Este tópico contém 9 respostas, tem 4 utilizadores, com a última actualização feita por  Marco Nelson Há 6 anos, 1 mês.

A visualizar 10 artigos - de 1 a 10 (de um total de 10)

Home Fóruns Geral DIY filtro biologico

• Autor
    Artigos

Marco Nelson
    Participante
    • Topicos: 24
    • Respostas: 107
    • Totais: 131
    • Membro Bronze

boas!

estava  a fazer uns filtros biologicos, mas acabou-se  as porcelanas para a colonia de baterias, ja vi gente que usa tijolo mas misturado com pedras etc, o que me aconselham  para substituir as porcelanas? tijolo  consigo arranjar facilmente mas nao sei se  altera o ph ou a dureza da agua, que aconselham?

abraço
    Marco

Assuncao
    Participante
    • Topicos: 4
    • Respostas: 71
    • Totais: 75
    • Membro Bronze

Oi Marco,

Podes usar tijolo que não faz mal nenhum nem altera os parametros da água.

Eu uso pedrinhas de rocha vulcanica mais ou menos do tamanho de ervilhas ou favas. Tambem costumo usar Leca mas como é leve tem tendencia a flutuar, tens que misturar pedras mais pesadas.

Abraço,
    João Assunção

Marco Nelson
    Participante
    • Membro Bronze

ola assunçao!

obrigado pelas dicas!  😉

abraço

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá,

Eu também uso rocha vulcanica e parece-me funcionar bem.

Um abraço,

Luis Oliveira

Marco Nelson
    Participante
    • Membro Bronze

ola luis!

sim faz lógica, é uma pedra bastante porosa,  deve ser boa para o efeito, mas como para ter rocha vulcanica tenho de ir a loja vou improvisar com e leca e tijolo, depois quando for a loja logo compro la 1 calhau! 😛

obrigado pela dica! 😉

Marco

Assuncao
    Participante
    • Membro Bronze

Oi Marco,

Já que vais á loja podes comprar rocha vulcanica já partida em bocados pequenos (como se fosse areão grande). Confesso que não me lembro dos preços disso mas não vai ser preciso muito para um filtro de canto.
    Enches até meio (ou 2/3) e o restante podes acabar de encher com matéria filtrante branca. Compra-se este material em sacos grandes que sai mais barato e depois tiras apenas o que precisas.

O importante é teres um meio que as bactérias possam colonizar e algo que tire as impurezas que flutuam na água (se bem que isto não é fundamental) mas dá um aspecto mais limpinho ao aquario.

Abraço,
    João

sameiro
    Participante
    • Topicos: 13
    • Respostas: 52
    • Totais: 65
    • Membro Bronze

Eu já experimentei tijolo, mas isso larga imenso pó, não vos acontece o mesmo?

Em pouco tempo chegou mesmo a fazer uma camada de pó no fundo do filtro, além de que diminuiu o caudal do filtro, ao instalar-se no “motor”(veio?).

Assuncao
    Participante
    • Membro Bronze

Oi,

Eu só tive uma vez num filtro de canto (movido a ar) pelo que não tive esse problema de se instalar no veio do motor. Sobre o pó confesso que tive os pedaços de tijolo de “molho” muito tempo antes de os usar. Deve ter ficado muito lavadinho e não me aconteceu o mesmo. Eu deixei de usar o tijolo porque achava aquilo pouco “natural” e “feio” se é que isso existe no nosso mundo dos Killis. O que interessa é que funcione não que seja giro (pelo menos para mim). A beleza está nos killis e mesmo assim, vamos discordar aqui, pois uns gostam de uns outros de outros. O que nos vale é que existem killis para todos os gostos.

Abraço,
    João

sameiro
    Participante
    • Topicos: 13
    • Respostas: 52
    • Totais: 65
    • Membro Bronze

Poix, esqueci-me de referir, que lavei varias vezes. E mesmo depois de utilizado várias vezes continuava a lagar o pó.

Marco Nelson
    Participante
    • Membro Bronze

ola a todos!

obrigado pelas dicas que me deram, acabei por utilizar azuleijo partido que tambem é ceramica, a parte de traz é bem poroso mais que o tijolo até, a nivel estético nao me faz diferença para ser sincero, se funcionar bem ja nem a rocha vulcanica vou comprar 😛

mais uma vez obrigado e abraço a todos! 😉

A visualizar 10 artigos - de 1 a 10 (de um total de 10)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0