A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)

Home Forum APK Killifilia Reprodução Neofundulus splendidus

  • Autor
    Artigos
  • #218656
    Aníbal Cardoso Gomes Coelho
    Anibal Coelho
    Participante
    • Topicos: 24
    • Respostas: 422
    • Totais: 446
    • Membro Bronze

    Boas.

    Algum dos meus amigos sabe dizer-me, relativamente à espécie: 

    Neofundulus  splendidus “ Lima” BFB 12/05

    Qual a temperatura de manutenção mais indicada para esta espécie?
    A uma temperatura ambiente, qual o tempo de diapausa para os seus ovos?

    Obrigado
    Aníbal Coelho

    #240429
    Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

    Anibal

    Tive o N. paraguayensis que terá necessidades similares, tempo de incubação era de dois meses a temperaturas de 26-28. Na literatura geralmente fala-se de mais tempo, 4 meses ou mais. À temperatura ambiente (17 ou 18?) arriscas-te a perderes os ovos, a não incubarem por enquanto, ficam claros, ou levam imenso tempo para estarem prontos. Os Neofundulus são dos generos mais dificeis a manter mais do que duas gerações. Bonito e interessante.

    Abraço
    Paulo José

    #240430

    nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

    Boas

    Eu tenho ovos de N splendidus “Lima” BOF 05-12 já desde dezembro de 2013, sim 2013, a incubar a uma temperatura acima de 26ºC e continuam translúcidos, mas cada vez são menos, vão desaparecendo aos poucos…

    Abraço

    #240431
    Aníbal Cardoso Gomes Coelho
    Anibal Coelho
    Participante
    • Topicos: 24
    • Respostas: 422
    • Totais: 446
    • Membro Bronze

    Viva,

    Muito obrigado pelas vossas respostas.

    Pois… Devia ter colocado estas questões, há 2 a 3 meses atrás, quando tirei os primeiros ovos e antes de ter perdido peixes.

    Ovos – temperatura ambiente de 20 graus (entretanto vou verificar as turfas)

    Peixes – temperatura ambiente de 17, 18 graus (imperdoável) :-[ :-[ :-[

    “ Os Neofundulus são dos géneros mais difíceis a manter mais do que duas gerações.”

    Paulo, na tua opinião, porque é que isso acontece?

    “ Bonito e interessante”

    Sem dúvida, concordo plenamente!

    Um abraço
    Aníbal Coelho

    #240432
    Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

    Anibal

    Se eu soubesse a resposta à tua pergunta recebia o premio Nobel da killifilia, se existisse tal coisa. Porque é que os ovos dos anuais desaparecem, ficam claros, têm tempos de incubação incompreensiveis, etc, são o maior misterio não resolvido desta area. Há varias teorias mas a maior parte anda à volta de condições de temperatura e humidade. Eu creio que só isso não explica o assunto. Para te dar um exemplo, os Nothobranchius furzeri, O Zé Azevedo teve-os a eclodir com dois anos e meio e o Alberto Reis com 15 dias, e são obviamente da mesma especie! Há a teoria dos ovos de longa duração como seguro que a especie tem para não desaparecer em tempo de seca e varias outras explicações como o substrato que se usa, tudo para tentar compreender qual a chave para não se perder as especies, nomeadamente os anuais sul americanos. Uma suspeita que eu tenho é que os tempos de incubação dados para as especies dificeis deste  grupo é que são demasiado longos para a maior parte dos ovos e assim só poucos ou nenhuns alevins nascem. Como deixei de fazer experiências com peixes de aquario logo que começou o seculo ainda não tenho certezas, nem eu nem ninguem. Os Neofundulus, assim como os Moema, estão entre os generos mais exasperantes para manter, já nem digo a longo prazo, só a medio prazo já seria bom. Há muito que não sabemos. Os killies anuais são os peixes de aquario que mais trabalho dão, é a minha opinião. Ainda por cima bastantes das especies desse grupo são nada faceis de manter geração após geração, são o grupo mais complicado de o fazer, especificamente os anuais sul americanos.

    #240433
    Aníbal Cardoso Gomes Coelho
    Anibal Coelho
    Participante
    • Topicos: 24
    • Respostas: 422
    • Totais: 446
    • Membro Bronze

    Olá Paulo,

    Aqui está um tipo de resposta que faz falta a este fórum! Estas poucas linhas têm mais informação do que muitos artigos completos. 🙂 Eu desconhecia completamente a existência da dificuldade de que falas relativamente à manutenção a médio/longo prazo das espécies anuais, em especial das sul americanas. No meu caso particular, penso que isso pode explicar o facto de, ao fim de 3 ou 4 gerações, ter perdido inexplicavelmente as aparentemente fáceis de manter “Austrolebias nigripinnis “Ruta 45 3km Rio Paranacito” ARG-APKP 11-03”, que mantive inicialmente com tanto afinco e algum êxito.

    Mais uma vez obrigado pela tua resposta.

    Um abraço
    Aníbal Coelho

A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0