Boas
Alguem me sabe dizer porque é que os meus fundul.Gardneri gardneri “lafia gold”
Juvenis começaram a ficar com espinha toda torta (quando se começava a distinguir o sexo começaram a entortar) de 3 machos e 8 femeas só 1 macho e 2 femeas ficaram direitos.
Obrigado
FR

RubinhoOLDParticipante
- Topicos: 40
- Respostas: 420
- Totais: 460
Membro Prata
- ★★
![]()
Escutei em tempos que poderia ser o resultado de sucessivos cruzamentos consanguineos.
Alguém pode dar uma ajuda aqui nisto?
foi o que eu pensei mas como sou ainda novato nestas andanças ….
pode haver outra justificação?

Paulo José AlvesParticipante
- Topicos: 119
- Respostas: 1550
- Totais: 1669
Membro Platina
- ★★★★
![]()
Olá
Esse entortamento costuma-se dar devido a más condições em que os peixes vivem, agua suja, temperatura inadequada, neste ultimo caso é comum dar-se com temperaturas demasiado altas. Se fosse genetico manifestava-se `a nascença.
Abraço
Paulo José
Viva,
Não sei se será este o caso mas todos os meus Katetys quando sujeitos a temperaturas elevadas ficam tortos de todo. Mesmo nos adultos.
Quanto à consanguinidade, acho que nos killies não tem a mesma expressão que noutras espécies. Só assim se compreende que tenhamos em aquário durante largo anos uma população que muitas vezes tem apenas um casal como origem. É o caso do Aphyosemion bualanum Nanga Eboko.
E também na própria natureza quantos killies não têm como habitat pequenas charcos em que a consanguinidade tem forçosamente que existir?
Só que lá quando aparece uma variedade albina ela não é “naturalmente aproveitada”.
Luis Oliveira
APK 06
Boas
Ora ai está uma razão que nunca me passaria pela cabeça (temperatura da àgua ) vou testar os parametros da àgua onde eles estão e ver se têm a temperatura muito elevada.
Obrigado pela ajuda
Cumprimentos
FR

José AzevedoParticipante
- Topicos: 50
- Respostas: 873
- Totais: 923
Membro Ouro
- ★★★
![]()
Os lafia gold que mantenho estão à temperatura ambiente, que oscila entre os 18º e os 21º e estão perfeitos.
Um abraço
Zé Azevedo