A visualizar 13 artigos - de 1 a 13 (de um total de 13)

Home Forum APK Killifilia Viagens de Colecta Férias na Flórida

• Autor
    Artigos

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Foram simplesmente umas férias com a família… mas, obviamente, não resiti a coletar mais uns quantos peixinhos.

Os Cyprinodon variegatus aparecem aos milhares nas lagoas de água salgada das Keys:

[youtube]PQNxjZnIevs[/youtube]

Estes killies não são particularmente bonitos, embora os machos adultos se tornem razoavelmente vistosos. Os juvenis são assim:

06c.cyprinodon.jpg

Encontrei outros killies de água salgada em Tampa Bay, onde fiz uma pescaria com pessoal da AKA, precisamente no local, na zona de Terra Ceia que costumava ser o preferido do conhecido Henri DeBruyn…

O material de coleta foi uma rede de cerco:

07.seinenet.jpg

Fez-me confusão encontrar tantas espécies de killies em plena água salgada… inconscientemente, temos a noção que os killies são apenas espécies de água doce.

Espécies encontradas:

• Floridichthys carpio
    • Cyprinodon variegatus
    • Lucania parva
    • Fundulus seminolis
    • Fundulus confluentus

Mas não apanhámos as duas outras espécies de killies (também de água salgada) que existem na zona: o Fundulus grandis e a Cryptolebias marmoratus.

As Floridichthys carpio, o macho e a fêmea:

07d.fcarpio.jpg 07e.fcarpio2.jpg

Fundulus seminolis:

[youtube]51v2S1oqu6I[/youtube]

Lucania parva:

09.lparva.jpg

Fundulus confluentus:

08b.fundulus.jpg

Já em pura água doce, nos Everglades, a bonita Lucania goodei:

18.lucania.jpg

E o Fundulus chrysotus, do qual encontrei só alguns juvenis, dos quais apenas dois eram melanisticos:

21.chrysotus.jpg

Uma descrição mais detalhada da viagem, com outra fauna da Flórida, incluindo os habituais aligatores, pode ser vista aqui:

http://www.keepbase.org/fish/vip/forum/viewtopic.php?f=4&t=73

Miguel

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1549
    • Totais: 1668
    • Membro Platina
    • ★★★★

Miguel

Muito interessante. Parece-me que os dois Fundulus de que tinhas duvidas são ambos F. confluentus mas só terei a certeza vendo ao vivo. Necessitam de algum sal. Os Floridichthys são muito raros no meio killiofilo europeu, não aparecem, não se vêm nas convenções. Os B. belizanus podias apanha-los e trazê-los dos Everglades porque são exoticos e como tal podem sté ser mortos no Parque, eles agradecem. Sobre as tartarugas, a Aligator não o é, é uma Apalone, provavelmente a ferox, talvez a spinifera mas inclino-me mais para a ferox. A outra tartaruga não é a do Mississipi mas a nelsoni, que era no passado tida como sendo uma subespecie da floridana, já a tive, é comum no nosso comercio. A ferox já a vi cá à venda mas não é comum.
    Espero que mantenhas e reproduzas e tenhas sorte com a peixaria toda que apanhaste.

Abraço
    Paulo José

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Membro Bronze

Paulo,

Parece-me que os dois Fundulus de que tinhas duvidas são ambos F. confluentus mas só terei a certeza vendo ao vivo.  Necessitam de algum sal.

Exatamente, neste post já os idenfiquei como confluentus, a barbatana ventral do maior já está claramente amarela, se tiver mesmo muita sorte poderá ser um casal. Têm sal, tanto mais que o stress fez despoletar uma série de doenças, incluindo fungos e veludo, alguns peixes vinham mesmo com anchor worms. Estão sob cuidados intensivos.

Os Floridichthys são muito raros no meio killiofilo europeu, não aparecem, não se vêm nas convenções.

Eu disse exatamente o mesmo ao pessoal da AKA: é a primeira vez que vejo este peixe, nunca o encontrei em convenção nenhuma. Também lhes disse que sabia porquê: depois da minha má experiencia de em manter os C. variegatus, é muito dificil transportá-los com sucesso.  É pena porque se trata de uma espécie mais bonita e elegante que os C. variegatus. Eu nem sequer a quis trazer, provavelmente morrreriam. Se algum dia voltar à Florida terei que fazer manutenção e transporte em água salgada ou, pelo menos, em água salobra… o que é muito mais complicado que em água doce.

Os B. belizanus podias apanha-los e trazê-los dos Everglades porque são exoticos e como tal podem sté ser mortos no Parque, eles agradecem.

Os tipos avisavam por todo o lado: “you cannot pick, collect or damage plants or animals”… eu podia fazer de conta que não percebia mas parece que as prisões da Flórida são tramadas.

Miguel

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá Miguel,

Obrigado por partilhares. Muito interessante, sobretudo pela possibilidade de ver fotos de espécies pouco frequentes no hobby.

É muito bom alargar horizontes para além dos Aphyosemions, Fundulopanchax e pouco mais. Um desafio a considerar…

Um abraço,

Luis Oliveira

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Membro Platina
    • ★★★★

Miguel

Parabens pelas capturas, especies interessantes e incompreensivelmente só apreciadas por poucos criadores pois que a maioria dos killiofilos não vê a sua beleza e interesse.
    Os Floridichthys até parece que não são dificeis de reproduzir em agua com sal.
    Sobre as Everglades noto que capturaste Lucania goodei com a indicação de que são das Everglades o que quer dizer que as capturaste” ao lado” ou no proprio parque nacional. Neste ultimo caso não tenho alternativa senão denunciar-te ao Tio Sam…Devido a isso vê lá se reproduzes depressa o que trouceste, nomeadamente as Elassoma evergladei, os Fundulus chrysotus melânicos e as Poecilia latipinna melânicas, porque a CIA vai estar à tua procura.

Abraço
    Paulo José

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Membro Bronze

Sobre as Everglades noto que capturaste Lucania goodei com a indicação de que são das Everglades o que quer dizer que as capturaste” ao lado” ou no proprio parque nacional. Neste ultimo caso não tenho alternativa senão denunciar-te ao Tio Sam…

Advinhaste, num canal que faz fronteira com o Parque Nacional dos Everglades, ainda não é desta que vou parar a Guantanamo.

nomeadamente as Elassoma evergladei, os Fundulus chrysotus melânicos e as Poecilia latipinna melânicas, porque a CIA vai estar à tua procura.

As evergladei vou passar-tas, são apenas três ou quatro, deixa-me fazer-lhes a quarentena. As Poecilla melânicas estão a ter todos os mimos… mas apenas tenho uma fêmea e dois ou três machos. Têm especial atenção simplesmente porque são raras (talvez uma em vinte, nas raras zonas em que existem) porque penso que a coloração tradicional, em exemplares adultos, acaba até por ser mais bonita.

Os chrysotus são minúsculos… não sei porquê este ano só encontrei juvenis.

A ficarem mais bonitos que o esperado estão os Cyprinodon variegatus, tenho que os filmar ou fotografar. É claramente um casal mas o macho tem pouco mais de 1 cm (chegam facilmente aos 6 cm), apesar disso passa a vida a fazer-se à fêmea e já ficou com a parte de cima do dorso de azul néon: é uma pequena área mas que dá bastante nas vistas nas exibições que faz. Quando chegar ao tamanho de adulto talvez até seja vagamente atraente… que é o melhor que se pode dizer de um Cyprinodon 🙂

Miguel

Alberto Reis
    Alberto Reis
    Moderador
    • Topicos: 229
    • Respostas: 778
    • Totais: 1007
    • Membro Ouro
    • ★★★

Parabéns pelas fotos, pelas capturas e pelas descrições. Estou à espera de ler um texto e ver fotos da viagem no nosso BAPK…
    Eu vou viajar em Junho a NY e Boston. Vou tentar dar uma saltada à Florida se tiver tempo para isso…
    Abraços
    AR

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Membro Bronze

Alberto, a Florida é talvez o estado mas interessante dos States em killies e com um pormenor que irás apreciar: o Espanhol é praticamente a língua oficial. Este ano fui interrogado por um agente fronteiriço que nem sabia dizer “thumb”: “Put your… hummm, pulgar here.” Entendemo-nos perfeitamente, claro.

Existem cerca de 18 espécies de killies na Florida:

Adinia xenica
    Fundulus chrysotus
    Fundulus confluentus
    Fundulus escambiae
    Fundulus grandis
    Fundulus heteroclitus heteroclitus
    Fundulus lineolatus
    Fundulus olivaceus
    Fundulus rubrifrons
    Fundulus seminolis
    Kryptolebias marmoratus
    Leptolucania ommata
    Lucania goodei
    Lucania parva
    Cyprinodon hubbsi
    Cyprinodon riverendi
    Cyprinodon variegatus variegatus
    Jordanella floridae

Outro estado particularmente interessante é o Texas, também com cerca de 18 espécies de Killes:

Adinia xenica
    Fundulus blairae
    Fundulus chrysotus
    Fundulus dispar
    Fundulus grandis
    Fundulus kansae
    Fundulus notatus
    Fundulus olivaceus
    Fundulus zebrinus
    Lucania parva
    Cyprinodon bovinus
    Cyprinodon elegans
    Cyprinodon eximius
    Cyprinodon nevadensis pectoralis
    Cyprinodon nevadensis shoshone
    Cyprinodon pecosensis
    Cyprinodon rubrofluviatilis
    Cyprinodon variegatus variegatus

Mesmo que não consigas ir para sul, não deixes de levar um camaroeiro. Nas zonas de NY ou de Boston podes possivelmente encontrar o Fundulus diaphanus, provavelmente o killie mais interessante do norte dos Estados Unidos (existe até mesmo no Canadá) e, que, suspeito, permite tirar ovos em aquários sem aquecimento e no inverno em Portugal 🙂  Em estados adjacentes, como New Jersey também encontras outros killies, talvez menos interessantess, como o Fundulus heteroclitus, a Lucania parva e o Cyprinodon variegatus.

Miguel

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Membro Platina
    • ★★★★

Miguel

Obrigado pela oferta. Devido a isso já não te vou denunciar à CIA… A tua lista é quase exaustiva falta só o Fundulus similis que a proposito e olhando melhor para as fotos eu desconfio que os teus F. confluentus são na realidade F. similis mas só vendo ao vivo para confirmar. Os F. seminolis são dos maiores Fundulus que existem , chegam aos 15 cm, sem cores mas enormes.
    O ciclideo que apanhaste sem estar identificado é aquele que tambem apanhaste no Mexico, o “Cichlasoma” urophthalmus.
    Deves ter notado que os Cyprinodon variegatus que apanhaste são parecidos com os C. esconditus que tiveste quando estavam sem cores de reprodução. Estes ultimos descendem dos primeiros.

Abraço
    Paulo José

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Membro Bronze

Os F. seminolis são dos maiores Fundulus que existem , chegam aos 15 cm, sem cores mas enormes.

Não apanhei nada que passasse dos 8-9 cm, até os Fundulus de Castro Marim são bastante maiores, talvez dependa das zonas. O seminolis não tem cores mas tem riscas verticais muito nítidas, é bastante mais bonito do que eu pensava, certamente muito mais bonito que o nosso heteroclitus.

O ciclideo que apanhaste sem estar identificado é aquele que tambem apanhaste no Mexico, o “Cichlasoma” urophthalmus.

Pois, eu sei. Aquilo que adorei entrar no México detestava na Flórida: em certas zonas era só dessa “porcaria” que aparecia no camaroeiro: urophthalmus, salvini, Tilapia mariae, joias… Por outro lado, gostei de encontrar as diversas espécies de percas do sol. Aqui por Portugal não posso com elas…

Por falar nos urophthalmus mexicanos ainda os mantenho, embora não os tenha reproduzido no verão. Aparentemente não gostaram do meu pH de 11 mas Gymnogeophagus, Aphanius, Jordanellas e Fundulus, entre outros, não se queixam. Por outro lado, se calhar são apenas machos… neste caso devia ter trazido alguma da “porcaria” introduzida…

Miguel

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Membro Platina
    • ★★★★

Miguel

Pelo video, que só vi agora, apanhaste uns magnificos F. similis e não F. seminolis. Este ultimo não tem riscas normalmente só umas indistintas em certas ocasiões. Pelo tamanho e coloração parece-me mesmo que são F. similis. Se reparares compara com a foto dos dois F. confluentus, que para mim são F. similis e verás que parecem ser iguais.

Abraço
    Paulo José

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Membro Bronze

Paulo,

Não digo que não tenhas razão, porém os killiófilos de Tampa Bay identificaram-nos imediatamente como F. seminolis (os maiores, de riscas mais espaçadas) e como F. confluentus, os geralmente mais pequenos e cuja principal característica distintiva, segundo eles, é a barbatana inferior amarela.

É suposto eles saberem do que estão a falar porque já contactam com estes peixes há muitos, muitos anos mas também já vi erros de identificação perpetuarem-se, portanto podem perfeitamente ser similis.

Miguel

António Castro
    Castrokillies
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 484
    • Totais: 499
    • Membro Prata
    • ★★

vivam.
    De acordo com o Aqualog “New World Killis” os F. seminolis não têm listas negras; nas fotos apresentadas o colorido dos seminolis é próxima dos R. cryptocalus.
    O que está na foto e que tem a mão por trás parece ser F. confluentus, por ter menos listas negras verticais  que F. zebrinus e mais espaçadas embora mais juntas ao lado da barbatana caudal.
    Ainda de acordo com o mesmo livro, os que estão na foto com fundo azul parecem ser F zebrinus, por terem muitas listas negras verticais  equidistantes.
    As L goodei… Bom… estou esperançado que apareçam na CAPK2013, bem como outros killies norte americanos!
    A Natureza tem coisas bonitas, não tem?
    Cps
    A. Castro

A visualizar 13 artigos - de 1 a 13 (de um total de 13)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0