes men” seria certamente uma associação pobre.
Estou de acordo contigo quando dizes que devemos expressar a nossa opinião! Neste caso, a opinião da Direcção foi-me completamente indiferente para o que escrevi. Por vezes julgo que têm razão, outras vezes nem tanto mas agora nem foi esse o caso.
Peço desculpa pelo reparo mas penso que existem outros veículos diferentes deste tópico para se criticar a hipotética falta de qualidade/interesse dum palestrante internacional que se irá deslocar ao nosso país para partilhar connosco a sua experiência. Penso que esta partilha pública de opinião não só dá uma má imagem do nosso associativismo, como ainda pode fomentar uma espécie de desconfiança para qualquer futuro convidado que se desloque ao nosso país.
Neste comentário penitencio-me pela questão da “falta de qualidade” pois, tal como disseste, em momento algum escreveste isso nos teus comentários. Peço humildemente desculpa pela má interpretação do que escreveste! ;D
no nosso fórum a liberdade de expressão é um fundamento, logo nenhum tópico é eliminado por principio….ou pelo menos é assim que eu penso
Concordo com o Ricardo a 100%. Se erramos, ou clarificamos o porquê ou pedimos desculpa. Agora fingir que nada se passou e assobiar para o lado em nada contribui para o dinamismo desta ou de qualquer outra associação.
Provavelmente tens razão.
Estamos na área “APK” – mas suspeito que, embora esta área fique invisivel quando não estou autenticado, provavelmente estará visivel a TODOS os users autenticados, não apenas membros APK…
Se é este o caso faz todo o sentido mudar o topico para “Vida Associativa”.
Parabéns Miguel. Uma palavra de apreço para a tua atitude ao analisares friamente a situação. Pergunto-me quantos de nós seriam capazes de agir assim.
E repito também: EXISTE espaço para MELHORIA, em termos de palestrantes internacionais, no que toca à verdente conservacionista, cientifica ou mesmo puramente amadora, não produção em massa, do hobby.
Esse espaço pode ser ocupado por acréscimo, ou não… por um milhão e meio de razões organizacionais, de timming e outras.
De qualquer modo, foram duas coisas que, muito nitidamente, me saltaram à vista no programa da convenção.
Tive curiosidade em ver se era só a mim que isso saltava à vista.
E realmente parece que sim, portanto estou esclarecido.
Acredito que em outros anos também tenham existido pessoas que não ficaram plenamente satisfeitos com os palestrantes mas é muito difícil agradar a gregos e a troianos. Eu se pudesse, criava umas jornadas da killifilia que durassem a semana inteira só com palestras, leilões e jantaradas…
Grande abraço a todos!
04/10/2010 às 20:18 #224654Boas carissimos amigos
Eu quero aprender tudo o que me puderem ensinar para depois escolher o meu melhor método, quero por isso assistir à palestra do Safial.
“EXISTE espaço para MELHORIA, em termos de palestrantes internacionais”
Depois de ler estas linhas, penso que continuamos com aquele sentimento de inferioridade em que o que vem de fora é que é sempre melhor.
Em termos de palestrantes internacionais temos entre nós um dos melhores criadores de nothobranchius do mundo, não me importava nada de o ouvir falar de como os cria, eu, e os nossos amigos que nos visitam. Sim Filipe estou a falar de ti.
Quanto à organização acredita Miguel que existe.
Para alguns são pelo menos alguns serões, para outros um trabalho continuo de anos.
O meu obrigado a todos eles, já que nesta não vou poder ajudar a montar.
Um abraço Amigos
José Azevedo04/10/2010 às 20:39 #224655Luis,
Por principio não respondo a flames, mas por ser para ti, cá vai, tanto mais que a frase foi bem intencionada e simpática:
Aliás tens vários mails no forum a pedir ajuda. Já te inscreves-te
Ora toma lá. É assim mesmo!
Vêem para aqui estes gajos dar sugestões de melhoria em vez de trabalharem e ponto final.
Quem é que manda este tipo pensar e ter opiniões? Independentemente da sua participação de quase uma década na montagem de convenções APK, além de centenas de horas gastas em feiras, exposições, eventos, gestão de sites, desenvolvimento de software e sei já o que mais, incluindo diversas propostas à AG (granda chato!) – algumas das quais, de facto, tornaram-se importantes instrumentos de gestão na associação (o caso, por exemplo, das “áreas executivas”).
Nah, certamente o rapaz não tem o direito de ter opiniões ou, pior ainda, de as expressar, inscreve-te é pra trabalhar, pá!
Luis, apesar de ninguém o dizer de forma tão rústica, muito provavelmente não estás sozinho.
Sobre quem é a “organização”, se por ventura não o entendeste (como parece que foi o caso) quando pergunto “qual organização”, a intenção será perceber, das apenas duas ou três pessoas com poder de decisão na associação, onde obviamente não estás incluido, quem realmente apadrinhou estas escolhas (ou quem discordou delas).
Sabes, é que eu conto estar também nos próximos 10 anos na APK ou, quem sabe, até nos próximos 20 ou 30. Gosto de entender como é gerida uma organização com a qual espero ter este “commitment”.
Não é para engraxar ninguém, tanto mais que – como se pode constar – não é propriamente o meu género, mas considero que a associação tem sido bem orientada nestes 10 anos.
Assim sendo, continuarei a considerar-me no direito de apontar coisas boas e menos boas, de dar sugestões e de colaborar, quando quiser e como quiser, na medida do meu tempo, da minha disponibilidade e da minha vontade.
De facto, acho que todos nós devemos ter esse direito – afinal isso até consta nos estatutos.
Ânimo Luis, tu também – e vê lá, não me mandes mais trabalhar.
Miguel
04/10/2010 às 20:48 #224656Miguel,
Caso nao tenhas reparado, no final da convencao de 2009 foi criado um topico sobre sugestoes para a convencao de 2010 de modo a que todos podessem contribuir com ideias e sugestoes para a organizacao.O unico ponto que discordo da tua abordagem, ė estares a dar a tua opniao a 2 semanas da convencao.
Luis
04/10/2010 às 21:10 #224657Amigos, também eu vou escrever neste interessante tópico, mas não sobre o assunto que debatem ;D
Já li duas mensagens de pessoas diferentes, que escreveram a palavra “vêem” do verbo “ver”, quando o que queriam era escrever “vêm” do verbo “ir”. Vamos lá a escrever português correctamente s.f.f. ;D
Uns queixam-se de colocarem tópicos, terem visualizações e zero respostas, enquanto outros em poucas horas conseguem captar a atenção de toda a gente. Quem sabe, sabe ;D
Abraços,
06/10/2010 às 10:01 #224658Olá
As observações do Miguel são pertinentes. Termos reparos, concordâncias e discordâncias sobre o que se passa na APK é muito bom sinal, significa que a associação está viva e que os seus socios se importam e querem participar e melhorar o que existe.
A palestra do Safial é uma solução encontrada depois de outros possiveis palestrantes não poderem cá estar, o que não tira nenhuma virtualidade a esta solução. Ouvir as dissertações de um criador com grande experiência é sempre interessante e aprende-se concerteza alguma coisa, vai certamente ser o caso com o Safial. Haveriam outros palestrantes melhores? Talvez sim talvez não, é dificil estar a fazer uma avaliação dessas, o certo é que nunca tivemos uma má palestra, o nivel foi sempre bom, nada indica que este ano será pior alem de que a escolha é sempre muito limitada, tem que ser feita entre os que cá vêm. Sobre a vinda do Zapater e uma possivel palestra dele isso nunca foi sequer equacionado pela direcção, só há muito pouco tempo é que soubemos que ele vinha e claro que o assunto dos palestrantes teve que ser tratado muito antes disso. Uma palestra dele seria muito interessante, se cá vier para o ano essa possibilidade será certamente equacionada.
Sobre o Oceanario, já não sou o responsavel, não vou fazer comentarios, sou inerentemente solidario com o que a direcção decide.Abraço
Paulo José -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.