A visualizar 12 artigos - de 16 a 27 (de um total de 27)

Home Forum APK Killifilia Viagens de Colecta Expedição Ecuador ECBR11

  • Autor
    Artigos
  • #229527
    Eduardo Bernardo
    Eduardo Bernardo
    Participante
    • Topicos: 118
    • Respostas: 1361
    • Totais: 1479
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Olá

    Apenas para informar que os poecilídeos da 2ª localização estavam numa valeta que, pelos vistos, tinha alguns problemas… Ainda no Equador rejeitámos alguns com fungos e, mesmo assim, todos os que chegaram apresentavam bastantes fungos. Está a ser uma luta difícil e já tive bastantes baixas. Felizmente capturámos algumas femeas “cheias” que têm parido e os alevins parecem perfeitamente saudáveis.

    Na mesma valeta, mas num local onde os poecilídeos não conseguiam nadar devido à pouca água, capturámos os Rivulus jucundus ECBR11-03 que parecem ser mais resistentes a esta doença. Pena que foram muito poucos.

    Falta também mencionar 5 camarões que capturei e que têm pinças. Não os consegui ainda fotografar. Não sei bem o que são mas estou a ver se os consigo manter.
    No curso de água onde apanhámos os Rivulus aff. limoncochae ECBR11-01 havia também uns camarões nocturnos com umas pinças muito compridas. Não sei se serão dos mesmos visto que estes são ainda pequenos.
    Digo que são nocturnos porque já lá tinhamos ído durante o dia e não os vimos. Voltámos lá à noite escura à procura dos Riv. limoncochae e estes camarões andavam por todo o lado.

    Andar aos rivulus à noite, no meio da selva e com lanternas é uma experiência fabulosa que não esquecerei! Foi um festim para os insectos mas foi muito giro!  🙂

    Quanto aos meus gostos, eu gosto de todo o tipo de peixes, até mesmo de ciclídeos embora tenha preferido não ter ficado com eles para mim.  ;D

    Abraços

    #229528
    Maria João Mourato
    mjm
    Participante
    • Topicos: 47
    • Respostas: 625
    • Totais: 672
    • Membro Prata
    • ★★

    Olá,

    Os poecilideos não parecem endler (P. wingei), parecem pertencer ao complexo guppy mas não wingei. Os primeiros são bastante fora do vulgar, para o que tenho visto, com caudas e dorsais maiores do que se costuma ver em selvagens.
    Muitos peixinhos bonitos/interessantes (como queiram já que o conceito de beleza …).
    Parabéns.

    João

    #229529
    Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

    Olá

    Os guppys são mesmo guppys (Poecilia reticulata), estão introduzidos por todo o mundo tropical. Os Endler só existem numa zona restrita da Venezuela, o mesmo para os Poecilia wingei se é que esta é uma especie valida.
    Os camarões de pinças compridas são Macrobranchium de certeza absoluta mesmo sem os ver. São perigosos para os peixes pequenos, dão uso às pinças que têm da pior maneira para os peixes que estão com eles.
    O ciclideo da foto é dificil de identificar sem cores mas será Aequidens/Bujurquina/Krobia, de um destes generos.
    O R. affinis limoncochae é do grupo, é dificil identifica-los porque há muitas formas intermedias desde A Colombia até ao Perú.

    Abraço
    Paulo José

    #229530

    Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

    Viva,

    Os primeiros guppies são obviamente selecionados, não são selvagens, são uma “aquarium strain” introduzida.

    Os segundos guppies parecem-me mais genuinos, tanto mais que aquele tipo de pintas cor-de-laranja são frequentes em guppies da Venezuela.

    Não reconheço o ciclideo mas já mantive um vagamente parecido, o Tahuantinsuyoa macantzatza:

    t2wz6.jpg

    Vais precisar de espaço para reproduzir estes ciclideos, pelo menos de 70 litros e… não, não é preciso colocar um mop  ;D

    Miguel

    #229531

    António Lourenço
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 45
    • Totais: 48
    • Membro Bronze

    Em primeiro lugar um abraço aos exploradores por esta aventura.
    Fico à espera da próxima CAPK para me deliciar com as vossas fotos e principalmente daquelas pequenas historias que têm para contar.

    Embora desconfiando qual é a resposta queria vos perguntar se fazem alguma analise aos parâmetros da agua na recolha dos peixes.

    Sobre os Killies das fotos pouco posso dizer porque ainda à pouco cheguei a este “mundo” dos Killies.
    Os vivíparos da 2ª foto são muito parecidos com uns que me arranjaram como “wild”…do Brasil
    O ciclideo parece muito um Aequidens rivulatus juvenil.

    Já agora aproveito e pergunto se sabem de algum sócio da APK que tenha participado nalguma expedição na Ásia ?

    Cumprimentos
    António Lourenço

    #229532
    Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Já agora aproveito e pergunto se sabem de algum sócio da APK que tenha participado nalguma expedição na Ásia ?

    O Rui Assis Ferreira, em Goa. Artigo publicado no BAPK Vol. X, nº 6 – Especiarias de Goa – Índia, 2008.

    Abraços.

    #229533

    António Lourenço
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 45
    • Totais: 48
    • Membro Bronze

    Obrigada Vasco
    Como posso ter acesso a esse BAPK ? ou pelo menos a esse artigo

    #229534
    Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Tens várias hipóteses. Podes pedir emprestado a algum sócio que tenha esse boletim, podes requisitar cópia do artigo à bibliotecária (vê como na secção da Biblioteca aqui no fórum) ou podes comprar o boletim avulso (custa 4.30€) pedindo-o a publicacoes@apk.pt.

    Abraço.

    #229535

    António Lourenço
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 45
    • Totais: 48
    • Membro Bronze

    Olá
    então qual é o ponto de situação das especies da Expedição Ecuador  ECBR11 ?  🙂

    #229536
    Alberto Manuel de Almeida Boucinha
    Alberto Boucinha
    Participante
    • Topicos: 7
    • Respostas: 28
    • Totais: 35
    • Membro Bronze

    Nos gupys, qual é o nome de cada uma das localidades?
    1ª localização????
    2ª localização????
    Abraços,
    Alberto Boucinha

    #229537
    Alberto Reis
    Alberto Reis
    Moderador
    • Topicos: 241
    • Respostas: 808
    • Totais: 1049
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Alberto
    Os da primeira população não tenho aqui os dados mas depois, quando chegar a casa, envio.
    Os da segunda população são simpátricos com Anablepsoides jucundus:
    ECR 09-04 = ECBR 11-03 Augusto Solis Residence, Via Puyo-Tena Km 1,5 ; coordenadas :1º 28’ 20 S, 78º 00’ 02 W, altitude: 897 m
    Abraço
    Alberto

    #229538
    Alberto Reis
    Alberto Reis
    Moderador
    • Topicos: 241
    • Respostas: 808
    • Totais: 1049
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Os da primeira população são “Estrada Chinimpimi-Tayuza, Morona-Santiago”.
    Abraço
    Alberto

A visualizar 12 artigos - de 16 a 27 (de um total de 27)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0