Este tópico contém 11 respostas, tem 8 utilizadores, com a última actualização feita por Nuno Miguel Luís Guerreiro  Guerreiro Há 2 meses, 1 semana.

A visualizar 12 artigos - de 1 a 12 (de um total de 12)

Home Fóruns Killifilia Manutenção Killiefish australe

• Autor
    Artigos
    Nuno Miguel Luís Guerreiro
    Guerreiro
    Participante
    • Topicos: 2
    • Respostas: 3
    • Totais: 5
    • Membro Bronze

Boa noite, tenho um casal de australe num aquário plantado comunitário, e o killie macho recentemente começou por ficar na superfície num canto e sem querer comer (dou artemia) agora está no fundo do aquário e só rasteja que poderá ser??
    Obrigado

Pedro Manuel Martins De Sousa
    Pedro Sousa
    Participante
    • Topicos: 5
    • Respostas: 26
    • Totais: 31
    • Membro Bronze

Olá Guerreiro,
    Com a descrição que apresentas não é fácil encontrar uma justificação para o que está a acontecer.
    Eu tentaria talvez aumentar ligeiramente a temperatura da água 2 a 3 graus e colocaria no aquário uma daphnias vivas para lhe chamar a atenção sem prejudicar a qualidade da água.

Tenta descrever melhor os parâmetros da água, a idade do peixe (caso saibas) se está apenas este casal no aquário ou se existem outras espécies.

Não leves a mal, mas numa situação destas deves dar o máximo de informação possível para facilitar encontrar uma possível causa e ou um possível tratamento.

José Cristiano
    José Cristiano
    Moderador
    • Topicos: 32
    • Respostas: 430
    • Totais: 462
    • Membro Prata
    • ★★

Viva Guerreiro

Pela descrição dá ideia que o peixe tem uma infeção na bexiga natatória que é o órgão que lhe confere o “equilíbrio” dentro de água.
    Não te conseguindo ajudar mais que isto dado que não tenho conhecimentos na matéria, aconselho-te a uma pesquisa na net acerca do tema.
    Será também que o peixe já é velhote e está em fim de vida?

Cumprimentos

José Cristiano

Frederico André Gonçalves Feitor
    Frederico Feitor
    Administrador

Boas,

Talvez já tenhas feito algumas destas coisas, mas eu primeiro testava os parâmetros da água. Peixes mais debilitados ou frágeis podem ceder primeiro e pode ser um sinal para ter atenção aos restantes peixes do aquario.

Quanto ao problema em si também ja tive um problema similar com australe gold, parecia uma linguiça no fundo do aquario. no meu caso as condições da água (temp, pH, etc) pareciam estar ok. Por isso calculei que fosse problema bacteriano ou parasitário. Como tinha um desparasitante, foi por aí que comecei. No meu caso resultou, estava parasitado. Mas atenção que o peixe mesmo doente nunca perdeu o apetite, e duas semanas depois ja nadava bem.

Agora isto foi um caso. Ja tive outros com final diferente. Se estiver tudo ok com a água, separa o peixe, e trata em separado.

Mas como disse o Pedro, é preciso mais informação.

Abraço
    Frederico

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá Guerreiro,

Obrigado pelo teu interesse na killifilia e por nos teres contactado, expondo as tuas dúvidas e procurando ajuda.
    Foi com imenso prazer que te dei a minha opinião e desde já te agradeço teres seguido a minha sugestão de te inscreveres no site/forum. Como te disse poderias conhecer outras opiniôes diferentes. No forum e na APK há sempre alguém pronto a ajudar.

Se puderes acrescenta mais alguns pormenores que poderão ajudar.
    O casal de peixes está num plantado. Certo, mas sózinhos ou com outros peixes. Se sim, quais? Isto é importante para saber se há ou não agressões, se o casal consegue competir ou não pela comida.
    Apresenta alguns sinais visiveis a olho nu? Manchas? Corpo com opacidade e sem brilho? Barbatanas ratadas ou encolhidas.
    Quando está no chão como está a respiração, visivel pelos movimentos dos operculos. Acelarada?
    O peixe apresenta tremuras? Tenta recuoerar a natação?

Como aqui já foi dito as causas podem ser multiplas, mas se vendo um peixe a ajuda é dificil, com poucos dados é muito mais complicado. Quando um peixe se apresenta já no fundo, sem se alimentar, o prognóstico é raramente muito pouco favorável. Infelizmente. O ideial é mesmo criar condições para que os problemas sejam minimizados.

Mais uma vez, obrigado por nos procurar.

Abraço,

Luís Oliveira

Guerreiro
    Participante
    • Membro Bronze

Bom dia, o casal está num comunitário com 3 barbo cereja, uma corydora, 2 tetra cobre, 1 colisa chuna sempre se deram bem, aliás a fêmea anda perfeita e ele também andava penso ser parasita…
    A idade não sei comprei há 3 meses +/- fique encantado com os killiefish..
    Obrigado Luís Oliveira por ter indicado agradeço

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 118
    • Respostas: 1548
    • Totais: 1666
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

Pelo que parece o killi ficou belly slider. Acontece às vezes aos peixes adultos e não só aos killis. Se for o caso em regra não recuperam mas já tive dois casos em que recuperaram, o truque que utilizei foi mudar o peixe em questão para aguas diferentes daquelas em que estava, temperatura, dureza e PH. O choque foi o suficiente, a mudança naturalmente foi gradual como na ambientação normal a um novo aquario. Saliento no entanto que na maior parte das vezes isto não resulta. Tudo isto claro se se tratar de facto de um belly slider.

Abraço
    Paulo José

João Brandão
    João Brandão
    Administrador

Olá Guerreiro,

Aqui ficam as minhas sugestões:

1 – Separar o peixe dos restantes, para um outro aquário;
    2 – Caso não tenhas outro aquário sugiro uma mudança de agua substancial, na ordem dos 30% (caso tenhas a possibilidade de mudar para outro aquário utilizada parte da água do aquário aonde está actualmente);
    3 – Sobe a temperatura um pouco, tipo 2 ou 3 graus, dependendo da temperatura actual. Nota que os Aphyosemion australe devem ser mantidos a uma temperatura por volta dos 24/25 graus;
    4 – Reduz a luz do aquário;

Vai mantendo o peixe sobre vigilância e verifica se detectas alterações no comportamento.

Vai dando noticias e boa sorte,

Cumprimentos,
    João

Guerreiro
    Participante
    • Membro Bronze

Ontem comprei seachem paraguard e fui dar lhe um banho passado 20 muitos já andava a nadar na superfície para meu espanto, fui arranjar algo para tapar para ele não saltar mas não fui a tempo ssaltou a minha frente, de volta para a água voltou a ficar no fundo parado….
    Hoje vou lhe dar mais um banho e ver se melhora.
    Depois de o ver a nadar ainda pensei que já estava bem melhor mas voltou a ficar no fundo.

João Brandão
    João Brandão
    Administrador

Se durante/após tratamento o peixe voltou a nadar eu diria que o problema está no teu aquário. Vê as suguestões que partilhei anteriormente.

Cumprimentos,
    João

Filipe Torre
    Allnothos
    Administrador
    • ★★★

olá!

No meu caso, só usaria algum tipo de medicamento se soubesse exactamente qual era a maleita do peixe. Em todo o caso, se tivesse que optar por algum tipo de medicamento escolheria sempre o Protozin (em dosagens subterapêuticas) e aguardaria durante uns dias por eventuais melhoras. Tal como referido acima experimente fazer uma tpa para ver se o bicho melhora.

Qual é a temperatura da água do aquário? A espécie em concreto, sendo oriunda de zonas de floresta, dá-se muito bem com temperaturas da água entre os 20-22º C.

Se tiver hipótese nunca misture killies com outro tipo de peixes, os killies são facilmente intimidáveis, mais lentos e não conseguem competir por comida com espécies mais agressivas e/ou expeditas.

Abraço!
    Filipe Torre

Guerreiro
    Participante
    • Membro Bronze

Fiz três banhos e já se nota diferença mais mexido, já consegue nadar um pouco a meio do aquário e volta para o fundo..
    Ontem não fiz o banho dei descanso mas vou fazer mais uns quantos e ver como reage.

A visualizar 12 artigos - de 1 a 12 (de um total de 12)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0