A visualizar 12 artigos - de 1 a 12 (de um total de 12)

Home Forum APK Killifilia Iniciação olá a todos

• Autor
    Artigos

flash
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 13
    • Totais: 16
    • Membro Bronze

Boas a todos, estes ultimos dias tenho pensado em adquirir mais uns peixes e andei a pesquisar bastante sobre o assunto, acabei por me registar neste forum visto ter ficado bastante interessado em killies, sao peixes pequenos e super lindos, e é isso o principal que procuro num peixe. estive a ver o site APK e de momento nao penso em tornar-me socio visto que nao vejo necessidade para tal, nem qual exactamente é o objectivo. falam nas reunioes em monsanto e isso para mim está completamente fora de questão visto que moro no distirto de santarem. ou seja, espero que as minhas duvidas consigam ir sendo esclarecidas através deste forum. Já pesquisei bastante por este forum e mais outros sites sobre killies e como começar.

1º vi que existem especies anuais e nao anuais, pelo que percebi para iniciados será melhor começar por especies não anuais. até aqui tudo bem.

2º vi que umas especies metem ovos em mops e outras em trufa, da pesquisa que fiz observei que para um iniciado como eu que nao percebe patavina do assunto, o melhor será criar especies que metam ovos em mops. contudo surge uma duvida, eu tenho la o casalinho de killies, metem ovos na mop, eu tiro a mop retiro os ovos da mop, e depois?

isso é que nao encontrei na net nada esclarecedor, (também nao posso ler 100 topicos nuns meros dias de pesquisa) os ovos deverão ser postos noutro aquario com as mesmas condiçoes e simplesmente esperar que nasçam, ou é feito doutra maneira? e qual?

3º como quero começar devagarinho, mesmo devagarinho, apenas pretendo obter 2 especies, das de mais facil manutenção, como criaçao, isto para ir apanhado o jeito. em relação a isto surge um infinito de duvidas em relação a especies, aqui no forum ha alguns topicos a falarem de especies para iniciantes, mas ha sempre controversias e etc, se me puderem dêem-me 5 especies das mais basicas para iniciantes, de onde dessas 5 possa escolher duas para começar.

( posso dizer que uma das especies que vi era como se pintassem o peixe com uma tinta da cor dum arco-iris, o peixe era literalmente listado na horizontal com inumeras cores, achei-o o mais lindo de todos os que vi, e fiquei com a ideia que pertencia ao tal grupo de peixes para iniciantes, como ainda nao sei por alto nenhum nome de especie alguma, as descriçoes têm que ser assim)

4º em relação á aquisição dos killies, pelo que percebi na APK o pessoal doa e troca peixes e etc, sinceramente achei isso um espectaculo, visto que isso nao se faz com nada hoje em dia, tudo quer é vender. no entanto também nao vejo porque “guardam” tanto os killies no vosso “cantinho”. lembro-me de no ano passado ir á avisan e estar la a APK onde fui la falar com o senhor que la estava e perguntei o preço dos killies, e ele me diz que nao estão para venda, apenas para as pessoas verem e se fazerem socios etc, sinceramente nao percebo o fundamento disso, se têm criação e trocam entre “amigos” (socios) e doam a amigos, porque também não os vendem ao “publico” no geral? até aqui mesmo neste forum a area de classificados só pode ser acedida por socios, ou seja, o que me da a entender é que os “gerentes” da APK sao muito simpaticos porque doam peixes e trocas, mas no fundo ha um pagamento anual de 25€, ou seja, eu intrepreto isso como uma “compra” de killies mas feita duma maneira “simpatica”.

Eu não estou aqui para contrariar niguem nem quero que fiquem já aqui a pensar mal de mim, mas sinceramente quando nao percebo a 100% um determinado assunto gosto de ficar bem esclarecido, se possivel. esta conversa toda apenas para dizer, que depois de ter tudo o que é preciso em termos de informaçao para ter killies, preciso de os ter!!!!! e nao vejo isso a venda em lado nenhum, como nao sou socio da APK também nao estou a espera que me os venham doar, nem é esse o meu objectivo, mas sim saber se alguma destas pessoas do forum, tem killies para venda ou se me sabem dizer de alguma loja que os venda.

5º por ultimo, o alojamento dos killies, visto que estou interessado em 2 especies pensei nisto, 2 aquarios de uns 40 a 50 litros, um para cada casal, e depois supostamente mais outros dois pequenitos aquarios para por os ovos até eclodirem, se for assim que se processa a eclosão, visto que isso será supostamente respondido no topico 2. em termos de aquario, visto que falam em aquarios de 10 litros, 15 litros, 20 litros, penso que 40 litros será bastante bom para eles, até porque tenho espaço e nao vejo necessidade de estar a expor os peixes a espaços tao reduzidos. também tive a ver inumeros aquarios de killies, e sinceramente achei simplesmente ridiculo ver aquarios sem qualquer tipo de fundo (substracto), pelo que percebi isso serve para facilitar a recolha dos ovos, agora, se no meu caso, arranjar os killies que ponham ovos nas mops, haverá problema em ter fundo? nem que sejam umas meras pedras do rio? para mim um aquario sem fundo fica uma coisa triste, feita, é como se o aquario estivesse todo ele morto. eu nao uso plantas nos meus aquarios, nao tenho lampadas nos aquarios e dentro de casa nunca apanham luz directa de maneira a que as plantas sobrevivam, ja experimentei ao longo do 1º ano de aquariofilia mas morreram sempre todas, desisti e optei por criar aquarios apenas com pedras e esconderijos em tocas de pedra, penso fazer o mesmo cenario para os killies, pedras no fundo, unas calhausitos por la a enfeitar, uma ou outra toca a mop e ta feito.

bem, penso que seja tudo, acho que acabei por explicar bem as minhas duvidas e aquilo que pretendo, se disse algo de errado, por favor corrijam-me, e aguardo de todos vós a melhor colaboração para me iniciar neste belo mundo dos killies.

Abraços a todos 😉

Ricardo Alexandre da Silva António
    Ricardo António
    Participante
    • Topicos: 124
    • Respostas: 927
    • Totais: 1051
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá

bem, antes de mais bem vindo….

veremos se te consigo esclarecer algumas das tuas duvidas….

não penso em tornar-me sócio visto que não vejo necessidade para tal, nem qual exactamente é o objectivo. falam nas reuniões em Monsanto e isso para mim está completamente fora de questão visto que moro no distrito de Santarém.

Bem, o facto de aconselharmos as pessoas a tornarem-se sócias é apenas no sentido de poderem usufruir dos conhecimentos adquiridos pelos sócios mais antigos ao longo de décadas de criação de killis. Em relação ao seres do distrito de Santarém (Entroncamento pelo que diz o teu perfil) fica sabendo que a APK tem um núcleo bastante activo na zona Ribatejo, do qual faço parte e sim, vamos a quase todas as reuniões a Monsanto, pelo que podes sempre juntar-te a nós para assistires a uma dessas reuniões. Se isso  não te interessar és sempre bem vindo a visitar as nossas instalações, uma vez que és do Entroncamento, talvez o mais fácil seja visitares a casa do Luís Oliveira, de certeza que ele te receberá de braços abertos.

….eu tenho la o casalinho de killis, metem ovos na mop, eu tiro a mop retiro os ovos da mop, e depois?

Isso depende um bocado da pessoa, a grande maioria de nós mantém os ovos em pequenos recipientes(no meu caso caixas de petri) com água de modo a conseguir acompanhar de perto o desenvolvimento dos ovos, também ha quem coloque os ovos dentro de pequenos recipientes em cima de turfa pois as propriedades anti-fungicas desta ajudam os ovos a não adquirir fungos, resumindo, cada pessoa faz como lhe da mais jeito….

… se me puderem dêem-me 5 espécies das mais básicas para iniciantes, de onde dessas 5 possa escolher duas para começar.

Aphyosemion striatum
    Aphyosemion australe
    Aphyosemion Chromaphyosemion bitaeniatum
    Fundulopanchax gardneri
    Fundulopanchax nigerianus

Estas são apenas algumas sugestões, há inúmeras espécies indicadas para principiantes…

…o que me da a entender é que os “gerentes” da APK são muito simpáticos porque doam peixes e trocas, mas no fundo há um pagamento anual de 25€, ou seja, eu interpreto isso como uma “compra” de killis mas feita duma maneira “simpática”.

A APK tenta ao máximo que não haja interesse económico por trás dos killis, e recusamo-nos(sócios no geral) a vender ovos e/ou peixes a pessoas residentes em Portugal, é um ponto de honra… O nosso espírito familiar poderia ser abalado se isso acontecesse e isso é algo que a que a APK provavelmente não sobreviveria.

e alguma destas pessoas do fórum, tem killis para venda ou se me sabem dizer de alguma loja que os venda.

Para venda duvido muito seriamente, talvez se arranje alguém que tenha para oferta 😉

…aquários apenas com pedras e esconderijos em tocas de pedra, penso fazer o mesmo cenario para os killies, pedras no fundo, unas calhausitos por la a enfeitar, uma ou outra toca a mop e ta feito.

Nós usamos aquários despidos para facilitar 2 trabalhos, a recolha dos ovos pois assim os peixes não têm mais nenhum sitio onde os colocar e a limpeza dos aquários mas há quem os mantenha com areão, mais uma vez é uma questão de optares pelo que serve melhor os teus objectivos….

Espero ter ajudado, qualquer coisa estou ao dispor

Abraço

Ricardo

flash
    Participante
    • Membro Bronze

Ricardo, voce respondeu-me a tudo da maneira mais eficiente que eu alguma vez poderia imaginar. Muito obrigado pela sua resposta, esclareceu-me a 99% visto que ainda surge uma ou outra duvida. 😉

“Bem, o facto de aconselharmos as pessoas a tornarem-se sócias é apenas no sentido de poderem usufruir dos conhecimentos adquiridos pelos sócios mais antigos ao longo de décadas de criação de killis.”

então vamos supor, eu nao sou socio, mas no entanto pelo que dizem na APK, os não socios também podem ir ás reuniões em monsanto, se a vantagem de ser socio é obter informações uteis sobre decadas de criação, então quais sao as vantagens dos não socios? ou seja, na minha opiniao era estupido nas reunioes em monsanto terem duas salas, uma para socios irem trocando informações valiosas sobre criação de killies mais complexos, e uma sala para não socios, que apenas querem la ir e ouvir falar de killies.

“Em relação ao seres do distrito de Santarém (Entroncamento pelo que diz o teu perfil) fica sabendo que a APK tem um núcleo bastante activo na zona Ribatejo, do qual faço parte e sim, vamos a quase todas as reuniões a Monsanto, pelo que podes sempre juntar-te a nós para assistires a uma dessas reuniões. “

ainda bem então que ha um grande nucleo no ribatejo entao, como ja disse ainda nao tive tempo de explorar todo este site e provavelmente entao deverá haver aqui algo a falar disso, ou espero eu, e se não houver façam algo do genero por favor 😉  em relação a ir ás reunioes em monsanto claro que alinho nisso, embora tenham que me explicar como o costumam fazer.

“Se isso  não te interessar és sempre bem vindo a visitar as nossas instalações, uma vez que és do Entroncamento, talvez o mais fácil seja visitares a casa do Luís Oliveira, de certeza que ele te receberá de braços abertos.”

quanto a ver instalações, seria optimo para tirar umas ideias 🙂

“Aphyosemion striatum”

esta é a tal especie que tinha mensionado em cima, parece pintado de arco-iris, foi o mais lindo que já vi até agora, acertou em cheio 😀

“A APK tenta ao máximo que não haja interesse económico por trás dos killis, e recusamo-nos(sócios no geral) a vender ovos e/ou peixes a pessoas residentes em Portugal, é um ponto de honra… O nosso espírito familiar poderia ser abalado se isso acontecesse e isso é algo que a que a APK provavelmente não sobreviveria.”

sendo assim acho isso compreensivel, e vejo pelas suas palavras que falamos dum assunto sério, para alem de também ser um “jogo” divertido onde qualquer um que tenha espirito possa participar e mostrar o que vai fazendo com o tempo assim como a sua evolução. acho incrivel como pode haver uma associação assim hoje em dia, e dou os meus parabens a todos voces que foram esse incrivel laço de honra, e espero juntar-me a vos um dia.

“Para venda duvido muito seriamente, talvez se arranje alguém que tenha para oferta ;)”

sendo assim, não terei outro remédio a não ser esperar por voluntários. hehehe, se bem que não me sinta muito á vontade para tal, visto que não gostava de desiludir ninguem com um ou outro contratempo.

Muito obrigado novamente pela sua resposta e um Abraço.

ps( já agora se me explicarem como se fazem citacoes como as que estao na resposta anterior agradecia-se, visto que pus apenas “” para se distinguir.

Ricardo Alexandre da Silva António
    Ricardo António
    Participante
    • Topicos: 124
    • Respostas: 927
    • Totais: 1051
    • Membro Ouro
    • ★★★

Em primeiro lugar o tratamento por você acaba aqui, é algo que não existe dentro da APK….

então vamos supor, eu nao sou socio, mas no entanto pelo que dizem na APK, os não socios também podem ir ás reuniões em monsanto, se a vantagem de ser socio é obter informações uteis sobre decadas de criação, então quais sao as vantagens dos não socios? ou seja, na minha opiniao era estupido nas reunioes em monsanto terem duas salas, uma para socios irem trocando informações valiosas sobre criação de killies mais complexos, e uma sala para não socios, que apenas querem la ir e ouvir falar de killies.

Claro que essas distinções não existem…. o ser-se sócio da o direito a receber o manual de iniciação, 6 boletins anuais que falam sobre os nossos amados peixinhos e acesso a produtos muito úteis para a killifilia a preços imbatíveis em termos de mercado.

ainda bem então que ha um grande nucleo no ribatejo entao, como ja disse ainda nao tive tempo de explorar todo este site e provavelmente entao deverá haver aqui algo a falar disso, ou espero eu, e se não houver façam algo do genero por favor Wink   em relação a ir ás reunioes em monsanto claro que alinho nisso, embora tenham que me explicar como o costumam fazer.

A área relativa ao grupo Ribatejo encontra-se na secção “Grupos Locais”, em relação às reuniões, elas realizam-se a cada 2º sábado de cada mês no espaço Monsanto e normalmente o grupo Ribatejo desloca-se à boleia de um dos nossos membros(Luís Oliveira), é uma questão de se combinar….

quanto a ver instalações, seria optimo para tirar umas ideias

O Luís oliveira deve fazer-te um convite para ires a casa dele, em relação a visitares as minhas é só dizeres alguma coisa, toda a gente é bem vinda.

Aphyosemion striatum

esta é a tal especie que tinha mensionado em cima, parece pintado de arco-iris, foi o mais lindo que já vi até agora, acertou em cheio

Pode ser que algum sócio APK tenha disponibilidade para oferecer.

sendo assim acho isso compreensivel, e vejo pelas suas palavras que falamos dum assunto sério, para alem de também ser um “jogo” divertido onde qualquer um que tenha espirito possa participar e mostrar o que vai fazendo com o tempo assim como a sua evolução. acho incrivel como pode haver uma associação assim hoje em dia, e dou os meus parabens a todos voces que foram esse incrivel laço de honra, e espero juntar-me a vos um dia.

A nossa associação vive mesmo desse espírito e esperamos nunca o perder… quando quiser fazer parte desse mesmo espírito é só inscrever-se…. Cá estaremos para o apoiar no que pudermos….

sendo assim, não terei outro remédio a não ser esperar por voluntários. hehehe, se bem que não me sinta muito á vontade para tal, visto que não gostava de desiludir ninguem com um ou outro contratempo.

todos nós temos contratempos e infelizmente a associação perde alguns membros por estes terem vergonha de pedirem mais peixes quando algo corre mal…. todos nós temos maus momentos, distracções e afins que podem acabar com a morte dos nossos peixes….

ps( já agora se me explicarem como se fazem citacoes como as que estao na resposta anterior agradecia-se, visto que pus apenas “” para se distinguir.

para fazer citações basta copiares no que queres citar e depois seleccionar e carregar em “inserir citação”(2º botão da fila do fundo a contar da direita).

Espero ter ajudado

Ricardo

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Viva,

Ser-se sócio de uma Associação tem muito mais a ver do que a relação entre o dar e o receber. Tem a ver com o gosto de fazer parte de um projecto, de fazer parte de um grupo, de partilhar interesses e amizades.

A APK é uma Associação que visa a manutenção e preservação dos denominados killies, alguns já extintos na natureza outros em vias de extinção.
    Este objectivo passa, portanto, pela consolidação das espécies mantidas em aquário e pela sua difusão entre killiófilos realmente interessados neste projecto.
    É claro que estando os intervenientes embuidos do mesmo espirito e dos mesmos interesses, de uma forma natural os laços de amizade e consideração vão-se cimentando.
    Naturalmente também e como fruto do trabalho de todos, a APK e a killifilia em Portugal têm vindo a crescer ao longo dos anos, sendo hoje reconhecido a nivel internacional o seu valor.

Por tudo isto, estamos abertos a transmitir todos os nossos conhecimentos a quem estiver interessado, mas também faremos tudo para perservar o que de bom temos criado: respeito, consideração, fortes laços de amizade e lógicamente os nossos killies.

Se me permite um exemplo da nossa maneira de estar, certamente reparou que neste fórum todos (os sócios APK) nos assinamos pelo nome, todos nos conhecemos.
    Nesse sentido, terei todo o prazer em o conhecer e a o convidar para visitar as minhas instalações.
    Até lá, espero que o seu gosto pela killifilia se solidifique e se torne um grande killiófilo seja ou não sócio da APK.

Luis Oliveira

flash
    Participante
    • Membro Bronze

Em primeiro lugar o tratamento por você acaba aqui, é algo que não existe dentro da APK….

ainda bem, é algo que também nao gosto nada, mas como nao conheço niguem optei pelo modo “normal”.

Claro que essas distinções não existem…. o ser-se sócio da o direito a receber o manual de iniciação, 6 boletins anuais que falam sobre os nossos amados peixinhos e acesso a produtos muito úteis para a killifilia a preços imbatíveis em termos de mercado.

ok, penso que agora já estou mais por dentro do objectivo de ser socio da APK.

A área relativa ao grupo Ribatejo encontra-se na secção “Grupos Locais”, em relação às reuniões, elas realizam-se a cada 2º sábado de cada mês no espaço Monsanto e normalmente o grupo Ribatejo desloca-se à boleia de um dos nossos membros(Luís Oliveira), é uma questão de se combinar….

bem, sendo assim, se houver lugar para mais um, quando houver uma nova reunião digam-me algo.

Muito obrigado pelas tuas respostas.

cumps

Micael Guia

flash
    Participante
    • Membro Bronze

Ainda bem então que assim é nesta associação, para já a minha vida anda um pouco aos trambulhões, e eu também nao tenho só peixes, também crio passaros, e ás vezes em certas e determinadas alturas preciso de investir mais nuns animais que noutros, e este inverno já fiz, estou a fazer, e irei fazer ainda mais uns investimentos em aves, no entanto o bichinho já roi pelos killies, apesar de também ja ter aquarios com outros peixes, por agora isto está um pouco instavél para me tornar já socio da APK, com o tempo em principio la me acabarei por me envolver mais. Visto que já tenho aqui dois convites terei que tratar disso entretanto! hehe.

Cumps e obrigado pela tua resposta

Micael Guia

andraykens
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 118
    • Totais: 129
    • Membro Bronze

Viva,

Eu moro em Salvaterra de Magos, sou sócio à 1 ano e também já tive as tuas dúvidas.
    Num mundo onde tudo se vende, a proposta da apk, de vivermos o nosso hobbie em associativismo, é por vezes olhada com desconfiança. Compreendo. Inclusive, já presenciei algumas discussões noutros foruns que acabam sempre na mesma: “fica com a tua que eu fico com a minha”  😀

Sou relativamente novo (32 anos) e entendo que o próprio associativismo perdeu adeptos nas mentalidades mais jovens, fruto talvez, de uma cultura mais individualista ou competitiva. Na minha pequena terra, todas as associações têm problemas e quase todas vivem ano após ano na corda bamba.

Contudo, viver este nosso hobbie em associativismo é a forma mais saudável de fazer aquariofilia, em minha opinião. Porquê?

Após tornar-me sócio e receber o meu casal, as coisas não foram “tiro e queda”. Surgem dúvidas e problemas e foi então a partir desse momento que percebi a diferença da apk. Todos estão disponíveis para ajudar, com dicas, opiniões e ânimo, o que ultrapassa em larga escala, o mero contrato de compra e venda de seres vivos a que estava habituado.

Ficamos rapidamente a perceber que não somos assim tantos os “malucos” a dedicar algum do seu tempo a criar estes peixes… e olha que eles levam tempo e dedicação até chegarem às fotos que vês! Requerem dedicação e alimentação diárias.
    Chega a parecer que a compra, por si só, nos iliba de futuros contratempos… chegamos nós a pensar: “morreu… deixa, compra-se outro!”

É talvez por este aspecto que também nós temos algum cuidado a quem damos peixes. Muitas vezes, como fizeram comigo, explicamos um pouco do que nos espera, para que tudo corra bem e passado algum tempo, o sócio queira alargar a sua fishroom para mais umas espécies.

Ser-se sócio afinal resume-se a um compromisso que fazemos connosco e com a manutenção destas espécies tão bonitas.

Ao seu dispor,
    Luís Andrade

Luis Carlos S. Passeiro
    Luis Passeiro
    Participante
    • Topicos: 21
    • Respostas: 153
    • Totais: 174
    • Membro Bronze

Incrível!!!!
    Que testemunho Luís!!!

E és sócio á 1 ano, como seria se fosses á 10?!?

È bom ver que ainda vai havendo bons valores…

Um abraço

flash
    Participante
    • Membro Bronze

ainda bem que me compreendes, também ha aqui um promenor que é preciso ter em atenção, normalmente pessoas mais velhas compreendem melhor estes tipos de situaçoes, como ser socio de algo por exemplo, eu sou novo e claro que tudo isto para mim se tornou muito confuso quando vi que nao se vendiam os peixes, contudo agora ja percebo a filosofia do assunto e já não tenho aquela desconfiança. e realmente como dizes, compramos um peixe e se morrer paciencia, compra-se outro, talvez seja mesmo isso que nos leva a nao ter tanto valor pelos animais que temos, um animal oferecido com a intenção de ver alguem a obter resultados positivos com ele, transmite grande cooperatividade, e eu gosto disso. Obrigado pelo apoio e explicações.

cumps

M.G

Alberto Reis
    Alberto Reis
    Moderador
    • Topicos: 243
    • Respostas: 826
    • Totais: 1069
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá Micael
    Esta troca interessante de opiniões mostrou aquilo que distingue a APK de outras associações de aquariofilia e do comércio. Aqui os valores que cultivamos são a entreajuda, a amizade e a troca de ideias/experiências sem nada em troca. Para manter os peixes mais fascinantes que existem no hobby.
    O pertencer à APK transcende o pagamento de uma quota e o conjunto de deveres/direitos que o sócio irá ter. Aquilo que cultivamos é uma postura, valores e estados de espíritos diferentes do resto da aquariofilia.
    Se acreditas nesses valores, adere e não te arrependerás. O resto (e em especial, o espírito familiar) correm por nossa conta.
    Um abraço
    Alberto Reis

Ricardo Araújo Fonseca
    Ricardo Fonseca
    Participante
    • Topicos: 18
    • Respostas: 159
    • Totais: 177
    • Membro Bronze

Esta troca interessante de opiniões mostrou aquilo que distingue a APK de outras associações de aquariofilia e do comércio. Aqui os valores que cultivamos são a entreajuda, a amizade e a troca de ideias/experiências sem nada em troca. Para manter os peixes mais fascinantes que existem no hobby.

Para não dizer mais, é um comentário um pouco “one sided”…

A visualizar 12 artigos - de 1 a 12 (de um total de 12)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0