A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)

Home Forum APK Killifilia Reprodução Ovo e alevin ao microscópio // Experiência de incubação

• Autor
    Artigos
    Pedro Miguel Santos Pereira Rodrigues
    Pedro Pereira
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 389
    • Totais: 430
    • Membro Bronze

Olá. Como o título indica, criei este tópico para mostrar um ovo e um alevin ao microscópio e também para falar um pouco da minha experiência recente na incubação dos ovos, porque tinha os ovos a fungar e então pedi uns conselhos ao pessoal na Pet Festival e acrescentei mais uma coisa que li na internet.
    Um pequeno vídeo do ovo (Carregar para ver):

th_19155032_zps16724ee1.jpg

O do alevin é grande, mas não tem nada de novo a partir dos 30 segundos (Só uma artémia, porque queria vê-lo a comer), por isso podem parar por volta dessa altura (Carregar para ver):

th_1916428_zpse78d9c27.jpg

Quanto à incubação a primeira coisa que vou fazer é agradecer a todos os que me deram conselhos para superar o problema que tinha. Agora vamos ao que interessa, a forma como eu passei a incubar os meus ovos.

Antes de receber os conselhos, tentei todos os métodos que conhecia, mas nada resultava. Por isso pedi conselhos quando estive na Pet Festival e foi isto que me disseram:

1- Temperatura: Pôr os ovos numa caixa por cima ou dentro dos aquários. No meu caso, como tinha um aquário sem peixes, pus as caixas directamente na água, para garantir uma temperatura alta.

2- Água: Pôr os ovos em água do luso.

Depois de me darem estes conselhos, apesar de aumentarem imenso a quantidade de ovos que sobreviveram, decidi pesquisar um pouco também, e isto foi o que encontrei:

1- Água: Pôr os ovos directamente em água da torneira, logo ainda com cloro e cloramina, para evitar os fungos; esta eu não usei.

2- Produto: Pôr os ovos numa água com um produto com propriedades antifúngicas, para evitar os fungos, esta usei noutra tentativa, e dos seis ovos que pus lá, tirei seis já com os olhos daí a duas semanas, utilizei um estrato de qualquer coisa tropical, não sei bem o nome, que ganhei nas rifas na CAPK XII.

Espero que gostem,
    Pedro.

P.S: Peço desculpa pela qualidade de imagem, mas a câmera fotográfica do microscópio não dá mais.

Gonçalo João Barreto Costa
    Gonçalo Costa
    Participante
    • Topicos: 32
    • Respostas: 292
    • Totais: 324
    • Membro Bronze

O extracto parece betadine? deve ser aquele para meter a agua escura pra peixes amazónicos!
    Bons vídeos! 😉

Pedro Pereira
    Participante
    • Membro Bronze

É esse mesmo. Eu não sabia o nome ao certo, porque não o tinha comigo quando fiz o post. Quanto aos vídeos obrigado, e já estou a tentar fazer outra coisa, desta vez apanhar um a eclodir.
    Pedro.

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá Pedro,

Videos interessantes, sobretudo o primeiro.

Porque não tentas apanhar o desenvolvimento embrionário em várias fases e depois fazer uma montagem. Até a mesma sequência em fotos.

Para o fizeres é importante fazer o maior numero possivel de registos, nomeadamente espécie, temperatura da água e condições quimicas, assim como o tempo de incubação de cada fase.

Boa sorte se o projecto for avante.

Abraço,

Luis Oliveira

Pedro Pereira
    Participante
    • Membro Bronze

Olá. Luís, vou ver se consigo fazer isso, quando estiver de férias tiro um tempinho para fazer uma montagem e depois ponho aqui.
    Abraço,
    Pedro.

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 50
    • Respostas: 874
    • Totais: 924
    • Membro Ouro
    • ★★★

O primeiro está muito giro.
    Um abraço

A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0