AllnothosParticipante
- Topicos: 102
- Respostas: 827
- Totais: 929
Membro Ouro
- ★★★
![]()
Olá!
Boas,
Quando tive cá a espécie Fundulopanchax gardneri mamfensis Basua em casa também nunca vi a lista na barbatana, penso que tenha muito a ver com o stress do peixe…
Também não estou vendo aquela senhora criando um…… 😮
Edu,
Quando digo sossegado, não interpretes mal, porque foi a meter-me contigo 😛 :P……… Ok?
Aquele abraço,
Por acaso não tem nada a ver com “stresses”, tem a ver com variabilidade e possivelmente com cruzamentos selectivos para fixação de características fenotípicas (esta parte é pura especulação minha). Há Basua sem listas, com listas em todas as barbatanas impares e com listas só em algumas barbatanas impares. Alguns também têm listas nas barbatanas pélvicas. A coloração base também varia do verde esmeralda até ao azul escuro. São muito variáveis e já devo ter visto todas as variações possíveis, já os tenho há 4 anos e crio uns 50 casais por ano.
Cumprimentos!
Filipe Torre

paulo mirandaParticipante
- Topicos: 71
- Respostas: 653
- Totais: 724
Membro Prata
- ★★
![]()
Filipe,
Foi o que achei, mesmo sabendo que não faz meu género de peixe acho sempre engraçado o colorido do mesmo, daí eu adquiri-lo na convenção… Mantenho duas espécies só por ter….. 😉 Curiosidade, só agora soube que mantens essa espécie… é bom saber, pois podias na altura teres uma fêmea para mim… 🙂
Foi falta de informação minha ao saber que ninguém tinha ela…….. ???
Sem outro assunto,
Aquele abraço,

AllnothosParticipante
- Topicos: 102
- Respostas: 827
- Totais: 929
Membro Ouro
- ★★★
![]()
Olá, quando quiseres é só pedires!
Já os tinha enviado a convenções e já dei bastantes casais e ovos, pensei que fosse público, nunca fiz segredo nenhum disso.
Os peixes que compraste na convenção são filhos duns peixes meus que apresentei na CKFN há uns 2 anos.
Cumprimentos!
Filipe Torre

paulo mirandaParticipante
- Topicos: 71
- Respostas: 653
- Totais: 724
Membro Prata
- ★★
![]()
Filipe,
Xi……………..!!! 😀 🙂
Por vezes a tua e a minha divulgação é tão escassa…….. Que acabaca por dar isto……….. 😉
Novamente aquele abraço,

Eduardo BernardoParticipante
- Topicos: 119
- Respostas: 1383
- Totais: 1502
Membro Platina
- ★★★★
![]()
Edu,
Quando digo sossegado, não interpretes mal, porque foi a meter-me contigo 😛 :P……… Ok?
Paulo, na boa, podes meter-te comigo à vontade! 🙂
Mas estás coberto de razão.
Abraço