- This topic has 10 respostas, 5 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 3 months by
Miguel Figueiredo.
Home › Forum APK › Killifilia › Reprodução › Ovos em gel – experiencia
-
AutorArtigos
-
11/12/2011 às 18:33 #217171
Viva,
Na sequencia do thread sobre ovos de anuais e argilas, decidi experimentar um novo substrato: O gel.
Encontrei gel da marca Rainbird no Leroy Merlin:

Este gel é usado para irrigação. Segundo a etiqueta, quando colocado no solo vai libertando água lentamente, por ação das bactérias. Indicam também que é atóxico.
Arranjei uma tira de plástico transparente rígido, coloquei um pouco de gel e de seguida inseri 24 ovos de Fundulopanchax nigerianus apanhados ontem e conservados em água com folhas de amendoeira da india. Finalmente, coloquei nova tira de plástico, pressionei e selei com fita adesiva.
A preparação fica com o aspeto de uma lamela, com o gel e os ovos no meio das duas tiras de plástico.
A grande vantagem é que os ovos são sempre visiveis, a cada momento é possivel verificar o estado de todos os ovos e saber quantos se estão a desenvolver normalmente.
Tirei umas fotos:
Lamela:

Os ovos:

Os ovos, no modo super macro da camera:

De facto, não faço a minima ideia se o gel será um substrato adequado… mas nada como experimentar.
Acho que podem existir alguns problemas:
- Oxigénio: O gel rodeia completamente os ovos, suspeito que não é muito permeável ao oxigénio, assim sendo pode ser um problema, embora os ovos de alguns anuais gostem de condições aneróbicas.
- Nascimento: Presupondo que os ovos se desenvolvem, será que os alevins vão conseguir sair do gel?
- Toxicidade: O que não é tóxico para seres humanos pode muito bem sê-lo para ovos e alevins.
Talvez fosse preferível experimentar com os ovos de anuais puros, como os Nothos mas não os tenho disponíveis. Por outro lado, os nigerianus permitem uma experiencia mais rápida: num mês (ou antes, se os ovos não se desenvolverem bem) é possivel saber o resultado.
Uma das coisas em que estou curioso é saber como é que os ovos vão reagir à humidade. Embora o gel tenha um aspeto humido, ao toque parece estar quase seco, será que a humidade disponivel será interpretada como “água” e os ovos vão desenvolver-se rapidamente ou, pelo contrário, terão um desenvolvimentos semelhante ao da turfa?
A ver vamos…
Miguel
11/12/2011 às 19:13 #230169Miguel,
Vamos esperar para ver.Luis
18/12/2011 às 21:01 #230170Viva,
Ponto da situação, após uma semana:
Decididamente o gel é um ambiente “seco”, os ovos não se desenvolvem ou desenvolvem-se muito, muito lentamente. Em água, em três dias ficam escuros, em gel, ainda estão transparentes.
Se se estão a desenvolver é muito devagar… talvez os ovos não tenham oxigénio suficiente ou talvez o gel seja tóxico de alguma forma… Se os ovos ainda estiverem vivos, estarão provavelmente em diapausa.
Venho pedir o auxilio a quem tenha formação em biologia, para me ajudar a interpretar as imagens: parece existir uma especie de saco de ar no interior dos ovos… o que é? O embrião? É sinal que os ovos ainda estão vivos? Ou é sinal que já não estão?
As imagens:
A lamela:

O aspeto dos ovos:

Obrigado,
Miguel
18/12/2011 às 21:51 #230171A mim parece ser o embrião!
12/03/2012 às 11:32 #230172Miguel, poderá ser da montagem.
Os ovos não formam bolhas de ar no interior.tens mais informações sobre isto?
12/03/2012 às 12:17 #230173Bom dia Miguel
Os ovos têm, em todos os casos, uma pequena bolsa de ar no seu interior, ela não surge durante o desenvolvimento embrionário.
Em todo o caso, não me parece que esses ovos se estejam a desenvolver.
Atenção que se o gel é indicado para irrigação, os testes de toxicidade que são feitos apenas abrangem os organismos aos quais o gel se destina, ou seja, não foram com toda a certeza feitos testes em peixes. E estes são muito mais sensíveis do que plantas…
Não me parece que esse gel permita que os ovos façam as trocas gasosas necessárias com a atmosfera/água… E mesmo que eles estiverem a desenvolver embriões, irias ter um grande problema com o nascimento dos pequenos…
Abraço
12/03/2012 às 12:58 #230174Estás certa, Catarina.
Os ovos passaram muito tempo quase sem se desenvolverem, depois ficaram mais escuros, sugerindo o desenvolvimento do embrião, porém sem nunca chegarem a ter estruturas visiveis e muito menos olhos.
Finalmente, após dois meses, resolvi dar por terminada a experiencia. Tenho algumas fotos dos ovos nessa altura, nunca tive tempo de as colocar online, espero fazê-lo. Os embriões, semi-desenvolvidos, estavam mortos (deixei-os algum tempo em água para confirmar) mas não deixa de ser curioso que, nesta situação e ao fim de meses, os ovos não se tenham, simplesmente, desfeito.
A conclusão é que o gel do tipo “Rainbird” não é um substrato adequado para killies.
Entretanto tenho realizado outras experiencias, sobretudo com diversos tipos de esponjas e húmidades relativas.
No caso dos Fundulopanchax nigerianus, os ovos que tenho mais facilmente à mão, a velocidade de desenvolvimento está diretamente relacionada com duas coisas: a humidade e a temperatura.
Com uma humidade muito elevada (uma esponja muito porosa, metade imersa) e a 27-28 C os ovos chegam a estar prontos para eclodir (olhos bem desenvolvidos) em 12 dias.
Neste momento, ando às voltas tentando identificar factores que fazem os ovos fungar ou ficar brancos.
São, claramente, simtomas distintos: Fungar podem fungar todos os tipos de ovos, embrionados ou não. Ficarem brancos, pelo menos no meu caso, só ficam nos primeiros 5 ou 6 dias e sempre antes de terem embrionado.
Os fungos, pelo menos no meu caso estão dependentes da carga bacteriana da água. Se fizer uma mudança semanal de água de 50% nunca tenho fungos. Se ficar 15 dias sem mudar a água, começo a ter fungos nos ovos.
Desde que notei esta relação, para efeitos experimentais, deixei de ter fungos… faço grandes mudanças de água semanais.
Ainda não consegui compreender bem os ovos brancos… são não fecundados ou são atacados por bactérias? Não sei!
Estou a pensar esterilizar os ovos assim que os coleto… suponho que o ideal para isso é o azul de metileno mas, por incrivel que seja, há semanas que procuro uma farmacia que tenha azul de metileno e não encontro.
Miguel
12/03/2012 às 18:05 #230175Se é para ver se é de bactérias ou não, entao esterilizas o exterior do ovo e numa placa de petri com agar nutritivo esborrrachas o ovo e fazes um espalhamento em placa pra confirmar a presença de bactérias!
13/03/2012 às 10:40 #230176E sabes onde encontrar agar nutritivo ou azul de metileno?
Miguel
13/03/2012 às 11:07 #230177Bom dia a todos
Parece-me que estão a confundir duas situações: a investigação da existência de bactérias destruindo os ovos, e a procura de manter ovos sem que estes funguem.
Não conseguimos esterilizar ovos quando os colectamos, isto porque a esterilização ou é física (com recurso a altas temperaturas) ou química (com recurso a agentes antibacterianos como sendo o álcool). Quer uma quer outra situação inviabilizam os ovos.
Os ovos brancos são ovos não fecundados, que seguem o processo evolutivo normal: como não desenvolvem nenhum embrião, degradam-se e ficam brancos, e logo de seguida surgem os fungos, que se vão alimentar do ovo e eliminá-lo.
É também preciso ter muito cuidado com o tipo de produtos que se utilizam na água em que estão os ovos. O azul de metileno e outros antifúngicos podem inviabilizar os ovos caso sejam utilizados em concentrações mais elevadas, o que não é muito dificil de acontecer.
Os dois factores principais para que os ovos não funguem são:
– a quase inexistência de luz. Muitos dos ovos são fotossensiveis, devendo-se evitar a exposição a qualquer tipo de luz (inclui a utilização de lanternas para ver a viabilidade dos ovos).
– a higiene é fundamental. Lavar muito bem as mãos antes de mexer nos ovos, manter a água onde os ovos estão sempre muito limpa, e utilizar a folha de amendoeira da india, já que é um antibacteriano natural.Eu tenho usado água envelhecida com turfa e folha de amendoeira da india, e tenho tido uma taxa de ovos fungados muito baixa.
Em relação à placa de petri com agar nutritivo, este tipo de situação é usada para fazer espalhamento, mas é necessário destruir os ovos, não me parece que seja a solução que estejas à procura Miguel. E muito sinceramente, também não estou a ver como e esteriliza o exterior de um ovo tão pequeno, considerando que a “casca” é porosa. Com álcool não deve ser porque vão destruir o exterior e o interior, o azul de metileno não é usado para esterilizar, e com recurso a calor não me parece que corra muito bem.
13/03/2012 às 12:45 #230178Catarina,
Penso que evitar o ataque de fungos será um problema ultrapassável, provavelmente recorrendo a concentrações adequadas de fungicidas inócuos.
No meu caso, deixei de ter fungos desde que descobri que desaparecem com mudanças de água grandes e frequentes. Anteriormente tinha ovos que fungavam, mesmo em água com folhas de amendoeira da india. De facto, segundo a minha experiencia, estas folhas podem ser excelentes anti-bacterianos e usadas com sucesso em algumas doenças bacterianas mas não evitam os fungos nos ovos, pelo menos não completamente.
Estou a tentar compreender porque é que os ovos ficam brancos. Provavelmente será porque serão inférteis ou porque serão atacados por bactérias.
A questão é: Existem muitos ovos férteis que ficam brancos? Se assim for e se impedirmos que as batérias os ataquem, teremos mais ovos viaveis. De notar que a percentagem de ovos brancos varia dramaticamente com a especie, há especies em que nenhum ovo fica branco, há outras em que os ovos ficam sistematicamente brancos.
Finalmente, para complicar as coisas, existem especies, como os Fallax, em que os ovos ficam esbranquiçados como parte normal do seu amadurecimento, passando depois a escuros. Quem desconhecer esta particularidade deitará fora ovos viáveis.
Miguel
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.