Este tópico contém 16 respostas, tem 11 utilizadores, com a última actualização feita por Alberto Reis  Alberto Reis Há 2 anos, 4 meses.

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 17)

Home Fóruns Killifilia Outros Assuntos – Killifilia O killie de sonho

• Autor
    Artigos
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá a todos,

Gostaria de vos lançar um desafio. Colocar aqui o vosso killie de sonho.
    A idéia é levar os frequentadores do fórum a conhecer o “tal” Killie tão especial para vós, assim como através da pesquiza poderem descobrir a sua beleza.

Recordo que aqui neste mesmo fórum existem algumas imagens, assim como no nosso site.
    Podem igualmente, neste caso para os sócios da APK, desfrutar dos serviços da biblioteca com artigos publicados por outras Associações ou no vasto espólio de artigos já publicados por nós.

Eu começo com o meu killie de sonho e que não mantenho:

Laimosemion xiphidius “Crique Boulanger”

Algumas hipóteses de visualização (apenas via APK):

http://www.apk.pt/index.php?imgpage=5&cat_id=3&scat_id=24&tipo=gallery&imgcat=7&imgscat=44

Espero que adiram e partilhem os vossos gostos.

Abraço,

Luís Oliveira

José Cristiano
    José Cristiano
    Moderador
    • Topicos: 32
    • Respostas: 435
    • Totais: 467
    • Membro Prata
    • ★★

Viva Luís

Excelente iniciativa e que bela espécie que escolheste para dar início a este desafio.

Como te ofereceste para trazer peixes da convenção da SEK estive mesmo para te pedir que a tentasses licitar.

A ver vamos se aparece na nossa convenção como sucedeu no ano passado…

abraço

Cristiano

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 790
    • Totais: 831
    • Membro Ouro
    • ★★★

Boas
    Aproveitando a ideia do Luís,
    Este nothobranchius,que o Vasco fotografou em Madrid e que eu depois acabei por comprar no leilão da SEK, em dois mil e seis,
    um pouco acima dos cinquenta euros, viveu cerca de um ano em minha casa, era a jóia da coroa.
    Bem, depois,  perdi todos os alevins e turfas que tinha e rumei aos Açores.
    É por assim dizer o meu killi de sonho, o tal que eu quero voltar a ter, cheguei a mandar vir ovos, mas dos poucos que nasceram não sobreviveram.

Link para o foto do Vasco, única recordação que tenho dos mesmos.

http://apk.pt/upload/imagens/Notho_sp_Mocimboa_da_Praia_MZHL_05-13_M_1.JPG

Entrada e classificação dos ditos na SEK 2006, retirada da folha de classificação da convenção;

7011 Nothobranchius sp. Mocimboa da Praia MZHL 05/13 95 Holger Hengstler, DKG 2� Premio del Grupo VII

Bem enquanto não consigo estes, vamos criando outros, diferentes e também apaixonantes.

Luís eu tenho o teu peixe de sonho, só que não consigo convencer a fêmea a por uns ovitos.

Um abraço Amigos

Eduardo Bernardo
    Eduardo Bernardo
    Administrador
    • ★★★

Olá

Tenho vários killies de sonho mas este foi amor à primeira vista na primeira convenção que assisti na APK, em 2003.
    São umas verdadeiras joias!

Spectrolebias reticulatus Altamira Rio Xingu  (antes era simpsonichthys reticulatus)
    7978547574_8d91d6e1c6.jpg

Já os tive várias vezes e neste momento tenho ovos em “incubação”.

Abraços

nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

Viva

Apesar do meu género de eleição serem os Fundulopanchax, o meu killie the sonho vai para os Nothobranchius, nomeadamente os Nothobranchius ocellatus.

Nothobranchius%20ocellatus%20Pakacha%20TZ%202008-28.jpg

Cumprimentos

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 118
    • Respostas: 1549
    • Totais: 1667
    • Membro Platina
    • ★★★★

Nelson

De facto actualmente são Nothobranchius novamente, foram Pronothobranchius durante bastante tempo e na minha opinião deviam continuar a sê-lo, são demasiado diferentes dos outros Nothobranchius. Alguns dos que os reuniram aos Nothobranchius acham que eles são do grupo fasciatus-bojiensis-microlepis, um erro na minha opinião, basta olhar para os peixes para ver que os ocellatus sãoduma filiação diferente. Chegam aos 14-15 cm e são complicados a varios niveis, tanto assim que há um ano haviam apenas 3 criadores no mundo que os tinham e “não os passavam a ninguem!”… Esta foi a informação que me deram. O não os passarem a ninguem pode ser por serem dificeis e não terem para passar ou por não os quererem passar, o que tambem existe no mundo killiofilo. A ultima vez que os vi ao vivo foi numa convenção lá fora e estavam varios killiofilos a salivar a vê-los…De modo que nem tentei adquiri-los. Dificeis e exigentes mas muito interesantes, um peixe e tanto.

Abraço
    Paulo José

Filipe Torre
    Allnothos
    Administrador
    • ★★★

Olá!

Os ocellatus já foram (são) integrantes dum género que não os Pronothobranchius. Eram (são) de facto conhecidos como Paranothobranchius ocellatus. O único autor que de caras os considerava Paranothobranchius era (é) o Lothar Seegers, nunca nenhum dos outros com quem falei os considerou como tal, seriam (são) integrantes do género Nothobranchius.

Os Pronothobranchius, killies anuais que habitam alguns países do golfo da Guiné e o Burkina Faso (ainda falta palmilhar muita terra até se conseguir estabelecer a sua real distribuição geográfica) e que de momento se dividem nas seguintes espécies: chirioi, gambiensis, kiyawensis e seymouri, curiosamente até são bem mais próximos filogeneticamente dos Fundulopanchax que dos Nothobranchius.

Abraço!
    Filipe Torre

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 118
    • Respostas: 1549
    • Totais: 1667
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

Enganei-me a escrever, claro que queria dizer Paranothobranchius. Continuo a achar que são um genero diferente dos Nothobranchius.
    Os novos Pronothobranchius que o Valdesalici criou são de validade duvidosa. Com a distribuição gigante que o P. kiyawensis tem é inevitavel que hajam pequenas diferenças regionais de coloração mas daí a haver quatro especies, ou quarenta…Não me parece. Mas não conheço a fundo as razões que o Stefano invoca e assim reservo uma opinião definitiva para mais tarde. Consequência desta nova classificação é que o unico P. kiyawensis ainda existente no hobby, o Adha, deixa de o ser e passa a ser P. seymouri, não que seja provavel que o vejamos com frequência, é dificil e escasso devido a isso.

Abraço
    Paulo José

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Topicos: 45
    • Respostas: 192
    • Totais: 237
    • Membro Bronze

Conheço ainda pouco.

Mas ando doido com os Nothobranchius Rachovii Beira 98

Nothobranchius%20rachovii%20Beira'98.jpg

António Castro
    Castrokillies
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 484
    • Totais: 499
    • Membro Prata
    • ★★

Vivam.
    Estes nothobranchius têm mais ar de esox lucius!…
    Cps
    A. Castro

Viva

Apesar do meu género de eleição serem os Fundulopanchax, o meu killie the sonho vai para os Nothobranchius, nomeadamente os Nothobranchius ocellatus.

Nothobranchius%20ocellatus%20Pakacha%20TZ%202008-28.jpg

Cumprimentos

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Amigo Castro,

Pelo aspecto na grelha devem ser “bueda” bons.

Vou-me ficando pelo robalito e já não é nada mau.

Abraço,
    Luís Oliveira

António Castro
    Castrokillies
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 484
    • Totais: 499
    • Membro Prata
    • ★★

Vivam.
    Nunca tive a experiência nem de pescar nem de saborear o lucio. Mas sei que exste em águas
    portuguesas. Curiosamente, nesta terra onde me encontro costuma aparecer à venda
    na secção do peixe, bem como a carpa. Por isso, um pescador de águas interiores não precisa
    de grandes esforços para provar os seus dotes de pescador!…

Cps
    A. Castro

Eduardo Bernardo
    Eduardo Bernardo
    Administrador
    • ★★★

Olá

Recupero este tópico para publicar um pequeno video que fiz do meu killie de sonho, agora a nadar nos meus aquarios.

Spectrolebias reticulatus Altamira, Rio Xingu
    https://youtu.be/ohzMD87qjrQ

Digam lá se não é uma joia?

Abraços

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 790
    • Totais: 831
    • Membro Ouro
    • ★★★

Tu tira-me ovos disso o bicho é lindo.
    Um abraço

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Eduardo,

Arreda Santanás. Eu resisto às tentações.

No dia em que optar pelos anuais estes estarão certamente na minha lista.

Abraço.

Luís Oliveira

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 17)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0