A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)

Home Forum APK Killifilia Reprodução Nematolebias papilliferus "Inoã"

• Autor
    Artigos
    Eduardo Bernardo
    Eduardo Bernardo
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1383
    • Totais: 1502
    • Membro Platina
    • ★★★★

Viva!

Tinha que vos contar esta… peripécia! 🙂

No ano passado, em Setembro, recebi em casa um magnifico casal de Nematolebias papilliferus “Inoã” enviadas pelo amigo e sócio José Azevedo para que fossem levadas para a convenção do KCF. Uma vez que estiveram 2 dias em minha casa, resolvi pôr um pouco de turfa no fundo do aquario. Passado esses 2 dias recolhi a turfa e embalei-a.

No início deste ano verifiquei a turfa minuciosamente e verifiquei que só tinha um ovo mas completamente formado. Resolvi molhar a turfa mas nada nasceu! >:( Durante umas duas semanas verifiquei a caixa com a turfa todos os dias e nada. Resolvi que não valia a pena investir muito naquilo, até porque mais tarde iria receber uns ovos desta espécie. No entanto, como sou muito preguiçoso, não cheguei a deitar aquilo fora.

Passaram 3 meses e a caixa com a turfa em água foi ficando por ali e sendo empurrada para trás de muita tralha, até que me esqueci completamente dela.

Ontem, precisei de uma caixa para lavar as plantas que me deram na reunião e lembrei-me desta caixa. A água estava toda preta devido à turfa e com aspecto podre.  Levei-a para a casa de banho para a lavar e, de repente, um movimento rápido na caixa chamou-me à atenção. Fiquei de boca aberta a olhar para a caixa e para um monte de alevins a nadar lá dentro! 😮

Rápidamente preparei uma caixa com água nova para eles. Contei 30 alevins em perfeitas condições!  ;D O mais incrível é que não faço ideia há quanto tempo nasceram. A turfa esteve 3 meses em água estagnada!

Pic_9173_3.jpg

Um dia e 3 refeições depois já se nota que estão fortes e vão resistir. Agora só me resta criá-los bem e compensá-los por este difícil inicio de vida…  ;D

Vejam só a caixa e a água onde estiveram todo este tempo…
    Pic_9173_4.jpg

Conclusões:

– Os peixes são muito mais resistentes do que pensamos  😉
    – Uma turfa pode ter muitos ovos mesmo que não os consigamos ver (e eu vejo muito bem!)
    – Não devemos abandonar as turfas à primeira. Podemos ser surpreendidos mais tarde. O correcto é voltar a secar a turfa e voltar a molhar algum tempo depois.

Um abraço

Eduardo Bernardo

Tiago Amaral
    Participante
    • Topicos: 50
    • Respostas: 375
    • Totais: 425
    • Membro Bronze

Faço ideia do pH dessa água…  😮

Agora é dares 3 vezes por dia nauplios de artémia  ;), que eles crescem num instante  ;D

Boa sorte!

Abraço.

P.S.: Inoã  ;D

Eduardo Bernardo
    Eduardo Bernardo
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1383
    • Totais: 1502
    • Membro Platina
    • ★★★★

Pois… a água do teste saiu tão vermelha que passa para lá do indicador.
    Deve ter PH 4 ou 5… ;D

Abraço

PS.  Tens razão, eheh, vou já corrigir o Inõa!  😛

nunes88
    Participante
    • Topicos: 9
    • Respostas: 30
    • Totais: 39
    • Membro Bronze

eheh

grande Eduardo, tive o prazer de o conhecer e falar um bucado contigo na reunião

isso de esquecer caixas ou aquarios é mau,mas essa expriencia foi optima para aprnderes muitas coisas como referiste

abraço e boas sorte com esses resistentes

andraykens
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 118
    • Totais: 129
    • Membro Bronze

Boas!

Realmente que grande história essa. Incrível! A natureza e os seus misteriosos encantos.
    Agora desejo tudo do melhor com a descendência.

1 abraço

RubinhoOLD
    Participante
    • Topicos: 40
    • Respostas: 420
    • Totais: 460
    • Membro Prata
    • ★★

Grande Eduardo,

Realmente há coisas do arco da velha…

Ainda bem que falaste neste ponto porque há uma pergunta que há muito estou por fazer e acabo sempre por me esquecer de colocá-la:

Alguém sabe se os primeiros dias (ou mês) de vida de um ou mais alevins, no que diz respeito à alimentação, poderá condicionar o seu bom desenvolvimento no futuro? Isto é, killis que estejam privados de comida em abundância durante dias (já depois de terem comido o saco vitelino), alimentando-se apenas de pequenos infusórios que a água possa ter, por mais tempo que o desejável, irão atingir aqueles tamanhos máximos descritos pela ictiologia?

Lanço-te aqui um desafio Edu, cria esses meninos com uma infância negligenciada e faz com que atinjam aquelas dimensões soberbas a que já nos habituaste com killis teus, pois poderias dar uma resposta factual a esta questão que aqui lancei…

Abraço!

andraykens
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 118
    • Totais: 129
    • Membro Bronze

Após voltar a ler os posts que devorei na minha descoberta da killifilia, deparei-me com este e com esta pergunta do Rúben.
    Como foi o desenvolvimento desses meninos?

Abraço

A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0