- This topic has 1 resposta, 2 utilizadores, and was last updated Há 5 years, 2 months by
Luis Oliveira.
Home › Forum APK › Killifilia › Killies › Killies para iniciantes!
-
AutorArtigos
-
03/02/2020 às 01:35 #272474
Boas noites/madrugadas amigos, tenho algumas duvidas a esclarecer pois sou novo nisto, andei a procura dum topico relacionadas c as minhas duvidas mas encontrei dicas em topicos ja com 6/7 anos.. Mas bem vou tentar resumir o maximo possivel.
Primeiro qual é a especie indicada para quem quer aprender ?
Segundo, em relação ha primeira, sempre tive na cabeça que no mundo dos aquários quanto mais espaço melhor.. o mesmo se aplica nos killies ou o suficiente basta ?
Terceiro, da para ” recriar ” o habita natural deles ? Eu gosto de tudo o mais natural possível, desde a plantas ate ao ciclo de luz.
Quarto, é suposto ter um aquario suplente para quando os ovos ecludirem ou posso te los no mesmo aquario que os pais ?
Consanguinidade é problema ? Nao me agrada muito misturas familiares..
Qual é o melhor aquario para manter killies ?
Nao consigo pronunciar nomes cientificos dos leixes no geral.. ha alcunhas certo ? ??
Boa noite e desde ja obrigado a quem me esclarecer as dúvidas.03/02/2020 às 19:06 #272526Viva,
Tentarei responder sucintamente. No entanto, é apenas a minha opinião. Haverá outros sócios que terão certamente outras opiniões.Primeiro qual é a espécie indicada para quem quer aprender ?
Primeira opção, um killie não anual, nomeadamente um Fundulopanchax gardneri ou nigerianus. Fáceis e resistentes.Segundo, em relação há primeira, sempre tive na cabeça que no mundo dos aquários quanto mais espaço melhor.. o mesmo se aplica nos killies ou o suficiente basta ?
Tudo é relativo. Tudo depende do espaço disponível para instalar vários aquários. No entanto, um casal ou mesmo um trio de Aphyosemion num aquário de 200l ficará certamente perdido.Terceiro, da para ” recriar ” o habita natural deles ? Eu gosto de tudo o mais natural possível, desde a plantas ate ao ciclo de luz.
Todos os habitat dão para tentar reproduzir. Poucos e em todas as espécies de peixes verdadeiramente se consegue. Nos killies, e para o manutenção e preservação de várias espécies, dificilmente se consegue.Quarto, é suposto ter um aquario suplente para quando os ovos ecludirem ou posso te los no mesmo aquario que os pais ?
Eu direi que no mínimo se deverá contar com três aquários por espécie. Um para os reprodutores, e dois para níveis de desenvolvimento diferente de juvenis. Ainda há que contar com caixas para colocação dos recém nascidos /alevins.Consanguinidade é problema ? Nao me agrada muito misturas familiares..
Uma das características da killifilia é a não existência de apuramentos genéticos ou hibridações com vista à selecção de novas colorações ou barbatanas mais extensas.
Como tal, segue-se o percurso do próprio maio natural em que as espécies estão muitas vezes confinadas a manchas de água muito limitadas. Logo, a consanguinidade embora possa existir, não é um problema grave em killifilia.Qual é o melhor aquario para manter killies ?
Não percebi a pergunta? dimensões? Set up?
DE qualquer modo, tudo depende da espécie escolhida.Nao consigo pronunciar nomes cientificos dos leixes no geral.. ha alcunhas certo ?
Não há. Entre killiófilos com alguma experiência por vezes usam-se diminutivos associados a uma espécie ou população muito conhecida. Mas os killies são sempre identificados do seguinte modo:
Ex: Aphyosemion halleri GEMGSL 19/4 Mbue, Rio Cumtoc
Aphyosemion – identificação do genero (deverá ser escrita em itálico)
halleri – identificação da espécie (deverá ser escrita em itálico)
GEMGSL 19/4 – código de coleta em que GE (Guiné Equatorial); MGSL os coletores (Malumbres, Gonzalés;Silvo; Losantos) e 19/14 em que 19 o ano de coleta e 14 a numeração da localização-
Mbue, Rio Cumtoc – A região do pais onde foram coletados.Espero ter ajudado.
Abraço,
Luís Oliveira -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.