A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 15)

Home Forum APK Killifilia Iniciação Iniciação nos Killis

• Autor
    Artigos

valdemar berenguer
    Participante
    • Topicos: 1
    • Respostas: 5
    • Totais: 6
    • Membro Bronze

Boas, sou da Madeira e possuo sete aquarios. Há algum tempo atrás adquiri 5 killis da especie aplocheilus lineatus, 4 femeas e um macho. Estão bem bonitos e chegou a hora de reproduzi-los. Já tenho as mop; agora que procedimentos a tomar depois de colocar a mop? Os killis cá na Madeira, pelo menos nas lojas da especialidade, não se costuma ver há venda; é raro. Se entretanto quiser dedicar-me a esta família pescícola, consegue-se que me enviem para cá alguns casais? Um abraço.

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá Valdemar,

Em primeiro lugar, bem vindo ao fórum oficial da Associação Portuguesa de Killifilia. Espero que encontre aqui um grupo que o possa ajudar em todas as suas dúvidas sobre a killifilia e nós o possamos ver crescer enquanto killiófilo. Mas tenha muito cuidado, a killifilia é um vicio terrível, a maioria das vezes sem recuperação.

O envio de peixes ou ovos para qualquer parte do mundo não é um problema. É comum o envio por correio por killiófilos que cumpram apenas alguns cuidados. Nesta altura, o maior problema será o frio.

Quanto aos seus Aplocheilus lineatus não sei em que condições os tem alojados. Estão sós num aquário ou num aquário comunitário. Um aquário muito plantado ou não? Estes dados poderão ajudar a um aconselhamento face ao que pretende e às condições que poderá dar aos seus killies.

Cumprimentos,

Luis Oliveira

valdemar berenguer
    Participante
    • Membro Bronze

Boas, obrigado pelas boas vindas ao forum. Quanto ao vício, a própria aquariofilia é um grande e saudável vício e ainda bem que todos nós o temos. Há que gastar o dinheiro em qualquer coisa e que seja ela saudável. Os meus killis estão num aquário com 8 belos tetras do congo 2 lindas femeas ancistrus e 5 distichodus no congo. Está plantado unicamente com fetos de java, que ocupa praticamente todo o fundo do aquario. Mas em caso de postura dos killis tenho um aquário de 50 litros onde posso colocar os ovos e logo que possa estou pensando em adquirir mais algum aquario. É claro que isto tem de ser aos poucos já que o dinheiro neste país não rende e tambem existem outras despesas a considerar, daí a minha pergunta de como transferir e manter a postura. Obrigado, grande abraço

Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Topicos: 102
    • Respostas: 827
    • Totais: 929
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá Valdemar, bem vindo!
    E porque não colocar os Aplocheilus no aquário de 50 litros e recolher aí os ovos?
    Cumprimentos!

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá Valdemar,

Os teus killies estarão muito bem nesse aquário, mas com as cinco fêmeas e com os tetras do Congo será difícil fazeres qualquer recolha de ovos. Quanto a uma reprodução dita “natural” (reprodução sem a tua intervenção, feita no próprio aquário) os alevins seriam também certamente comidos.

Quando o Filipe aponta para colocar os Aplocheilus no aquário de 50 litros eu apontava para a colocação de duas fêmeas e um macho. Vários mops, alguns fetos e alguns troncos. Ver o mop todos os dias para ir retirando os ovos.

Os ovos são colocados numa pequena caixa com um centímetro de altura de água que poderá ficar a boiar no aquário para ir mantendo a temperatura. Os ovos retiram-se agarrando-os com os dedos, sem problemas, e colocando-os então na caixa com água. Ovos com uma cor opaca e leitosa devem ser eliminados e retirados da caixa.

Vai dando noticia sobre o desenvolvimento do projecto.

Abraço,

Luis Oliveira

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Topicos: 45
    • Respostas: 192
    • Totais: 237
    • Membro Bronze

Bem vindo, Valdemar.
    Vejo que também és viciado neste hobby, eu tambem  ;D.
    Boa sorte para o teu projecto.

valdemar berenguer
    Participante
    • Membro Bronze

Boas, obrigado pelos conselhos. Depois dos ovos colocados, os pais voltam ao aquário comunitario e os ovos então são tirados da tal caixinha de 1cm e colocados no aquário. Está correcto este procedimento ou por quanto tempo ficam os ovos na caixa? Estes killis já estavam na loja há imenso tempo e não eram vendidos e então lá o homem fez-me um preço especial e eu acabei por traze-los por achá-los bonitos. Cá na terra nunca os tinha visto há venda e daí nunca me ter interessado pela espécie o que pelo visto é bem interessante. Abraço

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá Valdemar,

Não me expliquei correctamente. Parti do principio que já sabias o que era um mop, por exemplo.

O que nós sugerimos é que, embora esses killies até possam estar no comunitário, o mais correcto era alojá-los no aquário de 50 litros. Para tentar a reprodução é necessário a colocação de um ou dois mops nesse aquário.

Para fazer um mop ver o artigo escrito por Vasco Gomes, no nosso site:
    [ftp=ftp://www.apk.pt/?scat_id=15&tipo=news&detail=21]http://www.apk.pt/?scat_id=15&tipo=news&detail=21[/ftp]

É nesse mop que os teus killies irão depositar os ovos. Os mops deve ser verificados todos os dias e retirados os ovos para a tal pequena caixa com um centimentro de água de altura e que deverá ficar a flutuar no aquário. Isto apenas para colocar a caixa em banho Maria e manter a temperatura da água adequada.
    Todo o desenvolvimento embrionário dos ovos vai-se dar nessa caixa. Todos os ovos mortos devem ser retirados.

Quando os ovos eclodirem, então sim, devem-se retira os alevins para um novo aquário ou para uma segunda caixa um pouco maior. Nessa fase, logicamente, deves começar a alimentar os alevins, mas isso será uma história futura. Na altura cá estaremos para ajudar.

Abraço,

Luis Oliveira

valdemar berenguer
    Participante
    • Membro Bronze

Mais uma vez´obrigado pela esclarecedora informação. Vou então colocar as mop no aquário e vamos lá ver o que se consegue. O macho passa a vida atras das femeas, chegando mesmo a agredi-las. Será este um procedimento de acasalamento nos aplocheilus affinis?

Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá Valdemar, venderam-lhe os peixes com o nome de Aplocheilus affinis?
    Cumprimentos!
    Filipe Torre

valdemar berenguer
    Participante
    • Membro Bronze

Na loja estava simplesmente ponchar. Eu é que pesquizando cheguei ao aplocheilos, principalmente pela cor do macho que é amarelo. As 3 femeas são brancas. As fotos no google são iguais ás dos peixes que eu tenho em casa. De qualquer maneira vou ver se consigo umas boas fotos dos meus e coloco cá no forum. Alguma informação que li dizia-me que os aplocheilos lineatus têm varias variantes de cor.

Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá Valdemar, fico à espera das fotos!
    Os A. lineatus que costumam aparecer nas lojas são da variedade “Gold”, uma estirpe de aquário seleccionada, e bem bonita por sinal.
    Cumprimentos!

valdemar berenguer
    Participante
    • Membro Bronze

Boas, como faço para colocar fotos aqui neste espaço?

José Cristiano
    José Cristiano
    Administrador
    • ★★

Olá Valdemar

Dá uma vista de olhos a este tópico:

http://apk.pt/forum/index.php?topic=3053.0

Abraço

Cristiano

Camilo Rodríguez
    Participante
    • Topicos: 9
    • Respostas: 65
    • Totais: 74
    • Membro Bronze

Hola Valdemar, benvido ó foro,

un saudo!

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 15)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0