- This topic has 6 respostas, 5 utilizadores, and was last updated Há 16 years, 4 months by
andraykens.
Home › Forum APK › Killifilia › Reprodução › Nematolebias papilliferus "Inoã"
-
AutorArtigos
-
15/03/2009 às 22:39 #215970
Viva!
Tinha que vos contar esta… peripécia! 🙂
No ano passado, em Setembro, recebi em casa um magnifico casal de Nematolebias papilliferus “Inoã” enviadas pelo amigo e sócio José Azevedo para que fossem levadas para a convenção do KCF. Uma vez que estiveram 2 dias em minha casa, resolvi pôr um pouco de turfa no fundo do aquario. Passado esses 2 dias recolhi a turfa e embalei-a.
No início deste ano verifiquei a turfa minuciosamente e verifiquei que só tinha um ovo mas completamente formado. Resolvi molhar a turfa mas nada nasceu! >:( Durante umas duas semanas verifiquei a caixa com a turfa todos os dias e nada. Resolvi que não valia a pena investir muito naquilo, até porque mais tarde iria receber uns ovos desta espécie. No entanto, como sou muito preguiçoso, não cheguei a deitar aquilo fora.
Passaram 3 meses e a caixa com a turfa em água foi ficando por ali e sendo empurrada para trás de muita tralha, até que me esqueci completamente dela.
Ontem, precisei de uma caixa para lavar as plantas que me deram na reunião e lembrei-me desta caixa. A água estava toda preta devido à turfa e com aspecto podre. Levei-a para a casa de banho para a lavar e, de repente, um movimento rápido na caixa chamou-me à atenção. Fiquei de boca aberta a olhar para a caixa e para um monte de alevins a nadar lá dentro! 😮
Rápidamente preparei uma caixa com água nova para eles. Contei 30 alevins em perfeitas condições! ;D O mais incrível é que não faço ideia há quanto tempo nasceram. A turfa esteve 3 meses em água estagnada!

Um dia e 3 refeições depois já se nota que estão fortes e vão resistir. Agora só me resta criá-los bem e compensá-los por este difícil inicio de vida… ;D
Vejam só a caixa e a água onde estiveram todo este tempo…

Conclusões:
– Os peixes são muito mais resistentes do que pensamos 😉
– Uma turfa pode ter muitos ovos mesmo que não os consigamos ver (e eu vejo muito bem!)
– Não devemos abandonar as turfas à primeira. Podemos ser surpreendidos mais tarde. O correcto é voltar a secar a turfa e voltar a molhar algum tempo depois.Um abraço
Eduardo Bernardo
15/03/2009 às 22:57 #221077Faço ideia do pH dessa água… 😮
Agora é dares 3 vezes por dia nauplios de artémia ;), que eles crescem num instante ;D
Boa sorte!
Abraço.
P.S.: Inoã ;D
15/03/2009 às 23:22 #221078Pois… a água do teste saiu tão vermelha que passa para lá do indicador.
Deve ter PH 4 ou 5… ;DAbraço
PS. Tens razão, eheh, vou já corrigir o Inõa! 😛
15/03/2009 às 23:33 #221079eheh
grande Eduardo, tive o prazer de o conhecer e falar um bucado contigo na reunião
isso de esquecer caixas ou aquarios é mau,mas essa expriencia foi optima para aprnderes muitas coisas como referiste
abraço e boas sorte com esses resistentes
15/03/2009 às 23:42 #221080Boas!
Realmente que grande história essa. Incrível! A natureza e os seus misteriosos encantos.
Agora desejo tudo do melhor com a descendência.1 abraço
16/03/2009 às 12:53 #221081Grande Eduardo,
Realmente há coisas do arco da velha…
Ainda bem que falaste neste ponto porque há uma pergunta que há muito estou por fazer e acabo sempre por me esquecer de colocá-la:
Alguém sabe se os primeiros dias (ou mês) de vida de um ou mais alevins, no que diz respeito à alimentação, poderá condicionar o seu bom desenvolvimento no futuro? Isto é, killis que estejam privados de comida em abundância durante dias (já depois de terem comido o saco vitelino), alimentando-se apenas de pequenos infusórios que a água possa ter, por mais tempo que o desejável, irão atingir aqueles tamanhos máximos descritos pela ictiologia?
Lanço-te aqui um desafio Edu, cria esses meninos com uma infância negligenciada e faz com que atinjam aquelas dimensões soberbas a que já nos habituaste com killis teus, pois poderias dar uma resposta factual a esta questão que aqui lancei…
Abraço!
13/12/2009 às 02:04 #221082Após voltar a ler os posts que devorei na minha descoberta da killifilia, deparei-me com este e com esta pergunta do Rúben.
Como foi o desenvolvimento desses meninos?Abraço
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.