- This topic has 4 respostas, 4 utilizadores, and was last updated Há 15 years, 2 months by
Miguel Figueiredo.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Olá :) podem ajudar uma rookie?
-
AutorArtigos
-
20/04/2011 às 21:59 #216794
Olá a todos 🙂
Chamo-me Susana Paço, tenho 21 anos e sou finalista em biologia e moro em Lisboa.
Encontrei o fórum por puro mas bom acaso e fiquei curiosa. Depois de me entreter a cuidar dos meus bettas (é o que dá a paixão pelo comportamento animal :P) dei por mim a achar muita piada aos killis 🙂
A minha pergunta é a seguinte:
– Tenho um pequenino comunitário de 17 litros que estou a iniciar e que agora apenas tem um casal de guppies e um betta Veil Tail (azul clarinho e sossegado, já habituado a conviver com guppies e néons), posso juntar um casal de killis a este trio para aprender mais sobre estes peixes magníficos? Se sim, quais serão as melhores espécies para começar e os requisitos delas? E depois se sim alguém me pode ceder um casalinho destes adoráveis peixes? 🙂 (ficava muito agradecida e MUITO contente)Em troca das vossas ajudas sempre posso dar uma mão dispondo os meus conhecimentos de proto-bióloga às perguntas mais “científicas” que tenham 😛 ah, e tenho todo o gosto em ajudar com as reproduções elaborando o pedigree genético dos pais e ajudando-vos a prever as futuras proles 🙂 é uma actividade que adoro fazer 😛
Bem, que testamento 😛 sem mais nada a dizer resta-me agradecer todas as ajudas 🙂
Abraços biológicos,
Susana Paço (aka baguera)21/04/2011 às 11:42 #226674Olá Susana
idealmente os killis preferem estar em aquários mono-espécie…. não é que não os consigas manter em aquários comunitários mas a sua reprodução torna-se difícil se não impossível pois os restantes habitantes comeriam os ovos….
Se conseguires arranjar um pequeno aquário (10L Chegam) onde albergar um casal tenho a certeza que alguns de nós têm alguma coisa que possam ceder. As condições dependem da espécie em causa.
Abraço
Ricardo
21/04/2011 às 11:53 #226675para já não queria fazer reprodução deles, queria primeiro dedicar-me a conhecer o comportamento e necessidades básicas :S (e tenho falta de espaço, e já tenho a dos bettas para começar) mas eles ficam demasiado stressados em comunitários? É que não quero stressar os pikenos 🙂 quero peixitos saudáveis e felizes 🙂
21/04/2011 às 15:27 #226676Boa tarde.
Primeiro que tudo Susana que sejas bem vinda a este fórum.
Espero ajudar-te em alguma coisa. Então vejamos:
A maior parte de nós que mantemos killies para alem de gostarmos de os ter tambem procuramos reproduzi-los e para tal oferecemos ou pelo menos tentamos dar-lhes as melhores condições para tal.
Independentemente da espécie que obtenhas (provavelmente oferecida por alguem que reproduz killies) queres juntá-los a bettas e a guppies… ?
Os bettas são originários do sudoeste asiático, os guppies da américa do Sul e provavelmente os killies da africa central. Não achas que isto é uma “grande confusão” de espécies com habitats completamente distintos?
Outra questão: os guppies por natureza são peixes que se reproduzem fácilmente e como tal irão fornecer comida viva aos killis… desde que lhe caibam na boca… isto para já não falar das belas barbatanas dos bettas que vão atrair de certeza a curiosidade dos killis…
A minha modesta opinião e visto que o teu interesse principal é “conhecer o comportamente e necessidades básicas ” é que vais ter peixes completamente stressados e de certeza algumas mortes se misturares tudo. Claro que não vais obter nenhuma informação correcta no ambito do teu possivel estudo.Ao optares por um casal de killis, mas estando estes sós mesmo num pequeno aquário com 10 ou mais litros de água, vais de certeza observar comportamentos diferentes dos obtidos num aquário comunitário. (olha que felizmente a reprodução é um fenómeno perfeitamente normal nestas espécies 😀 ) Se o fizeres te garanto que em breve vais andar a comprar aquários para teres outras espécies destes magnificos peixes.
Melhores cumprimentos,
Vitor Vieira.23/04/2011 às 12:57 #226677Viva,
Faço minhas as palavras do Vitor, se estás mesmo disposta a conhecer os killies… começa com um aquário dedicado.
Manter killies significa reproduzi-los, isto é fazer o ciclo: manter os adultos, obter ovos, eclodi-los, criar os alevins até adultos e, por sua vez, reproduzi-los.
Só deixas de ser uma rookie na killifilia depois de fazeres pelo menos um ciclo.
De facto, tudo na killifilia gira em volta da reprodução, de tal forma que eu considero que os killies são, de longe, a melhor escola que existe na reprodução de peixes. Um bom killiófilo terá muito mais facilidade em reproduzir muitas outras espécies de peixes, desde néons a peixes-palhaço.
O curso que eu aconselho a toda a gente sobre como reproduzir peixes tropicais são precisamente os killies, começando pelos não anuais ou semi-anuais, passando aos anuais e finalmente às espécies de floresta.
Miguel
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.