A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 15)

Home Forum APK Killifilia Killies Identificar especie

• Autor
    Artigos
    José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 50
    • Respostas: 874
    • Totais: 924
    • Membro Ouro
    • ★★★

Caros amigos, identifiquem lá este peixinho, espécie, sexo.
    Os ovos foram-me oferecidos pelo Joaquim Marques.
    O Paulo Alves e o Bouçinha não podem participar, só depois de diversas opiniões.

WP_20151214_009_zpsdt0xvjbx.jpg

A foto está uma treta, mas está perceptível.

Um abraço Amigos

nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

Boas

Aparentemente é um macho de Fundulopanchax sjoestedti, mas parece um pouco deformado.

Abraço

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Deformado? 🙂

José Cristiano
    José Cristiano
    Administrador
    • ★★

Boas

Concordo com o Nelson.  Fundulopanchax sjoestedti, macho. Não faço ideia que população.
    Certamente é da foto mas também me dá ideia que tem uma deformação na zona do cachaço. Como ele está à superfície deve ser uma distorção do reflexo da água.

Abraço

Cristiano

António Castro
    Castrokillies
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 484
    • Totais: 499
    • Membro Prata
    • ★★

Vivam.
    Muito provavelmente trata-se de um Fp. Sjoestedti, pelo padrão das cores ao longo do corpo.
    Já as barbatanas caudal e dorsal parecem fugir um pouco ao padrão das cores habituais para essa espécie…

Cps
    A. Castro

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

As barbatanas, importante esse comentário. 🙂
    Um abraço Amigo

nelsonfpm
    Participante
    • Membro Bronze

Eu digo que parece deformado, por parecer ter uma corcunda.
    Pela falta da cor laranja eu arrisco me a dizer que a população possa ser a “Loé”.
    O peixe tem que idade?

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

O peixe tem quase um ano, foi também sujeito a temperaturas altas, envelheceu mais rápido. A cor também é um dado importante.
    Um abraço Amigo

Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Topicos: 102
    • Respostas: 827
    • Totais: 929
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá pessoal!

Nelson, A população “Loe” corresponde ao fenótipo vermelho de Fp. sjoestedti (outra população vermelha é a Funge) . Neste caso parece-me um peixe do fenótipo azul tipo USA ou Niger Delta.

Zé Azevedo, já tive alguns peixes parecidos com esse, no caso concreto eram machos secundários (indivíduos provenientes de fêmeas
    após a inversão de sexo), que nem de perto nem de longe tinham as cores e barbatanas dos machos primários, quer em termos de forma quer de tamanho. Provavelmente é um macho secundário, ou pode ser apenas um macho com barbatanas um bocado atípicas.
    Abraço!

nelsonfpm
    Participante
    • Membro Bronze

Filipe, eu sugeri a população “Loe” porque até agora foi a única população que vi sem a típica faixa laranja na barbatana caudal que se vê nas populações “USA” e “Niger Delta”. Mas sendo um macho secundário como sugeres, já é justificável a ausência da cor.

Cumprimentos

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

O peixe da fotografia é uma fêmea, pondo ovos. Acontecia te frequentemente isto ou é pouco frequente Filipe? Eu foi a primeira que vi. Um abraço Amigos.

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

Não era facil adivinhar mas era natural que o Filipe o fizesse. Casos destes são pouco comuns mas acontecem nos killies e mais frequentemente nos viviparos mas até noutros grupos como ciclideos pode acontecer. Eu estou convencido que o Zé é radioactivo e tem efeitos mutantes nos peixes…Já lhe nasceram albinos em 4 especies diferentes de killies, isto não é natural!…

Abraço
    Paulo José

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá,

Por curiosidade, esta fêmea sempre teve esta forma e cor? Desde a nascença? Esteve sempre junto de algum macho? Ou só ficou assim na ausência de machos?

Já me sucedeu uma fêmea ficar com o aspecto de um macho, mas só depois do macho morrer e ficarem duas fêmeas sozinhas. E neste caso, enquanto fêmea chegou a pôr ovos.

Normalmente o que me sucede é num grupo de cria, os machos mais pequenos tardarem em mostrar as suas cores, talvez para se defenderem dos machos dominantes.

No caso do Zé, tendo a fêmea tomado esta forma e cor já em adulta é considerada uma mutação?

Abraço,

Luís Oliveira

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Luis

As mutações de tipo genético são de raiz, desde o nascimento, não é o caso. Era uma fêmea completamente normal e de repente começou a ficar com cores de macho, mas continua a pôr ovos. Recentemente vi o caso de um tipo que tem uma fêmea de Apistogramma cactuoides que tem completamente o aspecto de um macho só que já pôs ovos quatro vezes. Quando o criador mostrou a foto todos disseram que era um macho e quase que lhe chamaram de mentiroso.

Abraço
    Paulo José

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Luís esteve sempre acompanhada por um macho excepto uns dias até que o Antônio Pires me arranjou um macho, com o qual ela ainda vive, tem é quase o dobro do tamanho. Os ovos é que fungam todos. Foi engraçado ver o interesse. Um abraço Amigos.

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 15)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0