A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 17)

Home Forum APK Killifilia Reprodução mais duvidas

• Autor
    Artigos

luis
    Participante
    • Topicos: 31
    • Respostas: 46
    • Totais: 77
    • Membro Bronze

Boas a todos
    cá estou eu de volta com mais duvidas
    -a turfa que se utiliza nos ovos é turfa natural?
    -necessita de ser fervida?
    -se sim,não perderá as suas qualidades?
    -onde se costuma comprar?
    HELP
    bom ja chega,por hoje…
    alguem me pode dar uma ajudinha com isto?
    cumps
    Luis Vasquez

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Viva Luis,

A turfa que se utiliza é natural. Deve ser fervida e não perde as propriedades.
    Dependendo do que pretendes fazer com ela, também podes usar como alternativa a fibra de coco.

Encontras a turfa à venda nas lojas de plantas e nas grandes superficies.
    Só não te digo aqui onde encontrares em Torres Novas para não fazer publicidade ao local.

Procura uma turfa sem aditivos/fertelizantes e sem mistura de terra.

Um abraço,

Luis Oliveira

luis
    Participante
    • Topicos: 31
    • Respostas: 46
    • Totais: 77
    • Membro Bronze

Boas sr.Oliveira
    Primeiro que tudo agradecer lhe pelo convivio que nos porcionou
    a semana passada (tambem á Dona Céu) e segundo  por estar sempre presente.
    a turfa era para dar continuidade a cultura de grindal e tentar essa hipotse  na reprodução dos ovos que tem sido um pouco funguenta
    Mas acho que ja sei onde diz que se compra
    ate breve e mais uma vez obrigado
    Luis Vasquez

alfacinha
    Participante
    • Topicos: 12
    • Respostas: 93
    • Totais: 105
    • Membro Bronze

boas

humus de minhoca é a mesma coisa que turfa ?

cump
    nuno martins

Vítor Vieira
    Vitor Vieira
    Participante
    • Topicos: 84
    • Respostas: 737
    • Totais: 821
    • Membro Ouro
    • ★★★

Viva Nuno.

Não são a mesma coisa.
    O humus de minhoca é constituido por terra e pelos dejectos da transformação daquilo que comem. Serve normalmente de fertilizante para as plantas.
    Já a turfa é material vegetal constituido por raízes ou musgos parcialmente decompostos ao longo de centenas ou milhares de anos.
    Se precisares de turfa sendo tú da ilha da madeira deves fácilmente encontra-la numa loja de flores e plantas.
    Cumps.

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 50
    • Respostas: 873
    • Totais: 923
    • Membro Ouro
    • ★★★

Não é.
    Turfa a verdadeira turfa existe em turfeiras, planta que retém agua, não sei se ai existe mas a existir é protegida.
    Compra aquela dos floristas, a que for mais fofinha ao tacto, pois é a que tem menos terra e é mais fibrosa.
    Um abraço

alfacinha
    Participante
    • Topicos: 12
    • Respostas: 93
    • Totais: 105
    • Membro Bronze

obrigado
    Realmente terei que ir a uma florista, porque a que vi a venda num supermecado custava uns 16 euros

cump
    nuno martins

Maria João Mourato
    mjm
    Participante
    • Topicos: 51
    • Respostas: 658
    • Totais: 709
    • Membro Prata
    • ★★

Não é.
    Turfa a verdadeira turfa existe em turfeiras, planta que retém agua, não sei se ai existe mas a existir é protegida.
    Compra aquela dos floristas, a que for mais fofinha ao tacto, pois é a que tem menos terra e é mais fibrosa.
    Um abraço

Olá Zé,
    A turfeira é um terreno ou depósito de onde se extrai turfa, tal como se extrai areia de um areeiro. Na sua maioria em locais húmidos onde abundam os musgos, que se vão acumulando ao longo de muitos anos, transformando-se a parte inferior naquilo que chamamos turfas. Há de vários tipos.
    Uma árvore trufeira, foi inoculada com um fungo cujo 'cogumelo' subterrâneo se chama trufa. Cada um proteje as suas 'trufeiras', que são carvalhos ou outras (poucas), porque as trufas são raras e caras.

Quem perceber mais de turfas ajude, que eu disso não percebo muito.

Cumps,
    João

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

São como dizes mas estas também existem.

As turfeiras, ou turfa, é um tipo de vegetação habitualmente encontrado nas partes altas (mais 500m altitude) que está perfeitamente adaptado à captação de grandes volumes de água, quer por precipitação directa quer por intercepção de nevoeiros, mais conhecida entre nós por vegetação húmida. As turfeiras conseguem, conforme o seu tipo de composição vegetal, reter entre 73% (turfa de graminóides) e 94% (turfa de Sphagnum) do seu peso em água, funcionando como uma enorme esponja que armazena a água regulando as escorrências de água após eventos de grande precipitação evitando não só as erosões dos solos, bem como que estas águas se percam de imediato. As turfeiras têm igualmente um papel bastante importante de purificação da água, uma vez que retêm na sua estrutura todas as substâncias que estão diluídas, incluindo substâncias tóxicas.
    Por estas e por outras razões as turfeiras são essênciais para a manutenção não só da diversidade natural das ilhas, bem como para garantir níveis de fornecimento de água correctos.
    Infelizmente, ao que tudo indica, cerca de 50% da área de turfeira dos açores já foi alvo de intervenção humana, em particular para criação de pastagens ou de floresta de produção.
    É um facto de temos por garantido que as ilhas açorianas não têm problemas de falta de água, mas situações como as ocorridas na ilha Terceira mostram-nos que a redução de áreas ocupadas por turfeira terão consequências graves no ciclo hidrológico.
    Poderão encontrar mais informação neste artigo publicado por elementos do Gabinete de Ecologia Vegetal e Aplicada (GEVA) da Universidade dos Açores, e que serviu de suporte para este post.

(in Horta XXI)

Já agora alguém sabe onde posso comprar aquela turfa fibrosa que eu ainda não consegui por a mão.

Um abraço

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Zé,

Eu usei turfa fibrosa há uns sete ou oito anos atrás. Na altura o importador era a Tropizoo, e, se a memória não me falha, a turfa tinha a marca “Hagen”.

É possivel que a Tropizoo ainda comercialize essa turfa, não sei é se estará disposta a fornecê-la para a nossa cooperativa mas é questão de falares com o Vitor.

Miguel

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá,

Tens razão Miguel,

Eu ainda tenho uma caixa por abrir, com 70 gramas. Era da “Hagen”, promovida na embalagem para ser usada nos filtos da “Fluval” e na altura era a Tropizoo o importador, que é actualmente um dos patrocinadores da nossa Convenção.

Um abraço,

Luis Oliveira

Maria João Mourato
    mjm
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

São como dizes mas estas também existem.

As turfeiras, ou turfa, é um tipo de vegetação habitualmente encontrado nas partes altas (mais 500m altitude) que está perfeitamente adaptado à captação de grandes volumes de água, quer por precipitação directa quer por intercepção de nevoeiros, mais conhecida entre nós por vegetação húmida. As turfeiras conseguem, conforme o seu tipo de composição vegetal, reter entre 73% (turfa de graminóides) e 94% (turfa de Sphagnum) do seu peso em água, funcionando como uma enorme esponja que armazena a água regulando as escorrências de água após eventos de grande precipitação evitando não só as erosões dos solos, bem como que estas águas se percam de imediato. As turfeiras têm igualmente um papel bastante importante de purificação da água, uma vez que retêm na sua estrutura todas as substâncias que estão diluídas, incluindo substâncias tóxicas.
    Por estas e por outras razões as turfeiras são essênciais para a manutenção não só da diversidade natural das ilhas, bem como para garantir níveis de fornecimento de água correctos.
    Infelizmente, ao que tudo indica, cerca de 50% da área de turfeira dos açores já foi alvo de intervenção humana, em particular para criação de pastagens ou de floresta de produção.
    É um facto de temos por garantido que as ilhas açorianas não têm problemas de falta de água, mas situações como as ocorridas na ilha Terceira mostram-nos que a redução de áreas ocupadas por turfeira terão consequências graves no ciclo hidrológico.
    Poderão encontrar mais informação neste artigo publicado por elementos do Gabinete de Ecologia Vegetal e Aplicada (GEVA) da Universidade dos Açores, e que serviu de suporte para este post.

(in Horta XXI)

Já agora alguém sabe onde posso comprar aquela turfa fibrosa que eu ainda não consegui por a mão.

Um abraço

Olá Zé,

Era para responder mas passou.
    Não consegui encontrar esse artigo, mas a chave é : As turfeiras, ou turfa, é um tipo de vegetação habitualmente…
    Ou dito de outra maneira, num artigo da UA — '…um workshop sobre as Turfeiras dos Açores e técnicas de restauro. Pretende divulgar a importância desses ecossistemas na paisagem e na cultura ambiental… '

Não são plantas, é um tipo de vegetação que, num ecossistema com características frescas e húmidas, como nos Açores e na Escócia (por ex), origina um depósito semi-decomposto e altamente estável a que chamamos turfa. Utilizada para variados fins conforme as suas características e nossas necessidades. Desde guardar ovos de killies até fazer chás para consumo humano, desde crescer plantas em vasos até combustível para queimar.

Espero que se perceba.
    Como é que tens acesso à 'Horta' (revista)?

Cumps,
    João

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Boas vê aqui
    http://desertosedesertificacao.blogspot.com/2009/09/turfeiras-dos-acores.html

Vitor se estiveres a seguir isto será que se arranja.
    Um abraço

Maria João Mourato
    mjm
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Olá!

Isso é o que tu transcreveste, e o link não funciona. Não tive acesso ao paper nem aos autores.
    Pela imagem vê-se uma situação de ecossistema húmido (alagado, pelo menos em parte e/ou parte do tempo). Estes terrenos podem ser muito bons para agricultura ou floresta se drenados. Em termos económicos/empresariais pode ser muitio lucrativo. Em termos ecológicos e  comunitários (externalidades) esta opção leva em geral a enormes perdas.

O que nós usamos como turfa é o que fica por baixo das plantas verdes, são raizes, caules, folhas, correspondentes componentes dos musgos, etc semidecompostas. Praticamente sem solo. Daí só algumas plantas poderem sobreviver em, e originar, turfeiras. Nomeadamente algumas gramíneas, em geral de pequeno porte(não o milho por ex:), e musgos como o sphragnum.

João

PS: o Joaquim tinha uma turfa comprada em saco grande em que se podia separar fácilmente (passador de rede) uma parte mais fina e outra mais fibrosa.

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Tenho de ver então com o Joaquim.
    Um abraço

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 17)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0