A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)
  • Autor
    Artigos

João_
    Participante
    • Topicos: 4
    • Respostas: 20
    • Totais: 24
    • Membro Bronze

Para fazer uma MOP utilizando um livro A5, acham que chegam 70 voltas?

Obrigado

Engbite
    Participante
    • Topicos: 34
    • Respostas: 244
    • Totais: 278
    • Membro Bronze

Viva,

Lê isto.
    http://apk.pt/?scat_id=15&tipo=news&detail=21

Cumps
    José Pires

João_
    Participante
    • Topicos: 4
    • Respostas: 20
    • Totais: 24
    • Membro Bronze

Obrigado pela ajuda Engbite  😀

kripton
    Participante
    • Topicos: 8
    • Respostas: 134
    • Totais: 142
    • Membro Bronze

Boas,

Nos meus aquarios eu gosto de usar mops volumosas e tambem compridas. Isto porque ja notei que há killis que metem ovos na parte que fica a tocar no fundo do aquario, e outros que metem ovos no nó por baixo da rolha, as vezes até me admiro como eles conseguiram chegar lá.

Cumprimentos

Ricardo Marques   

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Viva,

Saliento apenas alguns aspectos referenciados pelo Vasco no excelente artigo sobre os mops:

– Lã 100% acrílica. Eu uso alguns mops há mais de 10 anos e continuam impecáveis. Outro tipo de lã apodrece.
    – O numero de voltas tem que ser substâncial. Eu actualmente dou cerca de 100 voltas, o que perfaz cerca de 200 fios pendurados. Um mop deste tipo serve também de esconderijo para as fêmeas.
    – Um mop comprido com os fios a arrastarem um pouco pelo fundo do aquário. Vai cobrir as preferências de cada casal. Uns colocam os ovos até na rolha ou esferovite, outros nos fios que arrastam no fundo.
    – Ferver sempre os mops de cada vez que se muda de aquário/espécie. Um ovo que passa para outro aquário com outra espécie, pode estragar anos trabalho de conservação da espécie.
    – O mesmo principio para quando se retira ovos dos mops. Entre cada aquário deve-se sempre fazer uma observação cuidada das mãos. Custa muito ter que esborrachar um ovo que se encontra na ponta de um dedo. “Será deste mop ou do anterior?” Em caso de duvida é eliminar.

Se estes aspectos forem sempre tidos em linha de conta, de certo tudo correrá bem.

Cumps,

Luis Oliveira

Engbite
    Participante
    • Topicos: 34
    • Respostas: 244
    • Totais: 278
    • Membro Bronze

Viva,

Tal como podes ler, segundo o artigo que te indiquei e segundo o que o Luís e o Ricardo é tudo uma questão de construires umas MOP's compridinhas e farfalhudas e observares o comportamento da tua fêmea…:P

– Caso esta ponha ovos muito na ponta da MOP, colocas um fios mais compridos ou uma MOP mais comprida.

– Caso esta ponha muito junto à Rolha, a MOP pode ser qualquer uma.

– Caso esta fique com as barbatanas “ratadas”, colocar mais do que uma ou aumentar ao volume da MOP para que tenha mais esconderijos.

Espero estar a servir de ajuda.

Cumps

José Pires

A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0