A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)

Home Forum APK Killifilia Killies Killies que não comem os filhos…=P

• Autor
    Artigos

Engbite
    Participante
    • Topicos: 34
    • Respostas: 244
    • Totais: 278
    • Membro Bronze

Viva,

Já há algum tempo que gostava de por este tema em debate com a comunidade APK.
    O tema não é bem o que está no assunto, mas quase…he he
    Tema:

“Crias que se desenvolveram no mesmo aquários que os Pais.”

Novo ano, primeiro debate…he he…e gostava que todos os que tenham tido este tipo de acontecimentos em suas casas que falasse um pouco disso, nomeadamente a espécie, tamanho do aquário ou lago e tipo de vegetação.
    Diz em vários locais, não especificamente sobre killies, que todos os peixes que sobrevivem com os pais, são peixes mais fortes e robustos que em condições controladas…=P

Vou dar um exemplo que sei que é comum nos killies:

Espécie: Jordanella Floridae
    Dificuldade: Fácil
    Aquário: “Lago” – Balde de 100litros enterrado no quintal
    Vegetação: Salvinia, egeria e elodia
    Filtração: Nenhuma
    Cuidados: Alguns
    (É claro que quantos mais detalhes colocarem melhor…he he)

Espero que entendam o que estou a tentar debater e que colaborem…=P
    Vou colocar em debate, mais lá para a frente algumas espécies em específico…=P

Cumps
    José Pires

Duarte Gonçalves Frade
    DuarteFrade
    Participante
    • Topicos: 10
    • Respostas: 81
    • Totais: 91
    • Membro Bronze

Boas,
    Decidi reanimar este tópico porque digamos que andava a pensar experimentar o chamado método natural, tanto no interior como no exterior. Já li o artigo das “Criptodneris” do Miguel Figueiredo e já li que alguns Epiplatys também se dão bem assim (alguém me pode dizer quais?), mas gostaria de saber de mais casos, tanto para alimentar o debate, como para poder selecionar que espécies posso usar.
    Cumps,
    Duarte Frade

Ricardo Araújo Fonseca
    Ricardo Fonseca
    Participante
    • Topicos: 18
    • Respostas: 159
    • Totais: 177
    • Membro Bronze

Fundulopanchax nigerianus é uma espécie que tenho reprduzido pelo método natural.

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

Teoricamente todos os killies não anuais se reproduzem em metodo natural , na pratica conheço não menos de umas 40 especies em que isso aconteceu. É relativamente frequente com Rivulus e Aphyosemions mas há varios outros generos em que tambem acontece. As condições para tal são o aquario ser o maior possivel, um casal ou poucos peixes, muitas plantas e de preferência agua bem filtrada e comida viva. Estas duas ultimas condições ajudam mas não são imperativas. Há especies em que o ciclo completo é dificil porque são muito predadores, Epiplatys por exemplo, em que aparecem alevins mas depois vão sendo comidos quando crescem, e outros como os Rivulus e os Aphyosemion, em que ainda pequenos os pais se habituam aos jovens e os deixam em paz.
    O aquario mais pequeno em que vi reprodução natural era do Boucinha, tinha 3 litros e meia e tinha Rivulus ornatus, com muito musgo, mas está longe do que é ideal para a reprodução natural. Conheci um françês que fazia reprodução natural de cardinais (Paracheirodon axelrodi). Tudo é possivel dando as condições adequadas. Tambem costumo dizer que estar a fiar-se na reprodução natural é um bom metodo para perder uma especie…

Abraço
    Paulo José

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Tudo o que é gardneri, nigerianus e provavelmente muitos outros Fundulopanchax que não sejam tendencialmente anuais se reproduzem em reprodução natural.

Penso que tudo o é Aphyosemion de floresta ou zona intermédia se reproduz naturalmente, por exemplo, os striatum. Também o grupo dos Chromaphyosemion se dá muito bem neste tipo de reprodução.

Alguns killiófilos consideram que certas espécies se criam melhor em reprodução natural, dada a dificuldade em criar os alevins, é o caso dos Pseudepiplatys annulatus.

Ter em atenção que:

Não conheço nenhum killie que não coma uma cria ou outra. É natural que exista, mas eu não conheço.

Portanto, se os killies petiscam, pelo menos, algumas crias, precisamos de fornecer proteção aos alevins. O mais fácil é enchermos metade o aquário com musgo de java ou outra planta densa. Mesmo assim,  deve haver um minimo de espaço, para que os adultos não estejam sempre a chocar com coisas a fugir à frente da sua boca. Convirá um aquário de 50 litros ou mesmo mais, dependendo das espécies.

De notar que, em muitas especies, mesmo que os pais não mostrem grande inclinação para comer as crias, o mesmo já não se passa com os irmãos. Os irmãos, apenas ligeiramente mais velhos, devoram alegremente os mais pequenos. Portanto, em certas espécies, se quisermos uma produtividade aceitável, temos que ir colhendo os peixinhos à medida que aparecem… o que dá uma trabalheira. Ora o objetivo da reprodução natural é precisamente ter pouco trabalho.

Uma hipotese é funcionarmos em vagas: uma vez, de quinze em quinze dias, retiramos os pais para outro aquário, deixamos assim que toda uma geração de peixinhos se crie. Porém, rapidamente acabamos por ficar sem aquários… e dificilmente isto se pode chamar de “natural” 🙂

Outra hipotese, mais simples, é colocarmos zonas de diferentes densidades de plantas. Desde locais mesmo muito, muito densos, a outros, pouco densos — uma coisa que funciona particularmente bem é conseguirmos criar profundidades variáveis à superficie, começando em apenas 1 mm. A ideia é que pelo menos alguns dos peixinhos muito pequenos consigam fugir aos manos mais velhos… de qualquer modo convém sempre retirar os alevins a partir de meio cm, alguns são predadores terriveis dos manos mais novos.

Miguel

Duarte Gonçalves Frade
    DuarteFrade
    Participante
    • Topicos: 10
    • Respostas: 81
    • Totais: 91
    • Membro Bronze

Tambem costumo dizer que estar a fiar-se na reprodução natural é um bom metodo para perder uma especie…

Quando falei no método natural, não queria propriamente dizer abandonar os peixes à sua sorte, e esperar que se reproduzissem; não excluo a hipótese de ir recolhendo alguns ovos. Queria isso sim, saber de espécies que me permitissem ficar algum tempo sem ter de verificar mops e que mesmo assim se fossem reproduzindo.

A ideia é que pelo menos alguns dos peixinhos muito pequenos consigam fugir aos manos mais velhos… de qualquer modo convém sempre retirar os alevins a partir de meio cm, alguns são predadores terriveis dos manos mais novos.

Isso é-me familiar, eu tenho Aplocheilus…

A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0