José AzevedoParticipante
- Topicos: 50
- Respostas: 874
- Totais: 924
Membro Ouro
- ★★★
![]()
Boa Pascoa
Essa lã resulta?
Como ficam os ovos?
Um abraço
A lã foi uma experiencia pois ainda não consegui arranjar a turfa. De qualquer maneira resultou bem e funciona exatamente da mesma maneira, isto é, semanalmente retiro a lã apanho os ovos, uma a um, e volto a colocar a lã novamente no aquário.
Os ovos estão guardados numa caixa de petri sem turfa… mais uma invenção.
Enfim… quem não tem cão caça com gato 😉
Abraço,
João Brandão

José AzevedoParticipante
- Topicos: 50
- Respostas: 874
- Totais: 924
Membro Ouro
- ★★★
![]()
Usa daqueles tijolos prensados de fibra de coco
Olá João,
Eu continuo como fiel guardião de turfa que era para te entregarem na reunião. Vais na próxima?
A sequência das fotos está bastante interessante.
Quanto ao uso da lã a questão tem a ver com a quantidade de ovos viáveis. Será a mesma da turfa? Um casal normal põe cerca de 100 ovos por semana. Foi-me referido, porque eu não tenho experiência com anuais.
Parece-me ainda mais complicado a evolução do ovo numa caixa de Petri, sem turfa. Estão só com água ou em algodão húmido?
Um abraço,
Luis Oliveira
Olá Luis,
Eu estou a contar ir à próxima reunião. É já este sábado?
Quanto às questões que colocas em relação à quantidade de ovos por semana esta é a minha primeira experiencia e na primeira semana tirei cerca de 20 ovos o que fica aquem do numero que mencionastes; no entanto relembro que foi apenas um teste pois a alternativa era não ter nada e tirar zero 🙂
Quanto aos ovos, inicialmente coloquei-os na caixa de petri com agua engarrafada mas após ler alguns posts, artigos, etc. pensei que o mais natural seria que estivem a seco pelo que retirei a agua; tanto quanto julgo saber o uso da turfa tem como função manter alguma humidade por um lado e por outro evitar que os ovos fungem (provavelmente derivado da acides). Enfim, mais uma vez era isto ou nada pelo que decidi experimentar 🙂
Um abraço,
João Brandão
olá João
as reuniões são sempre no 2º sábado de cada mês a próxima é a 13 de Abril.
Abraço
Francisco Redondo