- This topic has 25 respostas, 10 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 10 months by
Pedro Pereira.
Home › Forum APK › Área Reservada a Sócios APK › Classificados › Procuro uma formiga rainha (ou alguém que me explique como apanhá-la)
-
AutorArtigos
-
25/10/2011 às 15:52 #229013
Conheci em tempos um venezuelano que alimentava as suas gnatholebias selvagens colectadas em valas formadas à beira das estradas de terra batida perto de sua casa unicamente com formigas. Contudo, também me dizia que os peixes não punham muitos ovos… Poderá ser coincidência ou não. Confessou-me que a sua casa tinha inúmeros formigueiros ao seu redor, bem mais práticos que colectar larvas de mosquito em poças de água.
29/10/2011 às 18:41 #229014Olá Pedro,
Não sei se já te safaste com as formigas de asa mas depois das chuvas desta semana e com o sol de ontem elas saíram à rua em força..
Eu não me tinha apercebido que já tinhas arranjado algumas e acabei por apanhar umas tantas.. mas pelo que sei as que apanhas-te directamente do formigueiro precisam ser fecundadas o que se dá normalmente em voo, perdendo depois as asas.
As que apanhei algumas perderam as asas (não sei se caíram ou foi ataque das outras), outras estão todas enroladas num molho que não percebi se era um ritual de acasalamento ou se por outro lado se estavam a matar e a comer.. Seja como for deixei-as numa caixa com terra caso queiras.. tenho formigas que com asas têm quase 3cm e outras com 1cm ou pouco mais..
Se as quiseres ou mais alguém é só dizer.. acho que tenho mais de 20 na caixa..
Abraço
Frederico29/10/2011 às 19:30 #229015Olá. Eu também tenho algumas que apanhei hoje. Pelo que sei, as que perderam as asas vão começar a pôr ovos. As minhas apanhei-as já sem asas, porque de manhã ainda tinham, mas entretanto já perderam.
Obrigado na mesma.
P.S: As rainhas que não quiseres eu não me importo de ficar com elas ::) . Outra coisa, o meu objetivo não é ter as formigas para a alimentação dos killies é manter as formigas porque são interessantes.29/10/2011 às 19:48 #229016Pelo que sei, as que perderam as asas vão começar a pôr ovos. As minhas apanhei-as já sem asas, porque de manhã ainda tinham, mas entretanto já perderam.
olá Pedro
como sabias que de manha ainda tinham asas? estiveste a observar então elas a levantar voo , aos milhares, e durante o voo efectuar a cópula e aí então perdem as asas e caem, As que caem com asas não são fecundadas, por isso não vale a pena apanhar essas formigas, podem ir para peixes que as comam.
tenho algumas, tambem, se precisares.
Quanto á femea de schelli que procuras tambem te posso ajudar.
um abraço
Joaquim Marques29/10/2011 às 19:50 #229017Ok
Se fores à próxima reunião em Monsanto e se elas se aguentarem até lá eu levo.
Abr
Frederico29/10/2011 às 22:40 #229018Pelo que me disseram as asas podem levar mais de um dia a cair, mas não sei se percebi bem…
Obrigado aos dois pelas ofertas.30/10/2011 às 14:44 #229019Boas,
O que eu percebi das leituras que andei a fazer sobre o assunto é que depois de acasalarem as formigas voam até encontrarem o local ideal para começar uma nova colónia e elas próprias cortam as suas asas. Por isso acredito que tal como disseste é provável que elas mantenham as asas por mais de um dia.
Abr
Frederico30/10/2011 às 22:41 #229020Realmente aquilo que disseste faz sentido, até porque uma das formigas que apanhei ainda tinha asas e passado uns minutos de a ter posto numa caixa com terra perdeu-as.
Obrigado pelas respostas.10/11/2011 às 21:29 #229021Joaquim, levas a fêmea de Fundulopanchax Scheli no sábado, certo?
Obrigado.10/11/2011 às 22:18 #229022olá Pedro
levo a femea11/11/2011 às 19:36 #229023Obrigado Joaquim.
Pedro -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.