- This topic has 29 respostas, 14 utilizadores, and was last updated Há 12 years, 9 months by
Luis Oliveira.
Home › Forum APK › Área Reservada a Sócios APK › Programas de Manutenção de Espécies › PME em Re:Crónicas de Moçambique
-
AutorArtigos
-
09/05/2012 às 21:34 #233242
Pedro,
não estou totalmente de acordo. Creio que os PME visam a preservação de um determinado código genético, associado a um código de colecta. Creio que o que deve ser garantido não é que os ovos excedentes não sejam vendidos, o que deve ser garantido é que nos PMEs só entrem exemplares e ovos oriundos de fontes com elevado grau de fiabilidade.
Cumprimentos
10/05/2012 às 10:16 #233243São duas coisas completamente diferentes.
Uma coisa é assegurar que uma espécie não é vendida, isto é baseado no pressuposto que o comércio é algo de feio, imoral e indigno, pelo menos no caso dos killies.
Outra coisa é assegurar a preservação de uma determinada espécie ou estirpe em cativeiro, ou pelo menos incentivar a manutenção e divulgação.
Miguel
10/05/2012 às 14:22 #233244Olá
Só a AKA é que conseguiu implementar um programa similar que funcione, todas as outras associações que o tentaram esbarraram com a realidade da generalidade dos kiliofilos no que se refere ás suas condições para menter killies: escassez de espaço, tempo, dedicação e paciência. Só a nivel individual e ao nivel dos ArbeitGruppen que os alemães têm é que se consegue alguma coisa, manter durante bastante tempo populações e especies mas acaba sempre por ser um esforço inglorio, logo que o tal criador deixa de ter a tal populaçao ela desaparece, já vi isto acontecer muitas vezes. Não dá para impor nada e devido a isso não funciona, foi uma ideia que pela qual pugnei no inicio da APK mas que acabou por se revelar impraticavel a curto prazo. São poucos os que dedicam 5 ou mais anos a ter a mesma coisa e arranjar mais um ou dois que tambem o façam é extremamente dificil a não ser que o façam acidentalmente porque a especie é facil e comum. A tendencia é as especies e populações irem circulando e mudando nos aquarios. O killiofilo é uma especie muito volatil e susceptivel às novidades, gosta de mudar e de ter o novo e bonito, como o espaço disponivel é sempre demasiado limitado para os desejos ele acaba por ir para aquilo que no momento se consegue de mais apelativo e substituir o que já se tinha mesmo há relativamente pouco tempo.
Abraço
Paulo José10/05/2012 às 15:11 #233245Olá.
isto é baseado no pressuposto que o comércio é algo de feio, imoral e indigno, pelo menos no caso dos killies.
Para mim – e no caso dos killies – é!
E tendo em conta que …
1 – faço 600km, gasto dinheiro, tempo e corro riscos em Moçambique – ou seja, tenho custos;
2 – cuido, embalo e transporto os peixes para Portugal (por vezes tendo de pagar um “café” a algum funcionário de alfândega mais zeloso) – logo com custos;
3 – me desloco dentro de Portugal – com custos – para entregar os bichos a quem vai cuidar deles
… mesmo assim teria vergonha se pedisse um cêntimo pelos peixes, creio que tenho o direito de impor a condição de que eles nunca sejam vendidos sem ser em benefício de associações. Repara que eu não obrigo ninguém a ficar com os peixes. Apenas “exijo” que se alguém os quiser ter então que não os venda. Naturalmente (e já disse isto a outro amigo da APK por MP) que não sou ingénuo ao ponto de não saber que perco totalmente o controlo de como os peixes são transaccionados a partir do exacto momento em que os entrego. Mas, fazendo estes avisos públicos sobre a minha vontade, estou a garantir que quem um dia eu descobrir que não cumpre com ela já sabe que escusa de alguma vez me voltar a aparecer à frente. E isto é muito fácil de entender.
Agora também é claro que isto não tem nadinha a ver com com qualquer programa de manutenção de espécies.
Abraços.
10/05/2012 às 15:45 #233246Vasco,
o que referes é algo totalmente diferente, como tu próprio dizes, da concretização de um PME… isso são opções que tu fazes, face aos peixes que tu disponibilizas e atendendo à tua visão… e isso é inteiramente legítimo e, até digo mais, é um contrato como outro qualquer. Se me entregas uma espécie sob a condição de eu nunca vender qualquer descedência da mesma, se o fizer estou a violar o contrato que fiz contigo… para além da questão moral, da questão da confiança pessoal é, também (e perdoem-me o vício profissional) uma ilicitude!
No que cocnerne ao um PME – mantenho a posição e aparte acordos poessoais – o relevante não é garantir que não haja saídas de exemplares de uma determinada maneira, o importante é que não haja entrada de exemplares de uma forma não fidedigna.
Paulo,
essa visão que referes, como bem sabes, não é exclusiva dos killiófilos, é genérica à aquariofilia. São poucas as pessoas que querem manter uma espécie, seja do que for, muito tempo… chegou, reproduziu, vendeu, compra outra… por vezes nem se vai a tanto… chegou, fotografou, cansou, passa a outra. Não é a minha visão… nem todas as espécies que passaram por mim eu fiz questão em manter, muitas acabei por achar desinteressantes, mas mantenho algumas espécies há mais de 5 anos e quero continuar a mante-las e outras perdi, mas quero recuperar e outras que recentemente consegui reproduzir, quero difundir para que se algum acidente acontecer, as possa recuperar um dia.
10/05/2012 às 16:57 #233247Se me entregas uma espécie sob a condição de eu nunca vender qualquer descedência da mesma, se o fizer estou a violar o contrato que fiz contigo… para além da questão moral, da questão da confiança pessoal é, também (e perdoem-me o vício profissional) uma ilicitude!
Pronto, é isso mesmo. E eu sou tão exagerado que não só imponho essa condição a quem entrego os peixes (no caso actual o Filipe) como também lhe imponho a condição de impôr a mesma condição a quem ele entregar descendência ;D.
Abraços.
10/05/2012 às 18:04 #233248Acerca da venda eu estava a particularizar o caso do Vasco, no entanto, na minha opinião, o Vasco tem razão. Eu se pudesse apanhar killies (Coisa que ainda não tive a sorte de fazer, apesar de já ter tentado) não pediria dinheiro por eles, por isso não gostaria também de ver outras pessoas a ganharem dinheiro com o meu trabalho. Aconteceu uma situação comigo, no fundo semelhante que vou relatar.
Quem não quiser ler passe à frente 😉 .
Bem, eu partilho uma pequena horta com um amigo. Aconteceu que ele chegou a uma altura em que quando ia para lá, era para ficar sentado enquanto eu trabalhava. Então eu pergunto: então é justo que ele coma do meu trabalho? Assim como pergunto: é justo que outras pessoas ganhem dinheiro através (Apesar de não ser propriamente directamente) do esforço do Vasco para encontrar os killies?
No entanto como o Vasco diz é praticamente impossível manter o controle sobre a espécie/população durante muito tempo.
Pedro10/05/2012 às 22:18 #233249Olá!
Se me entregas uma espécie sob a condição de eu nunca vender qualquer descedência da mesma, se o fizer estou a violar o contrato que fiz contigo… para além da questão moral, da questão da confiança pessoal é, também (e perdoem-me o vício profissional) uma ilicitude!
Pronto, é isso mesmo. E eu sou tão exagerado que não só imponho essa condição a quem entrego os peixes (no caso actual o Filipe) como também lhe imponho a condição de impôr a mesma condição a quem ele entregar descendência ;D.
Abraços.
Eu gosto de saber as condições à partida, isso permite-me saber se estou interessado ou não. No caso concreto já sabia como ia ser, ou não conhecesse eu o Vasco há tanto tempo. E também já andei a chafurdar nas poças e sei bem o dinheiro que se gasta e o trabalho que dá.
Quanto à distribuição dos peixes/ovos, vou fazer exactamente o que o Vasco me pediu. A partir daí se tiver que dizer não a alguém digo, não tenho problemas nenhuns com isso. Quem não gostar tem bom remédio, vá a uma convenção qualquer e compre.
Neste tipo de coisas nunca tenho em conta qualquer tipo de legalidade, é mais uma questão de respeito por um amigo e por tudo o que isso significa.
Cumprimentos!
Filipe Torre11/05/2012 às 09:44 #233250E não tenho problemas nenhuns com vendas de ovos ou peixes, sejam killies ou outros. Já o fiz várias vezes e tenciono fazê-lo novamente.
Mas não o faço quando me pedem para não o fazer, é só.11/05/2012 às 09:48 #233251E não tenho problemas nenhuns com vendas de ovos ou peixes, sejam killies ou outros. Já o fiz várias vezes e tenciono fazê-lo novamente.
Mas não o faço quando me pedem para não o fazer, é só.Parece-me claro… é uma questão de respeito! 😉
11/05/2012 às 10:46 #233252Filipe,
Deixa-me só esclarecer um pormenor.
Conheço-te desde que começaste com os killies, já lá vão uns anitos, com um casal de Aphyosemion striatum. Lembras-te? Sei que sim.
Nunca, mas nunca tive conhecimento que tivesses vendido um ovo a qualquer sócio da APK. Seja ele português ou doutra qualquer nacionalidade.Um abraço,
Luis Oliveira
11/05/2012 às 12:47 #233253Olá, claro que me lembro, ainda não estou com os fusíveis assim tão queimados. Os peixes eram dum gajo com mau feitio e rabujento que ao que consta é Presidente.
Voltando ao assunto, infelizmente vendi, a um estrangeiro. Na altura não sabia que o gajo era sócio da APK, nem tinha maneira de saber porque o gajo comprou os ovos no tal famoso site de leilões. Enviei-lhe os ovos e também lhe enviei o dinheiro correspondente à venda. O dinheiro veio devolvido passados uns dias. A seguir enviei mais duas vezes o dinheiro através de paypal e o gajo continuou a devolver.
Cheguei à conclusão que não valia a pena continuar a tentar. Um dia apanhei-o numa convenção e paguei-lhe uma bela almoçarada. Devolvi o dinheiro mas foi doutra maneira!
Obviamente que isto só aconteceu por absoluto desconhecimento.
Cumprimentos!
Filipe Torre11/05/2012 às 20:06 #233254(…)gajo com mau feitio e rabujento(…)
Filipe, por momentos pensei que estavas a escrever a tua autobiografia… ;D
Abraço,
26/12/2013 às 22:18 #233255Caros associados e direcção, vamos tentar manter uns peixes.
Eu estou disponivel para tentar, decerto que haverá mais com a mesma vontade.
Os resultados das existencias seriam apresentados na àrea de sócios e só nesta àrea.
É algo que eu acho muito interessante e dificilmente se perderia a especie entre nós, pois podia-se equilibrar os sex racio, com permutas.
Era giro e movimentava-mos o forum e até pode ser que outros começem tambem a trocar ideias.
Um abraço Amigos.27/12/2013 às 12:45 #233256Olá Zé,
Acho a tua iniciativa com muito mérito. Talvez a próxima direcção se abalance a tentar implementar um programa de manutenção de algumas espécies…
Neste momento já existe uma aplicação no nosso site e na área de sócios que eu considero impecável. Permite o registo dos teus peixes, as quantidades por espécie, sexo e até o que tens disponível. Permite também saberes de quem recebeste peixes e a quem ofereceste peixes. Podes ter a tua lista publica para os outros sócios ou tê-la oculta.
Infelizmente nem tudo é bom. Não se consegue registar novas espécies, nem tão pouco as alterar para as novas classificações. Isto leva a que muitos sócios tenham abandonado a aplicação. Também é verdade que alguns sócios optam por manter ocultados os seus registos, não os partilhando. São opções que eu compreendo.
Repara que eu próprio já pedi uma determinada espécie, ninguém tinha e depois apareceu na Convenção. O que pode inviabilizar a tua idéia, se se não quiser partilhar. Felizmente são as excepções e a grande maioria dos sócios está imbuído do espírito de partilha da APK. Espero que assim continue.
Um abraço,
Luis Oliveira
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.