A visualizar 9 artigos - de 16 a 24 (de um total de 24)

Home Forum APK Killifilia Manutenção Misto de Dúvidas

• Autor
    Artigos

RodrigoGuimarães
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 72
    • Totais: 87
    • Membro Bronze

Afirmativo Eduardo.
    Para os aquários meto só musgo e mop? Nos não anuais?
    Ou meto substracto e esconderijos?

EDIT:

Nova pergunta… ao falar com um criador francês ele disse-me que a incubação dos não-anuais dele é feita sempre em água, isto é, ele retira o MOP do aquário com o casal/trio e depois coloca noutro aquário e nunca retira os ovos do MOP. O que eu estou a pensar fazer é algo semelhante. Já que os meus aquários estão na garagem o que eu estou a pensar em fazer é: Vou usar várias caixas de telemóvel como aquários de incubação… retiro o mop do aquário do casal e meto na caixa de telemóvel, depois levo esta caixa para minha casa e coloco num local à sombra com uns 24-25º. Que acham?
    Eu tenho cá 100 folhas de Catappa e metia 2 por 4litros de água para evitar todo e qualquer tipo de bactéria/vírus no aquário dos ovos.
    A tampa estava a pensar em fazer um furo para puder conseguir passar o tubo de ar e no fim colocar uma pequena ''pedra'' de ar de madeira. É que para alem de puder ver o desenvolvimento dos ovos consigo também aprender mais com possíveis erros do que se tiver os ovos fechados… Eu vi que vocês metem os ovos em cima de algodão que está em cima de turfa… mas pq algodão se usam lã sintéctica para não se detriorar na água?

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Viva,

Nos aquários de reprodução não uso substracto. Apenas um tronco, um feto de Java e é claro um ou dois mops.

Quanto aos ovos tens várias hipóteses de procedimentos.

Uma delas é seguir o método natural. Os ovos têm o seu desenvolvimento no aquário dos pais e os alevins vão aparecendo. Isto resulta se o aquário for muito bem plantado e se não houver outros predadores para além dos pais. Mas a taxa de sucesso é sempre muito baixa. Eu considero que é a melhor maneira de se perder uma espécie. Basta ficarmos à espera que o primeiro alevim apareça e entretanto morre um dos pais.

Depois há o método da recolha dos ovos, seja utilizando um mop ( feitos com fios de lã acrílica) ou mesmo as plantas que existem no aquário. Só que nas plantas a visualização dos ovos é mais difícil.

Normalmente usa-se um mop, recolhe-se os ovos com as mãos (não há o perigo de os esmagar, são resistentes) e coloca-se num recipiente onde se vai dar o desenvolvimento embrionário.

Também aqui há mais do que uma opção. Ou se coloca os ovos sobre turfa húmida colocada numa caixa de Petri, ou se colocam directamente num recipiente com água.

No primeiro caso há quem utilize algodão (que as senhoras usam para retirar a maquilhagem) sobre a turfa e os ovos sobre o algodão. Vêm-se melhor os ovos, tem-se na mesma as propriedades antifungicas da turfa, mas para quem não tem experiência é difícil calcular quando molhar os ovos.

Eu utilizo um pequeno recipiente com água de garrafão com Ph baixo e um pouco de água envelhecida com folhas de Terminala. Vê-se bem o desenvolvimento embrionário, retiram-se os ovos fungados com facilidade e é só retirar os alevins para outro recipiente à medida que forem nascendo.

Este recipiente não necessita de ser muito grande. Aqui, eu coloco os alevins recem eclodidos com um pouco de musgo de Java. Fornece-lhes naturalmente infusórios que eu vou reforçando com uma gotas de água verde e um grão de arroz com casca.

Ao terceiro dia estão a comer artémia recem ecodida.

A limpeza é fundamental e um ou dois caracóis e um ou dois camarões ajudam bastante.

Para que as coisas não corram mal eu mudo a água, aspirando o fundo e reponho com um tubo para administração de soro. Ou seja, gota a gota.

De qualquer modo, o melhor método é aquele que resulta melhor com quem o aplica. Também aqui não há verdades absolutas.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Luis Oliveira

RodrigoGuimarães
    Participante
    • Membro Bronze

Ajudaste Luís.
    Eu fiz 10 MOPs! E vou optar por nunca tirar os ovos dos MOP. Eu como tenho para já 2 aquários por espécie vou retirar o MOP de um aquário para o outro.
    Abraço,
    Rodrigo

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Viva,

A opção é tua. O melhor metodo é aquele que resulta melhor com quem o pratica.

Pessoalmnte não conheço ninguém que opte pelo metodo que escolheste.
    Acredita que dois aquarios por especie não é muito. Antes pelo contrário.
    Vais ter casais de reprodução, vais ter alevins e juvenis em várias fases de crescimento e terás ainda que ter uma opção para colocar as fêmeas maltratadas pelos machos. E cada vez vais querer ter mais espécies.

Também não podes retirar os ovos fungados que podem contaminar os vizinhos e sobretudo os alevins quando nascem não precisam de tanto espaço.

Uma caixa com um litro já é mais que suficiente. Isto partindo do principio que estamos a falar de Aphyosemions e que em algumas espécies quando tiras um ou dois ovos por semana é excelente.

Mas como disse ao principio a opção é tua.

Espero que mais sócios da APK dêm também a sua opinião.

Luis Oliveira

RodrigoGuimarães
    Participante
    • Membro Bronze

Luís tá descansado que depois das minhas férias fora de Portugal irei criar um novo espaço para mais aquários de Killies!
    Com 5 aquários por estante e com pelo menos 6 a 7 estantes.

É normal meter os mops dentro de água e estes ficarem a flutuar? A lã é sintéctica… ela acabará por ir ao fundo?
    Já agora os meus mops são um bocadito grossos.. deixo assim ou corto algumas ?

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Viva,

Se a lã é sintetica acabará por afundar. Eu costumo molhá-la primeiro debaixo da tormeira da agua bem quente. Depois aperto-a para extarir o ar que a faz flutuar.

Eu sou adepto dos mops volumosos. Dou 100 voltas ao livro para fazer o mop o que dá 200 fios pendurados. Dá mais trabalho a procurar os ovos mas, para mim, é mais funcional e mais estético.

As fêmeas podem-se esconder da agressividade dos machos com mais facilidade.
    Como a cor não parece ter interesse para eles, eu misturo vários tons de lã, entre o verde e o castanho. È o que me parece mais natural.

Vai perguntando.

Luis Oliveira

andraykens
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 118
    • Totais: 129
    • Membro Bronze

Viva amigos,

No meu caso opto por ferver as mops durante 8 minutos mais ou menos… ajuda a eliminar aquela cor que pode ir para os aquas! Foi assim que me aconselharam.

Neste caso eles não flutuam.
    Luís se foste operado, quero desejar-te as rápidas melhoras 😉

Abraços
    Luís Andrade

RodrigoGuimarães
    Participante
    • Membro Bronze

Então vou buscar os meus mops!
    Vou meter água a ferver e vou buscá-los à garagem.  ;D Já aprendi mais coisas hoje! É tão bom quando se gosta deste mundo.

Susana Paula De Campos Alcobia
    papillon
    Participante
    • Topicos: 28
    • Respostas: 274
    • Totais: 302
    • Membro Bronze

Eu também vou aprendendo muito com as tuas perguntas.

Continua Rodrigo, que eu gosto de ler.

Mas para quem não percebe ainda muito de killies, acho que devias pensar em ir mais devagar.

Depois não vais saber para que lado te virar, mas como te disse sou 0,05 em killiies ainda.

Não percas o entusiasmo e força com os teus projectos.
    Eu prefiro ir com mais calma e mais devagar, mas cada qual sua cabeça, sua sentença.

Boa Sorte
    cumps
    Susana

A visualizar 9 artigos - de 16 a 24 (de um total de 24)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0