- This topic has 5 respostas, 5 utilizadores, and was last updated Há 17 years, 1 month by
Ricardo Fonseca.
Home › Forum APK › Killifilia › Manutenção › mudança de peixes para mesmo aquario
-
AutorArtigos
-
10/05/2009 às 12:09 #216037
ola
Tenho um aquário onde mantenho já à uns anos uns Scriptaphyosemion cauveti.
agora precisava de os desalojar e substituir por outra espécie.que cuidados a ter?
o aquário é plantado!
substrato
plantas (musgo e feto de java)10/05/2009 às 12:18 #221481boas Nuno
eu tambem ja fiz isso e deparei-me com esse problema
acho que depende da especie que queiras colocar,
por exemplo se queres colocar fundulopanchax ou anuais nao ha qualquer problem
mas se for peixes da mesma especie ai ja é pior,
abraço10/05/2009 às 14:09 #221482Viva,
Se bem percebi pretendes apenas mudar os cauveti para outro aquário.
Se é assim, deves ter os cuidados normais de adaptação ao novo aquário.Se pretendes desfazer-te dos cauveti e introduzir uma nova espécies, então haverá alguém na APK pronto para os receber.
Se pretendes a introdução de mais uma espécie mantendo á mesma os cauveti, eu pessoalmente não te aconselho, a não ser que não pretendas reproduzi-los.
PS – Já tenho comida viva para ti e uma turfa de Nothobranchius. Como não me respondeste a dizer se Mogadouro fica ou não muito longe de Bragança e se podes ou não ir ter comigo, estou sem saber o que fazer. Envio ou levo comigo?
Cumps,
Luis Oliveira
10/05/2009 às 22:19 #221483parece que me expliquei mal…
o aquário A tem neste momento cauveti. pretendo retirar os cauveti do aquário A para o aquário B.
pretendo colocar outra espécie (talvez os N. beira) no aquário A.a minha dúvida é cuidados a ter com o aquário A, nomeadamente “tratamento” a fazer no aquário/plantas/areao para poder, em segurança, e com 100% de certeza de não haver possibilidade de quando lá colocar os N. poder haver algum nascimento de cauveti (algum ovo perdido)
Ps- oliveira, ja te mandei pm
10/05/2009 às 22:33 #221484Olá Nuno,
Em relação às plantas e musgo, podes deixa-las para servirem de esconderijo para as fêmeas Nothobranchius e não te preocupes que se nascer algum Scriptaphyosemion os Nothos chama-lhe um figo e em relação a híbridos, fica descansado porque são de géneros diferentes, por isso não existe possibilidade de cruzamento.
Em relação ao substrato, se tens areão, retira-o porque os Nothos colocam os ovos no substrato e iam magoar-se. Põe um recipiente aí com 2 cm de turfa ou fibra de côco, ou então preenche todo o fundo do aquário. Não é necessário mais altura de turfa porque os Nothos não se enterram quando desovam, como acontece com outras espécies.
Um abraço e boa sorte,
Tiago10/05/2009 às 22:33 #221485Se vais colocar Nothos não creio que haja qualquer risco de confusão posterior com possíveis juvenis de Aphyosemion… se fosse outra espécie deste género, creio que não deverias arriscar, assim não me parece problemático.
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.