A visualizar 11 artigos - de 1 a 11 (de um total de 11)

Home Forum APK Killifilia Killies Medo em lago

• Autor
    Artigos
    Rui Filipe Pimenta Mota Miranda
    sistema
    Participante
    • Topicos: 2
    • Respostas: 4
    • Totais: 6
    • Membro Bronze

Boa tarde, no outono adicionei Aphanius Mento Elbistan no meu lago. Tenho outras espécies como Tanichtys Albonubes , Gymnogeophagus Meridionalis etc..

O meu medo é que vi alguns rumores em que os Aphanius se poderão a tornar uma praga. Será que me devo preocupar ou a população, visto haver predadores naturais e tendo outras espécies que se irão alimentar dos seus alevins,irá se manter a um nível aceitável?

Obrigado

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá,

Bem vindo ao site/forum da APK e espero que o possamos ajudar.

Não serei a pessoa mais indicada para lhe falar de Aphanius, embora os mantenha há algum tempo.

Penso que já deu a resposta à sua pergunta. Os Aphanius colocados num espaço partilhado com outros peixes, alguns naturalmente predadores, nunca terão a sua população considerada uma praga!
    Eu mantenho-os num aquário ao ar livre, com um metro e dez centimentros de frente. A população cresceu bastante até me parecer perfeitamente estabilizada. Na última primavera não descobri um único alevim. E estão sozinhos, sem competitores.

Também e pelo que tenho conhecimento, na sua zona de origem não são uma praga. Antes pelo contrário, as populações têm vindo a diminuir.

Portanto, caro “Sistema”, desfrute da beleza dos Aphanius mento e não se preocupe muito sobre a sua expanção.

Mas como lhe disse inicialmente haverá pessoas com mais experiência em Apanius em lago que lhe poderão dar uma opinião mais fidedigna.

Com os melhores cumprimentos,

Luis Oliveira

sistema
    Participante
    • Membro Bronze

Muito obrigado Luís, veremos se mais alguém tem experiência com os Aphanius em lagos.

Aproveito para dizer que, apesar de ser do Norte do país, os Aphanius resistem a temperaturas bem baixas sem problema nenhum até agora.

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

Tudo depende do tamanho do lago, com tamanho consequente mesmo com Gymneogeophagus os Aphanius mento(Alexandri) Elbistan podem tornar-se muito abundantes. Um ex socio da APK tinha os dois juntos e os Aphanius eram abundantissimos. Os seus G. “meridionalis” são de certeza terrapurpura, ninguem tem os verdadeiros meridionalis em Portugal, no passado pensava-se que o que se tinha cá era o meridionalis mas não. O numero de jovens que sobrevivem têm sempre um tecto, chegam a um certo numero e depois param, são limitados pela predação e pela comida existente.

Abraço
    Paulo José

Aníbal Cardoso Gomes Coelho
    Anibal Coelho
    Participante
    • Topicos: 24
    • Respostas: 432
    • Totais: 456
    • Membro Prata
    • ★★

Olá “Sistema”

Aqui vai a minha experiencia:

Eu também vivo no norte e mantenho há 4 a 5 anos uma colonia de aphanius mento bor no exterior, numa balheira com 2,00m por 0,60m. A banheira tem nenúfares e pedras calcárias e com o tempo formou uma camada de lodo no fundo com uns bons 7cm.

De vez em quando, coloco uma pequena mangueira a renovar a água durante um dia ou dois e quase não alimento os ditos ( Refira-se que a banheira esta destapada no meio de um terreno agrícola, com imensos insetos a despenharem-se constantemente na água).

Logo no primeiro ano a evolução da colonia foi extraordinária, rapidamente o seu número passou de alguns pares, para dezenas e depois para centenas.

No outono os machos começam por perder as suas cores espetaculares, sendo que no inverno deixa-se de ver por completo. Ocasionalmente a banheira ganha mesmo uma pelicula de gelo espessa. Mesmo assim todas as primaveras lá estão eles novamente, ainda mais espetaculares que no ano anterior e rapidamente voltam a aparecer alevins.

No segundo ou terceiro ano, aconteceu algo catastrófico para a colónia: uma carpa koi saltou de uma banheira próxima e tudo se alterou. Os adultos não tinham problemas, mas deixaram de aparecer alevins. Como eu, de vez em quando, retirava alguns adultos para oferta, nos dois anos seguintes a população foi reduzindo drasticamente. Na última primavera, já só restavam 3 machos e duas fêmeas, que viviam alegremente partilhando o alimento com uma gorda carpa de 30 cm.

O destino voltou a funcionar e, em abril do ano passado, uma garça apanhou a carpa… No final do verão, já se contavam muitas dezenas de pequenos aphanius a atacar com avidez qualquer inseto incauto que aparecesse na superfície da água.

Um abraço
    Aníbal Coelho

• Esta resposta foi modificada Há 6 years, 1 month por Aníbal Cardoso Gomes Coelho Anibal Coelho.
    • Esta resposta foi modificada Há 6 years, 1 month por Aníbal Cardoso Gomes Coelho Anibal Coelho.
    sistema
    Participante
    • Membro Bronze

Olá Paulo, obrigado pela resposta.

Sim eu sei que são Terrapupura, mas erradamente eu gosto mais de os apelidar de Meridionalis 😀

Respondendo ao que disse, o meu lago tem 3mx 3.40m e 75cm de fundo.

Leva cerca de 7000 litros

sistema
    Participante
    • Membro Bronze

Olá Aníbal, obrigado pelo seu relato.

Basicamente pode-se retirar da sua experiência que, tendo outros peixes com os aphanius, a sua população tende a normalizar-se . Espero que se passe o mesmo no meu caso 🙂

Anibal Coelho
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Sim, pode ser essa a conclusão!
    No dia 17-02-2019, após a reunião do núcleo norte, seguiremos, para o almoço comemorativo do 14º aniversário do Núcleo Norte da APK, não quer juntar-se a nós, neste convívio?

Um abraço
    Aníbal Coelho

sistema
    Participante
    • Membro Bronze

Onde se irá realizar?

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Viva,

Transcrevo de um tópico criado neste forum, pelo Aníbal Coelho, em Reuniões do Núcleo Norte:

Local:
    ALFENA, PARQUE DE S. LÁZARO – Rua S. Lázaro
    Coordenadas GPS : N41.24004 / W8.52214

Data e Hora:
    17-02-2019 (domingo), a partir das 10:30H

NOTA 1 – O local do encontro fica próximo das bombas de gasolina, na rotunda que dá acesso a Alfena pela EN 105, estrada Ermesinde / Sto Tirso. Trata-se de um parque de lazer, com curso de água, forno comunitário, mesas, café…

Todos os interessados na killifilia serão bem recebidos.

Cumprimentos,

Luis Oliveira

Anibal Coelho
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Obrigado Luís.
    Um abraço
    Aníbal

A visualizar 11 artigos - de 1 a 11 (de um total de 11)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0