A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)

Home Forum APK Geral Outros Assuntos de Interesse Geral Pergunta sobre botânica

• Autor
    Artigos
    Gonçalo João Barreto Costa
    Gonçalo Costa
    Participante
    • Topicos: 32
    • Respostas: 292
    • Totais: 324
    • Membro Bronze

Tenho esta pergunta prós entendidos em botânica:
    Existem musgos que tolerem alguma salinidade na água? O Sphagnum tolera?
    Outra pergunta: será que posso picar o musgo e dps espalhá-lo sobre uma superfície porosa para que este cresça?

catarina pinheiro
    Participante
    • Topicos: 10
    • Respostas: 83
    • Totais: 93
    • Membro Bronze

Boa noite Gonçalo

Existem musgos mais tolerantes do que outros, mas tudo depende do grau de salinidade. Estás a pensar em que valores (ou colheres de chá por Litro)?

O mais tolerante é o musgo de Java.

Não precisas de picar o musgo, basta arranjares tela, rede mosquiteira de plástico ou pedaços de cerâmica, atas o musgo à base e, em menos de nada, o musgo cobre tudo.

Se precisares de mais alguma coisa, diz.

Abraço

sérgio murra
    Participante
    • Topicos: 12
    • Respostas: 85
    • Totais: 97
    • Membro Bronze

Gonçalo não sei se falas de musgos aquáticos ou de terrestres. A Catarina respondeu te para os aquáticos. Eu pelas tuas perguntas calculo que seja para musgos terrestres ou com esse objectivo já que esta definição na realidade não é muito linear.

Mas musgos musgos eu não tou a ver de nenhuma espécie que aguente ou que ocorra em zonas com salinidade..Mas com a tua pergunta fui rapidamente pesquisar e aqui tens: http://people.stfx.ca/rscrosat/biology384/TB08.pdf e mais esse: http://www.bio.bas.bg/~phytolbalcan/PDF/13_2/13_2_01_Sabovljevic_&_Sabovljevic.pdf .Li por alto mas responde-te mais ou menos e tem umas espécies que deverão existir por cá já que o artigo fala de musgos halófitos do Mediterrâneo.  Se quiseres pesquisar mais coisas eu usei as palavras chave: bryophyta salt marshes. Podes experimentar outras.

Em relação ao esfagno não pesquisaste nada! O esfagno ou o género sphagnum é caracterizado por ocorrer em zonas muito pobres em nutrientes e sais, eles não toleram nada disso. É agua destilada e da chuva e pronto. Também crescem muuuiiito devagar por isso também. O esfagno costuma ocorrer em turfeiras,aliás elas são em parte criadas por ele, eéonde existem muitas espécies de plantas carnívoras. Isto é a maioria das espécies. Como tudo existem excepções porisso pesquisa.Pode ser que haja alguma mais tolerante ou muito tolerante mesmo.O género sphagnum é muito grande e existe e todos os Continentes julgo… E isso de se picar costuma-seusar na cultura do musgo esfagno sim. pica se musgo vivo e coloca se em cima de leca e turfa sem ser fertilizada.depois é regar bastante e ter paciência que elevai crescendo.

Cumprimentos,

Ah e  distinguir diferentes espécies de musgos e entre sphagnum em especial não é propriamente fácil…

Gonçalo Costa
    Participante
    • Membro Bronze

Catarina
    Estou a pensar usar esse musgo que tenho desse em casa, mas o que quero fazer é agarrar no musgo, picá-lo e espalhá-lo nuns “esqueletos” de esponja para os cobrir até fora de água, este musgo tb se dá fora de água, em terrários muiiiito húmidos, mas esse não é o problema uma vez que basicamente vou usá-lo num aquaterrário.
    Em termos de salinidade vou usar cerca de 2 colheres de salmoura por litro.

Sérgio
    Lá nisso tinhas razão, não pensei um bocado… O Sphagnum que tenho lá em casa so se deu a água da chuva e pouco sol. A minha professora de Botânica disse-me que poderia haver Sphagnuns que aguentassem a salinidade mas discerní-los… Vou amanhã passar pelo LISI com amostras de musgos que apanhei no Minho para ver se mos conseguem identificar.

Vou também plantar umas avencas que sei que essas se dão bem em ambientes com sal

Gonçalo Costa
    Participante
    • Membro Bronze

E esqueci-me de dizer: Tive a ler 2º artigo e encontrei uma espécie de cá: Cephaloziella baumgartneri

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Olá,

Qualquer musgo, das espécies comuns em aquário, pode ser mantido fora de água, desde que o ambiente seja bastante húmido. Até mesmo a riccia poderá ser mantida nestas condições, ficando com um aspeto um pouco diferente do habitual.

Miguel

catarina pinheiro
    Participante
    • Topicos: 10
    • Respostas: 83
    • Totais: 93
    • Membro Bronze

Boas Gonçalo

Não precisas de picar o musgo, basta atares com uma linha fininha à esponja e ele começa a amarrar-se.
    Sim, podes mantê-lo perfeitamente em ambientes húmidos. Com esse teor de sal não deverás de ter problemas.

A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0