- This topic has 2 respostas, 2 utilizadores, and was last updated Há 17 years, 3 months by
lmsalgado.
-
AutorArtigos
-
27/02/2009 às 17:29 #215947
Já fiz isto há uns tempos, mas só agora arranjei tempo e paciência para documentar…
Este filtro é semelhante a um que já apareceu aqui no fórum feito com uma caixa de análises (por falar nisso ese post devia ser movido aqui para os DIY 😉 )
VERSÃO 1
Edição posterior: ao fim de umas semanas, este modelo começou a revelar-se menos eficiente que o seguinte, além de deixar o tubo de ar coberto de sujidade (o que mostra uma deficiente circulação da água dentro do filtro). Por isso aconselho a versão 2 do filtro. Permanece, no entanto, aqui a descrição pois a construção de ambos é bastante semelhanteMaterial:
. copo de iogurte
. rede
. tubo de ar
. fio/elástico/qualquer-coisa-que-sirva-para-amarar
. matérias filtrantes
. no meu caso:
. telha partida aos bocados (por sinal, partir estes cacos foi o que me demorou mais tempo)
. turfa granulada
. fibra filtrante normalConstrução:
Parti a telha em bocados com um máximo de cerca de 1/1,5 cm, com a ajuda de um martelo e uma chave de fenda velha

A rede usada foi esta, tem buracos suficientemente pequenos para que mesmo os jovens não consigam entrar:

Usei um copo de iogurte daqueles arredondados e translúcidos que são mais bonitinhos, e comecei por colocar os cacos até cerca de metade. No centro coloquei o tubo de ar:

A camada seguinte foi preenchida com turfa quase até cima:

Depois a fibra a transbordar, porque todos sabemos que ela compacta bastante com a água:

Por fim cortei um quadrado de rede à medida (com o cuidado de deixar excedentes para poder amarrar), dobrei duas vezes e recortei a pontinha da dobra para que ficasse com um buraco no centro de modo a passar o tubo de ar:

Por fim amarra-se. Usei um daqueles fios plásticos usados nas embalagens de alguns brinquedos, que eu tenho o vicio de guardar “para quando der jeito”.
Que tal, não parece mesmo um daqueles frasquinhos de compota da avó? 😀
Aqui o filtro em funcionamento, com um Gardneri a investigar aquele objecto estranho:

VERSÃO 2
Com o tempo notei que por vezes havia tendência a formar uma bolha de ar dentro do copo mantendo uma parte dos cacos a seco, por isso nos filtros seguintes acrescentei um tubo que garante uma melhor circulação da água pela matéria filtrante.Material adicional:
Encontrei por acidente, numa loja tipo AKI, um tipo de buchas especiais para não sei o quê, chamadas “Pattex camisas plástico” por 0,52€ o saco… por este preço não valia a pena o trabalho de andar a fazer furinhos em tubos.
As “buchas” são estas e incluem dois tamanhos diferentes:
Construção:
Pela altura dos meus copos de iogurte, foi mais apropriado cortar a meio buchas das maiores. Depois apliquei uma ranhura para enfiar a ponta do tubo de ar. A ranhura pode ser feita de duas maneiras (mostradas nas fotos seguintes), a segunda mostrou ser mais prática e apesar de ter buracos mesmo em frente ao sítio onde vai ficar a saída do ar, o ar escolhe o caminho mais fácil (para cima).Corte e ranhura tipo 1 para enfiar a ponta do tubo de ar:

Ranhura tipo2 (fica melhor fixado e é mais fácil):

Depois de enfiar a ponta do tubo de ar na ranhura, o resto da construção é semelhante à versão anterior.
Filtro concluído:
Tenho estes filtros a funcionar em 4 aquários e funcionam bastante bem, filtrando mesmo uma parte das fezes dos animais e alguns restos de comida… embora não substitua a aspiração do fundo periódica 🙁 . É um filtro de ar, não faz milagres.
VERSÃO FUTURA
Depois de andar a ler sobre os filtros de Henry De Bruyn, ando a imaginar uma nova versão em que se invertem posições:
. || / -> copo
. | || |
. |__||__|
. ||
. ||
. || -> tuboNo topo está o copo de iogurte, praticamente fora de água.
O tubo fura o fundo do copo e vai até à base do aquário.
O tubo de ar passará por dentro do tubo anterior para elevar a água.
A água cairá sobre a matéria filtrante no copo.
O copo terá buracos na parede, junto ao fundo, para que a água pingue de volta para o aquário.Este filtro exige que haja um espaço entre a superfície da água e a tampa do aquário para que o copo fique fora de água a uma distância em que as pingas caiam de cerca de 1 ou 2 cm. A menos que se pretenda colocar o filtro mesmo acima do aquário (como o de De Bruyn).
A diferença entre estas duas opções é que no inverno o facto de o filtro estar dentro do aquário fará com que haja menos perdas de temperatura com a evaporação. No verão será desejável o efeito contrário pelo que a segunda opção será melhor.Agradeço comentários e/ou melhoramentos 😉
Abraços,
Luís Salgado28/02/2009 às 00:14 #220990Amigo Salgado,
A não ser pelo prazer que te possa dar, proceder à construção deste tipo de filtros, acho que não se justifica, porque conseguimos encontrar no mercado uns filtros em acrilico, cujo preço não chega aos 3 euros…
Em todo o caso, eu também sou adepto do DIY (sempre que se justifica) e o teu projecto está catita!…
Abraço
João Milhinhos
28/02/2009 às 12:18 #220991Eu ia argumentar que em 10 aquários esses 3€ passam a 30€ e por aí fora…. mas tens razão: dá-me bastante gozo é o DIY. E estes são tão simples que eu não resisto. E para mais, permitem-me fazer variações para experimentar os melhores métodos de filtragem.
Mas a abono da verdade a minha bateria de killies está a crescer e estão todos em caixas vodafone triplas (coladas umas às outras) ou pelo menos dulplas, com separadores removíveis, etc… Daí se vê que eu caio frequentemente na tentação do DIY ;D
Abraço,
Luís Salgado -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.