A visualizar 5 artigos - de 1 a 5 (de um total de 5)

Home Forum APK Killifilia Iniciação Nothobranchius

• Autor
    Artigos
    Gonçalo Nuno Corte-Real Martins
    Gonçalo Martins
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 6
    • Totais: 9
    • Membro Bronze

Boa tarde.
    Tenho algumas dúvidas relativamente aos Nothobranchius e como é um género que gosto bastante agradeço a quem me puder ajudar. Assim, deixo as seguintes perguntas:
    – Qual o tamanho dos aquários que usam?
    – Os aquários são vazios apenas com a turfa ou é usada alguma decoração, por exemplo troncos, plantas ou substrato?
    – Qualquer turfa serve para os peixes porem ovos ou tem de ser alguma especifica?

Obrigado
    Gonçalo Martins

Carlos Manuel Marques Costa
    Carlos Costa
    Participante
    • Topicos: 24
    • Respostas: 163
    • Totais: 187
    • Membro Bronze

Boa tarde Gonçalo,
    Vou te dizer como eu fiz….apesar de ter pouca experiencia pois só mantenho Nothobranchius eggersi.
    Aquario de 12l onde mantenho 1 trio(2 femêas) ou 1 casal, sem decoração só 1 pouco de musgo, 1 frasco com turfa( eu uso fibra de coco) que compro prensada é normalmente usada para repteis.
    Retiro a fibra de coco todas as semanas ou de 15 em 15 dias, passo por 1 coador ou rede…e deixo secar depois em cima de uma folha de jornal durante umas horas(têm de ficar parecido com tabaco) não muito seco.
    Guardo em sacos com respetiva data e é só esperar para molha no meu caso cerca de 3 meses….ainda ontem molhei uma turfa e pimba….mais de 50 alevins.
    Temperatura 27 graus e mudas de água á mesma temperatura, eu mudo 1 vez por semana.
    Acho que é relativamente simples…atenção á alimentação…pois têm sempre fome.

Espero ter ajudado….

Abraço

Carlos Costa

Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Topicos: 102
    • Respostas: 820
    • Totais: 922
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá Gonçalo!

– Qual o tamanho dos aquários que usam?

O maior possível, os meus são quase todos de pelo menos 60 litros. Mantenho quase sempre grupos de reprodução, só mantenho casais quando não tenho outra hipótese.

– Os aquários são vazios apenas com a turfa ou é usada alguma decoração, por exemplo troncos, plantas ou substrato?

Eu mantenho os aquários sem nada, apenas um pequeno balde ou caixa com turfa para os peixes desovarem. Quanto menos estiver no aquário menos trabalho irás ter nas indispensáveis mudanças de água e limpezas do fundo.

– Qualquer turfa serve para os peixes porem ovos ou tem de ser alguma especifica?

O que uso é fibra de coco. Podes usar turfa mas tens que a ferver um bom bocado e lavar muito bem antes de a meteres no aquário.

Bastante importante: água limpa e sempre a mais de 25ºC, alimentação generosa duas vezes por dia e luz difusa.

Abraço!

Gonçalo Nuno Corte-Real Martins
    Gonçalo Martins
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 6
    • Totais: 9
    • Membro Bronze

Boa tarde.
    Obrigado pelas respostas.
    No caso da fibra de coco é necessário também ferver ou pode colocar-se directamente no aquário?
    Quando se têm vários machos num aquário é necessário também ter vários frascos com turfa?

Cumprimentos,
    Gonçalo Martins

Aníbal Cardoso Gomes Coelho
    Anibal Coelho
    Participante
    • Topicos: 24
    • Respostas: 429
    • Totais: 453
    • Membro Prata
    • ★★

Olá Gonçalo.

Em princípio, de forma a não flutuar, terás sempre de ferver a fibra.

Em relação à quantidade de recipientes, o normal é ter apenas um… No entanto, é claro que se tiveres vários, não haverá qualquer problema.

Cumprimentos,

Aníbal Coelho

A visualizar 5 artigos - de 1 a 5 (de um total de 5)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0