- This topic has 6 respostas, 3 utilizadores, and was last updated Há 16 years, 5 months by
RazoR.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Mais um noob
-
AutorArtigos
-
12/01/2010 às 14:13 #216224
Ora boas,
Sou o alex de Almada e tenho 25 anos, após ter tido já alguns animais de estimação fora do ambito dos peixes, ha coisa de 3 anos iniciei-me nos aquários de água quente e espicaçando o meu padrasto que agora conta com um aquario grandito e outro de 60 cm's.
Quanto a mim neste momento tenho um comunitário de 65L e tenho outros 2 que estão desactivados. Um de 54L e outro de 40cm's (não sei a litragem mas deve ser para os 20L. Ora para já queria activar o de 54L e aproveito para me iniciar nos killis. Tendo lido que ha especies de killies que podem ter uns 10 cm's e uma vez que no comunitário tenho especies relativamente pequenas queria neste meter uma especie que pudesse ser boa para iniciados aos killis e que ao mesmo tempo pudesse ser um peixe que em adulto chegue aos 6/10 cm's. Tenho visto que se costuma pôr um bocado como os viviparos, 1 macho para duas femeas e não querendo ser mais um cravas mas já sendo, gostaria de saber onde adquirir e que especies se enquadram nestas duas condições (boa para iniciado, tamanho adulto 6/10 cm's). Pago pelos peixes se for necessário.Agradeço desde já a vossa ajuda
Um abraço
12/01/2010 às 14:14 #222663Esqueci-me de dizer que mais para a frente irei activar o de 40cm's para aí pôr uma especie mais pequena
13/01/2010 às 13:30 #222664Boas Alex
O espirito da killifilia não é arranjar uns peixitos engraçados que se juntam com uns que estão lá em casa seja em que aquário for, se pesquisares sobre a killifilia vais saber que existem uns gajos malucos por peixes que têm muitos aquários normalmente pequenos (+- 10Lt) com casais de peixes lá dentro que vão tirando uns ovos da MOP (convem saber o que é) ou do substrato (turfa de preferencia) que guardam esses ovos ou os molham e esperam que nasçam os peixes, começam alimentá-los com artémia salina (também convém saber eclodi-la) e ficam todos felizes a ver crescer os peixes a ganharem cor a separá-los em casais e assim sucessivamente.
Também sou novo neste mundo dos killies já tive aquarios grandes cheios de peixes (quase de todos que normalmente se vêm nas lojas )também criei ciclideos africanos, mas posso dizer-te que criar killies é muito mais que isso.Vou dar a minha opinião do que devias fazer.
1º pesquisar muito na net e no site da APK (www.apk.pt)
2º aparecer numa reunião da APK (todos os 2º sábados de cada mês no jardim zoológico de Lisboa junto Mac’donalds não é preciso ser sócio) ai terás pessoas (incluindo eu ) que te vão tirar a maior parte das duvidas que tenhas acerca de killies e se avisares que vais de certeza que levas peixes para casa.È um prazer ajudar-te mas tens que ser mais claro nas tuas duvidas, outra coisa killies em comunitários não é uma boa aposta normalmente quem sofre são os killies (por experiencia própria).
Cumprimentos
Francisco Redondo13/01/2010 às 14:02 #222665fredondo, agradeço desde já a tua resposta mas creio que leste um pouco na diagonal o meu tópico.
Disse que tenho um aquario comunitário e que tenho 2 mais pequenos que estão desactivados, os killis irão para estes, começando por agora por activar apenas o de 54L (que não sei se terá mesmo 54 ou se tem menos). Sendo este aquario so para killis (uma especie apenas) e sendo relativamente grande pretendo saber especies que sejam assim um pouco maiores bem como aconselhadas para um iniciado. Tenho inclusivé pesquisado bastante e tenho ainda hoje o aquario pronto para receber habitantes, Tenho também aqui comigo um belo novelo de lã sintética para logo fazer uma mop. Das informações o mais complicado é mesmo saber das especies. De resto sinto-me com vontade para explorar esta nova vertente de aquariofilia.
Terei todo o gosto em frequentar essas reuniões e conhecer a malta e aprender com quem sabe mais que eu, mas a próxima reunião é só no dia 13 de Fevereiro e até lá já gostaria de ter algum exemplar e já me ter iniciado na killifilia.
Um abraço e obrigado uma vez mais pela tura resposta.
13/01/2010 às 14:28 #222666Boas
É bom saber que estás a pesquisar e já tens alguns conhecimentos do que é ter killies
Se quiseres posso te oferecer um casal de Fundulopanchax.gardneri gardneri “lafia gold” são bons para principiante, se quiseres posso tos entregar este fim de semana
é só combinar-mos um sitio em lisboa para tos entregar (por correio não tenho tempo).
Quanto alimentação estes meninos só comem comida congelada (artémia e larva de mosquito) ou viva (minhoca da califórnia e tenébrio do amendoim).
Se quiseres é só combinares.Um aviso ter killies causa dependência ( todas fossem como esta).
cumprimentos
13/01/2010 às 15:28 #222667… , mas a próxima reunião é só no dia 13 de Fevereiro e até lá já gostaria de ter algum exemplar e já me ter iniciado na killifilia.
Paciência e saber esperar é das coisas que mais se tem que ter quando se cria Killis… ;D. É bom saber do teu intusiasmo Alex e a espécie que o Francisco Redondo é uma das que procuras e aconselháveis para começar.
Como vês em menos de 24 horas desde que te registas-te neste fórum e nem sequer sendo sócio já te estão a oferecer um casal de peixes… (um dia destes os rapazes dos ciclideos e dos discos ainda nos vão copiar 😀 😀 😀 ).
Aproveita e apareçe nas reuniões. Verás que como eu tens ainda muito a aprender e a melhor maneira de o fazeres é colocares as questões a quem sabe. E esses Mestres costumam ir ás reuniões….Um abraço,
Vitor Vieira13/01/2010 às 15:54 #222668Boas
É bom saber que estás a pesquisar e já tens alguns conhecimentos do que é ter killies
Se quiseres posso te oferecer um casal de Fundulopanchax.gardneri gardneri “lafia gold” são bons para principiante, se quiseres posso tos entregar este fim de semana
é só combinar-mos um sitio em lisboa para tos entregar (por correio não tenho tempo).
Quanto alimentação estes meninos só comem comida congelada (artémia e larva de mosquito) ou viva (minhoca da califórnia e tenébrio do amendoim).
Se quiseres é só combinares.Um aviso ter killies causa dependência ( todas fossem como esta).
cumprimentos
Desde já agradeço a disponibilidade, durante os dias de semana trabalho em lisboa mas como moro em almada também não me é dificil dar um saltinho a lisboa no fim de semana.
… , mas a próxima reunião é só no dia 13 de Fevereiro e até lá já gostaria de ter algum exemplar e já me ter iniciado na killifilia.
Paciência e saber esperar é das coisas que mais se tem que ter quando se cria Killis… ;D. É bom saber do teu intusiasmo Alex e a espécie que o Francisco Redondo é uma das que procuras e aconselháveis para começar.
Como vês em menos de 24 horas desde que te registas-te neste fórum e nem sequer sendo sócio já te estão a oferecer um casal de peixes… (um dia destes os rapazes dos ciclideos e dos discos ainda nos vão copiar 😀 😀 😀 ).
Aproveita e apareçe nas reuniões. Verás que como eu tens ainda muito a aprender e a melhor maneira de o fazeres é colocares as questões a quem sabe. E esses Mestres costumam ir ás reuniões….Um abraço,
Vitor VieiraVitor realmente também me parece a especie ideal para começar e para o aquário em questão.
Espero ter sucesso nesta nova fase da killifilia.
Quanto às dúvidas claro que porei aos mais entendidos e mais irão surgir à medida que vou lidando com simpáticos peixes.Abraço
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.