Olá malta,
Não sei se este é o local mais apropriado para a minha pergunta, mas a ler a informação de cada área senti-me mais à vontade para colocar a pergunta aqui.
Eu adoro fotografia e à muito que estou nesse mundo.
Neste momento tenho uma lente macro dedicada ( uma daquelas que só o preço doi :-X) e gostava de saber se os ovos são fotosensíveis.
Este tipo de lente para tirar macros normalmente precisa de ter o valor da abertura muito alta e entra muito pouca luz.
A minha pergunta vem mais no sentido de: Posso tirar fotografias aos ovos com flash? Irá danificar os ovos/peixes?
Gostava de ver se é possível fazer uma sequência chronográfica de desenvolvimento embrionário de uma espécie.
Abraços e beijos,

Eduardo BernardoParticipante
- Topicos: 119
- Respostas: 1384
- Totais: 1503
Membro Platina
- ★★★★
![]()
Olá Rodrigo
Não te posso ajudar no que respeita à sensibilidade dos ovos ao flash. Haverá, com certeza por aqui quem o possa fazer cientificamente.
O que posso dizer, pela minha experiência, é que nunca notei que isso fosse um problema. Já tirei inúmeras fotos a ovos embrionados e nunca notei problemas com eles. Acredito que não devem gostar muito da luz intensa mas nunca tive problemas.
A foto abaixo foi uma de muitas que tirei a este ovo de Austrolebias arachan. Uso quase sempre flash nas minhas fotos. O alevim nasceu pouco tempo depois feliz e saudável. ;D

Queremos ver essas fotos! 😉
Abraços
Deixa-me primeiro ter ovos Eduardo, ainda tou a passar coisas para terras algarvías e demora o seu tempo. Isto são daquelas ideias que se uma pessoa não as escreve passados uns dias já não se lembra! E já que estava com a dúvida resolvi meter aqui a pergunta.. até pode ser que tenhamos metido pica ao pessoal para fazer sequências chronológicas!
E também já fizeste o favor de aumentar a fasquía!!! ;D Muito boa foto, grande detalhe!
Abraço,

CaroParticipante
- Topicos: 0
- Respostas: 5
- Totais: 5
Membro Bronze
- ★
![]()
Olá Rodrigo!
acho que é necessário usar o flash de cima para baixo!
Mas cuidado, quando tirei colocar o flash abriu-se meu relógio digital e caiu no agua.
Quase se caiu o flash também. Meu Omega Relógio! Uma prenda da minha mãe.
Menos mal que resistiu ao agua! 🙂
A proxima vez vou colocar outro vidrio no aquario e não inventar uma construção instável.
Beijinhos!