- This topic has 24 respostas, 3 utilizadores, and was last updated Há 9 years, 2 months by
NGE.
Home › Forum APK › Killifilia › Killies › Fundulopanchax nigerianus innidere
-
AutorArtigos
-
19/04/2017 às 11:51 #218909
Ainda ando em testes com a maquina fotográfica e luz.
Obrigado, José Cristiano pelo grande apoio dado.
Nomeadamente pelos Fundulopanchax nigerianus innidere, que tem colocados muitos ovos e 95% não fungam. O que acho fantástico.http://www.youtube.com/watch?v=Z_vqi5_dNt0
19/04/2017 às 13:34 #242039Viva Duarte,
Estes dois vídeos são a prova que os Fundulopanchax nigerianus Innidere são uma das espécies mais recomendadas para quem se inicia na killifilia. São bonitos, são resistentes, comem bem, não são nada tímidos e reproduzem-se muito bem. Melhore não se pode pedir e os teus estão muito bem cuidados. Parabéns e só há que continuar.
Quanto ao terceiro vídeo acabei de descobrir mais uma utilização possível para a nossa revista. 😉 🙂 A serio, obrigado pela divulgação da nossa Associação. Foi bem imaginado o modo de divulgares a APK.
Um abraço,
Luís Oliveira
19/04/2017 às 13:49 #242040Obrigado Luis.
Os killis já vinham bem grandes (devo te-los à 2/3 meses) e já tenho pequenos e devo ter + no ifim desta semana.Sobre a revista, fui um bocado ousado, usar sem perguntar se podia… ;D
A mop da revista ficou curta 5cm para a altura do aquário.
Deveria ter uma zona mais rija para aquilo resultar bem. É um pouco mole.
Mas tenho a solução para o problema de ser pouco rija, é “dobrar” ao meio.
A altura da mop não sei. Mas na capa poderia haver um representação esquemática da possível utilização.20/04/2017 às 13:12 #242041Olá Duarte
Saiu a sorte grande a esses “Innidere”. Aqui em casa a concorrência era grande, já eram muitos no mesmo aquário e alguns ficam para trás em termos de crescimento. De certeza que esses já deram um salto em tamanho e ainda bem que já tens descendência. Quando tiveres mais espaço avisa … ;D
Abraço
Cristiano
20/04/2017 às 16:58 #242042Olá Duarte
Saiu a sorte grande a esses “Innidere”. Aqui em casa a concorrência era grande, já eram muitos no mesmo aquário e alguns ficam para trás em termos de crescimento. De certeza que esses já deram um salto em tamanho e ainda bem que já tens descendência. Quando tiveres mais espaço avisa … ;D
Abraço
Cristiano
Boas Cristiano, não sabes da melhor. Ontem tirei das mops quase 40 ovos, se não fungarem vou ter muitos alevins. As dafnias e as larvas de mosquito tem sido milagrosas. Não sei bem o que vou fazer 😀
20/04/2017 às 17:04 #242043É possível retardar algum tempo o desenvolvimento dos ovos, através da utilização de turfa?
20/04/2017 às 17:10 #242044Olá
Eu com os “Innidere” tenho feito tipo anuais, faço turfas. Coloco no aquário uma caixa grande com turfa ou fibra de côco e guardo uns dois a três meses. Molhei no outro dia uma turfa com 3 meses e nasceram cerca de 40. Dá menos trabalho e funciona tipo “backup” da espécie.
abraço
Cristiano
20/04/2017 às 21:25 #242045Será que funciona tirar os ovos da mop e colocar numa turfa humida?
Desta forma posso dispersar os ovos para evitar fungos.21/04/2017 às 15:23 #242046Sim, podes.
É um método que evita a proliferação de fungos de uns ovos para os outros (se espaçados uns dos outros). É usado também para que os peixes nasçam todos ao mesmo tempo mesmo que os ovos tenham sido colocados em dias diferentes. Eu uso muito este método dado que muitas das vezes não consigo fazer o controlo diário do estado dos ovos e assim não fungam todos. Colocas um pouco de turfa numa caixa e ou colocas os ovos directamente na turfa húmida ou os pões em cima de um disco de algodão (discos desmaquilhadores), e este em cima da turfa. A caixa deve vedar bem para que o meio seja húmido e os ovos não sequem em contacto com o ar.
O grande senão deste método é que tens que molhar os ovos na altura certa senão os peixes nascem em seco e obviamente morrem.Vai experimentando e logo vês o método que se adapta mais a determinada ocasião.
Abraço
José Cristiano
21/04/2017 às 16:06 #242047Cristiano, hoje foram mais 43 e um alevim.
A ideia de ter areão não deve ser a melhor, pois quando os tipos vão para a mop que esta dentro de uma gruta de pedras, alguns devem ficar no areão.
Também é só o 2 alevim que tiro do aqua dos pais.21/04/2017 às 20:59 #242048Olá Duarte
Como esta espécie é prolífica não há problemas em perder alguns ovos. Um aquário plantado,com areão, alguns locais de refúgio é bem mais natural que os “bare bottom”.
Mas quem tenha por exemplo aquários pequenos, com pouca ou nenhuma filtração, e tenha espécies em que uma boa qualidade da água seja prioritário e que queira colectar o máximo de ovos possível, aí o mais aconselhável é não ter o fundo coberto com areão (para mais fácil limpeza) e colocar mop's para dar alguma segurança aos peixes e para que seja aí o local de desova.
Neste momento só tenho um aquário com adultos. Tem areão, plantas, folhas e boa filtragem. Quando quero ovos escolho um casal e separo-os para um aquário à parte.
abraço
José Cristiano
21/04/2017 às 22:25 #242049Cristiano,
Mais do que uma espécie no mesmo aquário? Se sim, não te arriscas a que nasça e cresça despercebida uma fêmea?
É que mesmo só com mops e com espécies separadas já me sucedeu o impossível. Num aquário com crias de Aph. rectogoense aparecer um Aph. abacinum. Como? Não sei?
Abraço,
Luís Oliveira
22/04/2017 às 08:26 #242050Olá Luís
Onde é que foste buscar a idéia de
Mais do que uma espécie no mesmo aquário?
;D ;D ;D
Não me devo ter explicado bem mas quando digo que neste momento tenho um aquário só com adultos refiro-me apenas aos Fundulopanchax nigerianus “Innidere”. Nada de misturas ;D ;D ;D
Por muito cuidado que tenhamos existe sempre a possibilidade, mesmo que muito pequena, de aparecer um penetra onde menos esperamos. Já identifiquei algumas situações perigosas que potenciam essas situações e que daria também só por si um excelente tópico.
Abraço
José Cristiano
22/04/2017 às 12:04 #242051Cristiano,
Quando li a tua resposta fiquei deveras baralhado e surpreendido. Assustei – me a pensar que estavas a reduzir e mantinhas só um aquário com adultos.
Ainda bem que percebi mal. Deve ser da velhice.Quanto ao teu comentário sobre situações que podem originar clandestinos e infiltrados e que poderiam originar um novo tópico, não poderia estar mais de acordo.
Abraço
Luís Oliveira24/04/2017 às 21:13 #242052Já me aconteceu, retirar os ovos da mop. Olhar para as mãos e não ver ovos, no entanto a esfregar as mãos encontrei um. Deve ser fácil um ovo solto colar-se a uma rede de peixes e se usarmos uma rede em vários aquários pode existir a possibilidade de contaminação.
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.