RubinhoOLDParticipante
- Topicos: 40
- Respostas: 420
- Totais: 460
Membro Prata
- ★★
![]()
Boas amigos!
Podem ajudar-me na identificação desta minhoca? Será eisenia foetida? São uma pragana horta biológica que estou a preparar e queria saber se as posso pôr no compostor para fazer omeu próprio húmus.

minhoca

100m2 já cavados
Obrigado!

Luis SantosParticipante
- Topicos: 95
- Respostas: 589
- Totais: 684
Membro Prata
- ★★
![]()
Viva Ruben,
Sinceramente…… não sei.
so sei que os meus igneus chamava-lhe um figo…. ::) ::) ::) ::) ::)
Um abraço
Luis

RubinhoOLDParticipante
- Topicos: 40
- Respostas: 420
- Totais: 460
Membro Prata
- ★★
![]()
Se eu criasse ciclídeos cá em casa, acredita que só comiam gammarus fossarum e estas minhocas (eisenia foetida?) todo o ano…
Eu removi os primeiros 30cms do terreno na íntegra e foi muito engraçado descobrir milhares de galerias escavadas não só pelas minhocas, como por formigas (vermelhas, pretas e amarelas) e até toupeiras (apesar de não ter visto qualquer exemplar). Li que estas galerias são muito importantes para que osolo possa arejar e fortalecer as raízes, etc.

Bruno PiresParticipante
- Topicos: 12
- Respostas: 102
- Totais: 114
Membro Bronze
- ★
![]()
Boas Ruben,
pela configuração do bicho e coloração não parece ser a eisenia foetida, sendo que estas últimas terminam num formato mais pontiagudo e têm uma coloração mais avermelhada.
Mas em princípio darão para pores no compostor pois, por aquilo que tenho lido na net, quase todas as minhocas dão para fazer compostagem devido ás mesmas se alimentarem de matéria orgânica encontrada nos seu habitats. Poderão é não aguentar a temperatura de fermentação do material de compostagem.
Para ficares com uma ideia das diferenças deixo o link da imagem duma eisenia foetida.
http://thebigredbarniniowa.com/yahoo_site_admin/assets/images/worm.152185552_std.jpg
Abraços,
Bruno Pires

pedroParticipante
- Topicos: 7
- Respostas: 43
- Totais: 50
Membro Bronze
- ★
![]()
Ola Ruben. Tambem não sou grande perito a distinguir minhocas. So sei que todas elas dão para meter no anzol ;D
No entanto da uma vista de olhos aqui : http://mylovelyworms.blogspot.com/2009/06/top-photo-is-lumbricus-terrestris.html
e ve se nao parece uma Eisenia hortensis. As cores que apresentam dependem um pouco do ambiente onde se encontram.
Abraço
Pedro

Paulo José AlvesParticipante
- Topicos: 119
- Respostas: 1550
- Totais: 1669
Membro Platina
- ★★★★
![]()
Ruben
se as apanhaste na Suiça é muito provavel que seja essa especie mas se não for o efeito é o mesmo. São optimas para o compostor, aceleram o processo ao digerir a materia orgânica e ao produzir um optimo fertilizante.
Abraço
Paulo José